
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
NARS Site Admin


Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 22 Mai 2008 22:46 Assunto: Banda larga móvel ultrapassa banda larga fixa |
|
|
Citação: | Os dados estatísticos da ANACOM referem no final desse período existiam em Portugal cerca de 1,71 milhões de utilizadores com acesso à Internet de alta velocidade, enquanto o número de utilizadores com acessos fixos era de 1,58 milhões, cerca de 1,52 milhões em banda larga.
Em comunicado a autoridade considera que durante o primeiro trimestre deste ano houve um crescimento «mais intenso» de utilizadores de banda larga, com um aumento de 259 mil utilizadores, o que corresponde a um crescimento de 18 por cento face ao trimestre anterior e 99 por cento no mesmo período de 2007.
Além do crescimento de número de acessos, a ANACOM realça que também houve um crescimento de utilizadores de banda larga móvel activos, ascendendo a 793 mil utilizadores.
Já o número de utilizadores com acesso fixo à Internet decresceu cerca de 2,5 por cento em relação ao trimestre passado e 1,3 por cento face ao trimestre homólogo, o que significa também que pela primeira vez houve uma redução homóloga do número de clientes de Internet fixa.
No que diz respeito às quotas de mercado, o Grupo PT continua a liderar, com 37,3 por cento do mercado, um valor 2,7 por cento abaixo do trimestre anterior.
No segundo lugar encontra-se o grupo Zon/TV Cabo que alcançou uma quota de mercado de 27,4 por cento, mais 1,2 por cento do que no trimestre anterior.
Outros dados apresentados pela ANACOM revelam que no primeiro trimestre deste ano a taxa de penetração de Internet de banda larga era de 14,4 por cada 100 habitantes no caso dos acessos fixos e 16,2 por cada 100 pessoas nos acessos móveis.
A autoridade comparou estes dados com a última informação comunitária disponível sobre as comunicações electrónicas e constatou que a taxa de penetração de banda larga em Portugal ainda permanece abaixo da média europeia, que é de 20 por 100 habitantes.
«No entanto, estas comparações não reflectem o crescente e significativo peso da banda larga móvel em Portugal, e provavelmente noutros países europeus», ressalva a entidade, adiantando que «não existe neste momento informação generalizada, comparável e disponível sobre a penetração da banda larga móvel nos restantes países da UE, embora algumas entidades internacionais, nomeadamente a Comissão Europeia, já tenham comunicado a intenção de iniciar a recolha deste tipo de informação». |
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=94136 |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 22 Mai 2008 22:46 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 27 Mai 2008 11:25 Assunto: |
|
|
Estranho, no texto nao diz q a banda larga movel ultrapassou a banda larga fixa.
Muda ai o titulo para algo q tenha haver com o texto. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
Patagoncio Administrador

Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 1421 Localização: Normalmente em casa
|
Colocada: 27 Mai 2008 11:56 Assunto: |
|
|
metralha761 escreveu: | Estranho, no texto nao diz q a banda larga movel ultrapassou a banda larga fixa.
Muda ai o titulo para algo q tenha haver com o texto. |
Mas o título é o que está na notícia, e se é uma citação, convém não mexer.
E a notícia diz isto logo de início:
Os dados estatísticos da ANACOM referem no final desse período existiam em Portugal cerca de 1,71 milhões de utilizadores com acesso à Internet de alta velocidade, enquanto o número de utilizadores com acessos fixos era de 1,58 milhões, cerca de 1,52 milhões em banda larga.
Pelo que percebi do texto, onde diz "com acesso à Internet de alta velocidade" devia dizer móvel, senão o resto do texto não faz sentido.
Está aqui outro, correcto:
in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=953994&div_id=1728
Citação: | Banda larga móvel ultrapassa a fixa pela 1ª vez
PT está a perder terreno para a concorrência
No final do primeiro trimestre de 2008 existiam em Portugal cerca de 1,71 milhões de utilizadores com acessos à Internet em banda larga móvel e 1,58 milhões de acessos à Internet fixos, dos quais aproximadamente 1,52 milhões em banda larga.
Pela primeira vez, o número de utilizadores de banda larga móvel ultrapassou o número de clientes de banda larga fixa, revela a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom).
A banda larga móvel apresentou o ritmo mais intenso de crescimento durante o período em análise. O número de utilizadores aumentou 259 mil no trimestre, um acréscimo de 18% face ao trimestre anterior e de 99% em termos homólogos.
Para além do elevado crescimento verificado no número de acessos em banda larga móvel, tem igualmente crescido a sua utilização pelos detentores desses acessos. O número de utilizadores de banda larga móvel activos no período de reporte cresceu 20% no último trimestre, ascendendo a 793 mil utilizadores, valor 152% superior ao verificado no período homólogo.
Considerando o tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis como indicador de intensidade de utilização, então o crescimento é ainda mais acentuado, tendo o volume de tráfego (em MB) no período em análise aumentado 40% face ao trimestre anterior, explica o regulador.
Acesso fixo a cair
No caso do serviço fixo de acesso à Internet, o número total de clientes (cerca de 1,58 milhões) decresceu cerca de 2,5% face ao trimestre anterior e 1,3% face ao trimestre homólogo. «Trata-se da primeira vez que se regista uma redução homóloga do número total de clientes da Internet fixa», assegura a Anacom.
O número de clientes de acesso dial-up continuou a decrescer, em resultado da migração dos utilizadores para a banda larga e, pontualmente neste trimestre, em virtude de actualizações às séries históricas de clientes de acesso dial-up enviadas por determinados operadores. Neste trimestre, o número destes clientes atingiu cerca de 60 mil, menos 39 mil que no trimestre anterior.
A maioria dos clientes do serviço fixo de acesso à Internet utiliza a banda larga: os clientes destes serviços representam cerca de 96% do total de clientes. O número de clientes dos serviços de banda larga fixa atingiu cerca de 1,52 milhões, menos 2.500 que no trimestre anterior. Os clientes de banda larga fixa decresceram, assim, 0,2% face ao trimestre anterior. Em termos homólogos registou-se um crescimento de 3,5%.
A descida dos clientes de acesso fixo à Internet foi provocada pela diminuição dos clientes de ADSL (-3%). Esta descida, verificada pelo segundo trimestre consecutivo, resultou em parte de rescisões contratuais promovidas pela PTC em relação, sobretudo, a clientes de planos pré-pagos. No entanto, a principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa agora 57,6% do total. O modem cabo é utilizado por 41,2% dos clientes da banda larga fixa.
ZON rouba quota de mercado à PT
No que se refere às quotas de mercado dos acessos em banda larga fixa, a quota de clientes do Grupo PT situou-se nos 37,3%, 2,7 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior.
O grupo Zon/TV Cabo tinha no mesmo período uma quota de 27,4%, mais 1,2 pontos percentuais que no trimestre anterior.
Os prestadores alternativos tinham no seu conjunto uma quota de 35,3% no período em análise, mais 1,5 pontos que no trimestre anterior.
No final do primeiro trimestre, a taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se nos 14,4 por 100 habitantes para os acessos fixos e em 16,2 por 100 habitantes para os acessos móveis. |
_________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico. |
|
Voltar acima |
|
 |
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
 |
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:

|