Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Notícia EXPRESSO - "Alta definição abre guerra PT-ZON"

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
rockerduck



Registo: 03 Jun 2008
Mensagens: 112

MensagemColocada: 14 Jun 2008 11:01    Assunto: Notícia EXPRESSO - "Alta definição abre guerra PT-ZON" Responder com citação

Citação:
Alta definição abre guerra PT-ZON

O palco das grandes guerras comerciais entre operadores de telecomunicações é actualmente, em Portugal, a televisão paga, agregada a uma oferta de pacotes com serviços «triple play» (voz, Internet e imagem). A liderar a batalha estão a Portugal Telecom (PT) e a ZON Multimédia (ex-PTM), empresas que até há oito meses integravam o mesmo grupo.

A PT assume, pela primeira vez, o papel de atacante, num negócio onde foca o centro do crescimento no mercado doméstico. O operador dominante é desta vez a ZON, dona da TV Cabo, com mais de 1,5 milhões de clientes. São as ‘virtudes’ da televisão de alta definição, tendo como isco o Euro 2008, que estão a ser usadas como pano de fundo na luta entre as duas operadoras, cujo fito é também fidelizar clientes e alargar o espectro de receitas a três serviços diferentes. As armas da PT são o Meo (satélite e IPTV), e os da ZON a caixa digital (Box HD) e o telefone fixo com assinatura reduzida.

Todo um cenário que tem como condimento adicional o facto de as administrações das duas operadoras conhecerem bem o projecto de base uma da outra. Rodrigo Costa, presidente da ZON, é o mentor da televisão digital do operador histórico, e Zeinal Bava, o presidente da PT, liderou durante anos os destinos do operador de cabo.


PT com 100 mil clientes

Três meses depois de ter arrancado com a massificação do Meo, a PT tem já cerca de 100 mil clientes na televisão paga - uma meta que tinha estabelecido até ao final do ano e que a pode levar a terminar 2008 com 200 mil clientes - e 30% a 40% são estreantes no grupo. Já a ZON obteve com a Box HD, lançada em 20 de Maio, 12 mil adesões nas duas últimas semanas, sendo que grande parte dos clientes está apenas a substituir as antigas caixas da TV Cabo.

No primeiro trimestre de 2008, ainda sem as novas campanhas no ar, a ZON conseguiu angariar 13,4 mil novos clientes e a PT 26 mil. A ZON tem ainda mais de 70% do mercado e a PT fica-se pelos 2,5%. Nenhuma das empresas tem revelado os clientes que migram entre si, uma por causa da voz fixa, outra da televisão.

De qualquer forma, 6% dos clientes de ADSL (Sapo) já têm Meo, uma meta que coloca a PT bem posicionada face a outros incumbentes europeus. Por exemplo, a espanhola Telefónica só ao fim de um ano de actividade conseguiu que 5,9% dos clientes da Internet tivessem também televisão. A PT tem 750 a 800 mil lares preparados para o IPTV, mas até ao fim do ano subirá para um milhão.

E qual é actualmente a melhor oferta? Na prática, com pequenas diferenças de funcionalidades ou conteúdos, dentro de poucos meses todas as ofertas irão acabar por ficar idênticas. A escolha irá fazer-se provavelmente pelo preço. No futuro, o serviço do «triple play» irá migrar do cobre para a fibra óptica para poder concorrer com a previsível evolução tecnológica do cabo. Serão, então, lançados novos dados.

A PT tem investido anualmente cerca de €200 milhões na rede e com os novos negócios passará a investir €300 milhões. Por sua vez, a ZON conta investir na rede até ao final do ano €100 milhões, uma boa parte para introduzir uma velocidade de 100 megabytes por segundo.


Sonaecom à margem

A Sonaecom, com um projecto de televisão digital paga chamado SmarTV, tem estado à margem desta guerra. Não revela números e diz que só avançará com uma campanha agressiva quando estiver com o investimento em rede de fibra óptica - a melhor tecnologia para a alta definição - mais adiantado. Mostra reserva face aos gastos da PT e da ZON com estes novos projectos e admite que esta é uma batalha trilhada para perder dinheiro. Sublinha, porém, que a curto prazo se revela positiva para os consumidores.

Aliás, segundo fontes do mercado, a forte campanha do Meo e este braço-de-ferro entre PT e ZON está a ter a virtude de alargar a televisão paga em Portugal, hoje com quase dois milhões de lares como clientes. Um número que irá disparar nos próximos anos, sobretudo tendo em conta o satélite, que pode cobrir totalmente o país. E a chegada em breve da televisão digital terrestre (TDT) - um concurso onde a PT é apontada como favorita - acabará por complementar o mercado com uma oferta de sinal aberto gratuita e pacotes de custo reduzido.

Na Bolsa, a guerra está a ser ganha pela PT, que acumula uma perda anual de 15,7%, enquanto a ZON perde 34,6%. Uma quebra que se acentuou desde que arrancou a agressiva campanha do Meo, penalizando a ZON no seu segmento principal.

Sem avançar o número de queixas que deram entrada na Deco, Paulo Fonseca, jurista da associação, afirma que é o Meo quem tem mais reclamações, o que se deve ao facto de ser líder e ter sido quem entrou no mercado mais cedo. O que está em causa nas reclamações é a incompatibilidade na instalação, a mudança de pacote de forma unilateral, a facturação e a qualidade do serviço ser inferior ao que foi anunciado.

Anabela C. Campos e João Ramos
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 14 Jun 2008 11:01    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET