Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Qualidade de ligação?
Visitar página 1, 2  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Dúvidas sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 06 Fev 2006 23:11    Assunto: Qualidade de ligação? Responder com citação

Pessoal, alguém anda com problemas na ligação ADSL (acesso directo)?

Quando digo problemas, refiro-me a uma qualidade geral muitas vezes inferior à que tinha com o SAPO ADSL 2Mbps...

Quando me desagregaram, fiquei a 4Mbps e já na altura os testes que fazia no ftp da clix eram incertos...mas aqui não reportei nada e esperei que fizessem a migração para os 16Mbps.

Entretanto pedi a migração para 16Mbps, e as coisas não melhoraram, com a agravante que volta e meia perdia o sincronismo da linha...mas era de prevêr, até aí tudo bem Smile

Desta vez reportei os problemas e queixei-me sobretudo da qualidade geral da ligação (não dei grande importância às perdas de sincronismo). Disseram-me na altura que, de facto, tinha bastantes pacotes perdidos, sendo a causa provável das baixas transferências.

A verdade é que agora me bloquearam num perfil de 14Mbps (óptimo, assim já não tenho perdas de sincronismo) mas em contrapartida o problema da qualidade de ligação não melhorou rigorosamente nada!!!

Numas alturas consigo picos de transferência na ordem dos 450KB/s, noutras alturas chego ao ridículo de ter transferências de 60KB/s Evil or Very Mad

A média anda entre os 100 e os 200KB/s.... Rolling Eyes

Gostava de saber se mais alguém aqui está com este tipo de problemas...já voltei a reportar a situação ao SAC. A ver vamos o que fazem desta vez...

Sou da Marinha Grande (distrito Leiria) e em termos de spyware, adware, etc, etc, tenho a máquina completamente limpa (aliás, nunca tive problemas anteriormente com a ligação SAPO ADSL). O SNR para o downstream está nos 11dB (suficiente).

Se mais alguém estiver na mm situação, digam qq coisa plz.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 06 Fev 2006 23:11    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
jolly



Registo: 22 Dez 2005
Mensagens: 24

MensagemColocada: 07 Fev 2006 01:01    Assunto: Responder com citação

Eu tive, e continuo a ter, esse problema (ver os meus posts em http://clix.aloj.net/viewtopic.php?t=557&postdays=0&postorder=asc&start=0 ). Tem vindo a melhorar ao longo do tempo, mas não foi totalmente resolvido. Já liguei para o SAC e, segundo eles, para resolver o problema têm que mandar um técnico aqui a casa Shocked eu já tive SapoADSL a 4megas ... e agora tenho Clix 2Megas com problemas Twisted Evil Estou à espera do "técnico".à uma semana (para constatar que a linha não tem probs e as deles é que estão sobrelotadas, o que me parce óbvio aqui, pois houve uma migração maciça do sapo para o clix)Entretanto, descobri que a utilização de um gestor de dl acelera os downloads bastante. Pelo que me parece, o clix não utiliza toda a largura de banda no dl de um único ficheiro, mas o flasget consegue contornar esta questão, não sei como. De qualquer modo, não resolve o problema do streaming de video, por exemplo. que necessita de toda a largura de banda.
Tem calma. Ao fim de algum tempo habituas-te à lennnntidddddão.... Evil or Very Mad Serviço barato.... tem que ter algum problema Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 07 Fev 2006 03:36    Assunto: Responder com citação

De facto, chamaste-me a atenção para um pormenor importante: o gestor de downloads.

Comigo acontece o mesmo: a utilização de um gestor de downloads melhora significativamente a transferência, nunca chegando no entanto aos valores da ligação.

Contudo, também reparo num pormenor: a utilização do gestor causa um acesso constante ao disco rígido (provavelmente devido ao funcionamento multi-threaded do flashGet, que permite efectuar um download repartido em várias secções múltiplas), que não me parece de todo normal...Eu antigamente já utilizava o flashget e nunca tinha presenciado este sintoma Rolling Eyes Inclusive, dá mesmo a sensação que utilizando o flashGet, a limitação passa a estar no disco...

Contudo, se eu fizer o download directamente a partir do browser, isto já não acontece (o disco só é acedido pontualmente à medida que os dados são escritos).

Confesso que isto agora me deixou surpreendido. Ainda vou ter que arranjar um portátil emprestado de alguém para testar aqui. Não me posso dar ao luxo de formatar a minha máquina por causa disto.

Tu já experimentaste reinstalar o Sistema Operativo todo de raíz e testar só com o software mínimo após um fresh install?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jolly



Registo: 22 Dez 2005
Mensagens: 24

MensagemColocada: 07 Fev 2006 12:10    Assunto: Responder com citação

Não. Não testei dessa forma. De qualquer modo, quando uso o flashget o acesso ao disco é normal. Não noto diferenças substanciais. Os meu pc está livre de spyware e sem vírus.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 07 Fev 2006 16:15    Assunto: Responder com citação

Pois...também começo a pensar que é normal.

Eu é que já não usava o flashget há uns tempos e na altura que usava a ligação era um bocado mais lenta (512Kbps), não sendo necessário aceder tanto ao disco para gravar os dados transferidos.

Tocando na questão que tu disseste das linhas deles estarem sobrecarregadas, provavelmente estás na mesma situação que eu: tudo te dá a entender que existe uma sobrecarga, as taxas de download variam consoante a hora do dia, etc...mas da última vez que liguei para o SAC, disseram-me que a central onde estou ligado está perfeitamente "à vontade", estando com cerca de 25% de carga Rolling Eyes

Imagino quando estiver a 50% Rolling Eyes

Mais ninguém anda com problemas?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
napalm



Registo: 05 Nov 2005
Mensagens: 257

MensagemColocada: 07 Fev 2006 16:37    Assunto: Responder com citação

Bulldozer escreveu:
De facto, chamaste-me a atenção para um pormenor importante: o gestor de downloads.

Comigo acontece o mesmo: a utilização de um gestor de downloads melhora significativamente a transferência, nunca chegando no entanto aos valores da ligação.

Contudo, também reparo num pormenor: a utilização do gestor causa um acesso constante ao disco rígido (provavelmente devido ao funcionamento multi-threaded do flashGet, que permite efectuar um download repartido em várias secções múltiplas), que não me parece de todo normal...Eu antigamente já utilizava o flashget e nunca tinha presenciado este sintoma Rolling Eyes Inclusive, dá mesmo a sensação que utilizando o flashGet, a limitação passa a estar no disco...

Contudo, se eu fizer o download directamente a partir do browser, isto já não acontece (o disco só é acedido pontualmente à medida que os dados são escritos).

Confesso que isto agora me deixou surpreendido. Ainda vou ter que arranjar um portátil emprestado de alguém para testar aqui. Não me posso dar ao luxo de formatar a minha máquina por causa disto.

Tu já experimentaste reinstalar o Sistema Operativo todo de raíz e testar só com o software mínimo após um fresh install?

É possível que o disco esteja a swapar, porque a velocidade é demasiado grande e a RAM fica cheia...
Sobre as velocidades, já o disse antes mas quanto maior o ping ao servidor, menor a o ritmo de transferêcnai e isto não é problema da Clix, é a própria arquitectura do TCP (a janela de congestão) que causa isto. Com threads é normal que seja mais rápido porque criam N ligações TCP cada uma com o seu contexto e janela de congestão.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 07 Fev 2006 17:17    Assunto: Responder com citação

napalm escreveu:
Bulldozer escreveu:
De facto, chamaste-me a atenção para um pormenor importante: o gestor de downloads.

Comigo acontece o mesmo: a utilização de um gestor de downloads melhora significativamente a transferência, nunca chegando no entanto aos valores da ligação.

Contudo, também reparo num pormenor: a utilização do gestor causa um acesso constante ao disco rígido (provavelmente devido ao funcionamento multi-threaded do flashGet, que permite efectuar um download repartido em várias secções múltiplas), que não me parece de todo normal...Eu antigamente já utilizava o flashget e nunca tinha presenciado este sintoma Rolling Eyes Inclusive, dá mesmo a sensação que utilizando o flashGet, a limitação passa a estar no disco...

Contudo, se eu fizer o download directamente a partir do browser, isto já não acontece (o disco só é acedido pontualmente à medida que os dados são escritos).

Confesso que isto agora me deixou surpreendido. Ainda vou ter que arranjar um portátil emprestado de alguém para testar aqui. Não me posso dar ao luxo de formatar a minha máquina por causa disto.

Tu já experimentaste reinstalar o Sistema Operativo todo de raíz e testar só com o software mínimo após um fresh install?

É possível que o disco esteja a swapar, porque a velocidade é demasiado grande e a RAM fica cheia...
Sobre as velocidades, já o disse antes mas quanto maior o ping ao servidor, menor a o ritmo de transferêcnai e isto não é problema da Clix, é a própria arquitectura do TCP (a janela de congestão) que causa isto. Com threads é normal que seja mais rápido porque criam N ligações TCP cada uma com o seu contexto e janela de congestão.

Em relação à primeira parte, lê o meu último post Wink Eu já cheguei à conclusão que deve ser normal devido ao swap.

Já em relação à velocidade de transferência, essa tua explicação não me parece muito coerente...senão, porque motivo é que efectuando 3 ou 4 downloads simultâneos através do browser (do servidor ftp da clix) a velocidade global estrangula sempre no mesmo valor? Tanto faz ter 1, 2 ou 3 downloads em simultâneo porque a velocidade nunca melhora. E no entanto, existem 3 ligações TCP simultâneas Rolling Eyes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 11 Fev 2006 17:59    Assunto: Responder com citação

Volto a este tópico para dizer que afinal esta minha última análise estava errada.

Em conversa com o SAC, lembrei-me de colocar sucessivamente mais transferências em simultâneo, e a verdade é que a taxa de download foi subindo gradualmente.

Parei nos 20 downloads simultâneos, acusando uma velocidade de ~200KB/s, quando um único download se fica por cerca de 35 KB/s.

Além disso, disseram-me do SAC para efectuar pings a 2 servidores:
- 194.65.129.28
- www.lusa.pt

Em ambos tive bastante perda de pacotes (média de 15% Shocked), confirmando o que já me tinham dito anteriormente do SAC.

Alguém que esteja com este tipo de problemas pode efectuar os mesmos testes só para ter uma ideia? Para efectuar o ping, utilizem a flag -t (só pára quando o utilizador cancelar) para ter uma melhor aproximação de valores reais.

De qualquer forma, e tal como já tinha referido, a central onde estou ligado pelos vistos está com pouco mais de 25% de carga, o que não me parece justificar este aparente congestionamento de links.

Se começarmos a ser muitos com este problema pode ser que façamos algum peso, porque até agora o SAC continua a dizer que não tem conhecimento de centrais que estejam a dar problemas no geral. Rolling Eyes

Opinem!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jolly



Registo: 22 Dez 2005
Mensagens: 24

MensagemColocada: 11 Fev 2006 22:53    Assunto: Responder com citação

Eu experimentei fazer o ping a www.lusa.pt e da 1ª vez tive perda de 25%. Voltei a repetir o ping a este e outros sites (sapo, hotmail) e não tive mais perdas de pacotes. E a velocidade média anda à volta dos 70ms.
Estou a utilizar o modo ADSL2+ (forcei o router a usar este, pois se o colocar em multimode ela utiliza o T1413) porque é mais rápido a carregar as páginas web.
Já agora, porque será que toda a largura de banda não é utilizada num único dl? No meu caso, e ao contrário daquilo que acontecia no sapo, a velocidade num estabiliza, estando sempre a variar. Porque será? ainda não percebi.
No sapo tive 512, fazia dl a 52KB/s, depois passei a 1mega, passou a ser a 104 KB/s e, por fim, nos 4Megas, era a 410 KB/s. Porque é que no clix isto nunca acontece? Terá a ver com o facto de utilizar o adsl 2+ ou usar dslam de marcas ... enfim... que oferecem menos confiança? Confused
EDIT:
Voltei a repetir os ping's e obitive resultados curiosos: na 1ª vez tive perdas de 25%, repeti várias vezes o ping ao www.lusa.pt e umas vezes tinha perda de pacotes outras não... cheguei a ter perdas de 50%. Isto é incrível Shocked Porquê é que eu agora tenho perca de pacotes?!!! A minha linha, pelo que disseram do SAC, pode ir até aos 14megas !!!


Editado pela última vez por jolly em 11 Fev 2006 23:04, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nunx



Registo: 09 Fev 2006
Mensagens: 11

MensagemColocada: 11 Fev 2006 22:58    Assunto: Responder com citação

Pois, è tudo uma grande treta!
Os fulanos do SAC pouco sabem, as centrais estão todas a rebentar pelas costuras. Tenho uma ligação denominada de 9164 Kb e não consigo mais do que 75 Kbps com downloads multiplos ou não. É inexorável. Não é um problema de largura de banda atribuída, mas de largura de banda disponível. estamos piores de que com as ligações partilhadas: como o backbone não tem capacidade para responder à capacidade instalada, divide-se o mal pelas aldeias... De Norte a Sul o problema é sempre o mesmo: telefone de má qualidade? Voice sobre IP (que é o esquema da Clix) a rebentar por falta de banda. Ligação Internet sem largura de banda? Muitos utilizadores em linha, muitas chamadas telefónicas e vem aí o "cabo" da Clix, se vier, que com esta largura de banda não vão a lado nenhum. Eles sabem, vão empatando a ver se resolvem o problema antes de o pessoal migrar para outra porcaria qualquer...
Pena é de quem caiu no engodo de uma Internet a preços europeus.
Pena é que a Anacom não funcione. Que não tenha conhecimentos técnicos para distinguir. Que não verifique estes "esquemas" que não estão muito longe da fraude institucional, punível com prisão. Pena de nós, que pagamos e não somos servidos. E ainda querem estes vígaros comprar a PT. Nem o rabo sabem limpar!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Red_Beret



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 1082

MensagemColocada: 11 Fev 2006 23:25    Assunto: Responder com citação

nunx escreveu:
Pois, è tudo uma grande treta!
Os fulanos do SAC pouco sabem, as centrais estão todas a rebentar pelas costuras. Tenho uma ligação denominada de 9164 Kb e não consigo mais do que 75 Kbps com downloads multiplos ou não. É inexorável. Não é um problema de largura de banda atribuída, mas de largura de banda disponível. estamos piores de que com as ligações partilhadas: como o backbone não tem capacidade para responder à capacidade instalada, divide-se o mal pelas aldeias... De Norte a Sul o problema é sempre o mesmo: telefone de má qualidade? Voice sobre IP (que é o esquema da Clix) a rebentar por falta de banda. Ligação Internet sem largura de banda? Muitos utilizadores em linha, muitas chamadas telefónicas e vem aí o "cabo" da Clix, se vier, que com esta largura de banda não vão a lado nenhum. Eles sabem, vão empatando a ver se resolvem o problema antes de o pessoal migrar para outra porcaria qualquer...
Pena é de quem caiu no engodo de uma Internet a preços europeus.
Pena é que a Anacom não funcione. Que não tenha conhecimentos técnicos para distinguir. Que não verifique estes "esquemas" que não estão muito longe da fraude institucional, punível com prisão. Pena de nós, que pagamos e não somos servidos. E ainda querem estes vígaros comprar a PT. Nem o rabo sabem limpar!


Só podes tar a gozar. Se ha coisa que a clix, de momento não tem, é falta de largura de banda. Inda por cima, é um problema de norte a sul do pais,lolol. Dev estar fora do pais, pois por aki saco a 1200 KB/s (ya, 1.2 MB/s ou +/-12mbits)

Pede para eles te porem a tua linha trancada a 7 ou 8 mbits. Vais ver que começas logo a sacar mais depressa.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
nunx



Registo: 09 Fev 2006
Mensagens: 11

MensagemColocada: 12 Fev 2006 01:24    Assunto: Responder com citação

Não, não estou a gozar. Espera até o ramal da tua central estar sobrecarregado e já vais ver!
Já agora onde é a tua central? Consegues enviar e receber faxes?
A tua linha de voz é estável?
Vamos ver quanto tempo te dura a sorte!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Bulldozer



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 115

MensagemColocada: 12 Fev 2006 01:37    Assunto: Responder com citação

jolly: o teu problema em tudo se parece com o meu. Deves estar com perda de pacotes considerável e como tal nunca consegues atingir o máximo da ligação num único download. De qualquer forma, qd fizeres ping, utiliza a flag -t e deixa estar cerca de 3 ou 4 minutos. Depois fazer CTRL + C e vê as estatísticas. Se fizeres o ping sem a flag -t ele só vai enviar 4 pacotes, o que é pouco para se poder ter uma noção correcta. De qualquer forma, se tu nesses 4 pacotes chegaste a ter 50% de perda, é porque estás com os mesmos problemas...que valores tens para a tua linha?


nunx: sou obrigado a concordar com o Red_Beret. A infraestrutura da Clix ainda está longe de estar sobrecarregada. O problema aqui parece-me ser de outra natureza...Aliás, dou-te o meu exemplo: o telefone funciona sem qualquer problema! A internet é o que podes ler, mas do SAC já me informaram que a central onde estou ligado está a pouco mais de 25% de carga. Por isso, não pode ser sobrecarga! Tanto não pode que existem outros clientes que não têm qualquer tipo de problema e tenho a certeza que estão em centrais bem mais ocupadas. Eu ou muito me engano ou o problema aqui roda à volta de configurações mal feitas...


Red_Beret: axo k já o fizeste noutros tópicos, mas podias colocar aí os valores da tua linha e os resultados dos testes que referi atrás? No teu caso, seriam só os testes de ping, uma vez que já disseste que os teus downloads estão OK Wink


Obrigado pela participação pessoal. Acho que é importante saber-se que não somos casos isolados e que existem mais clientes com o mesmo tipo de problemas. Agora se a solução passa por fazer lock à velocidade da linha, isso já não sei sinceramente.

Neste momento, tenho estes valores:

Upstream:
Link Speed: 415 Kbps
SNR: 25.5 dB
CRC: 0
Attenuation: 15 dB

Downstream:
Link Speed: 14334 Kbps
SNR: 8.5 dB
CRC: 0
Attenuation: 32 dB


Inicialmente o meu perfil era de 16Mbps, mas os valores de SNR caíam muitas vezes para os 5.5/6 dB, e volta e meia perdia a sincronização. Neste momento bloquearam-me a 14Mbps e aparentemente a perda de sincronismo ficou resolvida. A qualidade da ligação é que não Laughing

Outra questão que queria colocar aqui para saber se acontece a mais alguém: o meu valor de SNR no downstream (neste momento a 8.5) varia ao longo do dia de uma forma que eu acho exagerada. Neste momento está a 8.5; contudo, tem mínimos de 7.5 dB e máximos de 11.5 dB (4 dB de oscilação Shocked). Isto acontece a mais alguém?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Red_Beret



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 1082

MensagemColocada: 12 Fev 2006 10:58    Assunto: Responder com citação

nunx escreveu:
Não, não estou a gozar. Espera até o ramal da tua central estar sobrecarregado e já vais ver!
Já agora onde é a tua central? Consegues enviar e receber faxes?
A tua linha de voz é estável?
Vamos ver quanto tempo te dura a sorte!


Eu espero, o que eu sei é que ha montes de clientes nesta central (e eu conheco muitos deles) e estão todos ok (os que eu conheco claro)

É a famosa central de carnaxide (famosa pois foi a primeira a sofrer a migração pa 16 mbits Razz )

Faxes, não faço ideia

Linhe telefonica estavel? lol, porque é qeu não haveria de ser? Mesmo que a central esteja cheia, isso pouco ou nada afecta a linha de voz. Como ja te disse, é um problema na tua linha (tb pode ser algum problema nessa central, que deve ser reportado, para ser resolvido)
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Red_Beret



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 1082

MensagemColocada: 12 Fev 2006 11:02    Assunto: Responder com citação

nunx escreveu:
Não, não estou a gozar. Espera até o ramal da tua central estar sobrecarregado e já vais ver!
Já agora onde é a tua central? Consegues enviar e receber faxes?
A tua linha de voz é estável?
Vamos ver quanto tempo te dura a sorte!


Eu espero, o que eu sei é que ha montes de clientes nesta central (e eu conheco muitos deles) e estão todos ok (os que eu conheco claro)

É a famosa central de carnaxide (famosa pois foi a primeira a sofrer a migração pa 16 mbits Razz )

Faxes, não faço ideia

Linhe telefonica estavel? lol, porque é qeu não haveria de ser? Mesmo que a central esteja cheia, isso pouco ou nada afecta a linha de voz. Como ja te disse, é um problema na tua linha (tb pode ser algum problema nessa central, que deve ser reportado, para ser resolvido)
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Dúvidas sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET