Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Uma simples questão...
Visitar página 1, 2  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
j-pedrosantos



Registo: 17 Jul 2007
Mensagens: 161

MensagemColocada: 06 Fev 2008 00:39    Assunto: Uma simples questão... Responder com citação

Isto é verdade?

Citação:
Estimado Sr. João Santos,



Desde já agradecemos o seu contacto.



Relativamente ao exposto, a velocidade indicada (perfil máximo) para clientes Clix SmarTV é de no máximo 16,3 Mb por forma a que a qualidade de imagem não seja deteriorada, pois quanto maior for a largura de banda (velocidade de internet), mais pacotes com erros são induzidos na linha, logo, pior a imagem de televisão.



Se necessitar de esclarecimentos adicionais, não hesite em contactar o nosso Serviço ao Cliente através do endereço de e-mail clientestv@clix.pt ou do número 707 10 70 70, disponível todos os dias, das 09h às 24h.



Com os melhores cumprimentos,


_________________
Clix Adsl | Efectivos 15997Kbps/856Kbps | SNR 11.0/11.0 | Atenuação 17.5/2.0
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 06 Fev 2008 00:39    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
piamon



Registo: 19 Dez 2007
Mensagens: 112

MensagemColocada: 06 Fev 2008 01:05    Assunto: Re: Uma simples questão... Responder com citação

j-pedrosantos escreveu:
Isto é verdade?

Citação:
a velocidade indicada (perfil máximo) para clientes Clix SmarTV é de no máximo 16,3 Mb por forma a que a qualidade de imagem não seja deteriorada, pois quanto maior for a largura de banda (velocidade de internet), mais pacotes com erros são induzidos na linha, logo, pior a imagem de televisão.


Não exactamente. Não percebo se o Clix tentou simplificar a resposta para ser perceptível para toda a gente (normalmente este tipo de respostas são pré-feitas), ou se é mesmo ignorância da pessoa que respondeu. Tendo em conta o excesso de chavões técnicos na resposta, parece-me ser uma mistura de ambos.

Mas não anda muito longe da verdade. O que acontece é que uma ligação ADSL tem um limite máximo (condicionado por factores como distância, qualidade da linha, ruído causado por interferência, etc) no qual consegue dar uma ligação. Se o modem se ligar muito perto desse limite, a linha vai ficar muito vulnerável a factores variáveis.

Não é "quanto maior a velocidade" que dá problemas, é "quanto mais perto estiveres do limite da tua linha".

Por exemplo, imagina que ligas o modem durante o dia, e que a tua linha passa perto de um transformador eléctrico para lâmpadas que a essa hora estão desligadas.
O ADSL tem a essa hora um limite de 20 Mbps, e o Clix (ou Sapo, ou Vodafone, isto é verdade para todos) deixa-te usar a ligação a 20 Mbps. Deixas a ligação em cima, e umas horas depois ligam-se as luzes do prédio; o transformador vai começar a causar interferências na tua linha, e vais começar a ter interrupções (mínimas, é verdade) na tua ligação ADSL. No caso da net, não notas se perderes meio-segundo de ADSL a cada 5 segundos, mas no caso da TV começas logo a ver soluços... Por outro lado se tiveres uma folga de 4M (ou seja, estás ligado a 16), a linha já é muito mais capaz de "absorver" essa interferência.

Usando uma analogia parva... imagina que estás a conduzir dentro de um túnel apertado, com uma largura fixa (digamos... 2,0 m) é mais provável bateres nas paredes (e como consequência abrandas ligeiramente) se estiveres a conduzir um autocarro de 1,9 m de largura do que se estiveres a conduzir uma carrinha de 1,6 Smile
E se te aparecer um gajo dentro do túnel, no autocarro vais contra ele e na carrinha consegues desviar-te Twisted Evil A carrinha leva menos gente, mas pelo menos não para.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
j-pedrosantos



Registo: 17 Jul 2007
Mensagens: 161

MensagemColocada: 06 Fev 2008 02:01    Assunto: Responder com citação

Lol. Eu já percebi o que me querias dizer. Mas diz-me se cortarem 6 Megas à minha ligação é correcto. É que eu tenho no máximo 22 Megas de velocidade, e isto foi-me dito pelo Lusitano aqui do fórum penso eu, e assim só estou ligado a 16 Megas. É preciso desperdiçar assim tanta largura de banda para "absorver" essas interferências? Não percebo mesmo. Se me reduzissem 1/2 Megas, ainda era na boa (e penso que chegava), mas agora reduzirem-me 6 Megas é de mais. Eu pago 24 Megas, a minha linha suporta 22, se tivesse 20 no máximo, já me dava por satisfeito. Agora a minha linha suporta 22, e eles põem-me a 16 uma coisa que com 20 Megas fazia bem o trabalho... Acho de mais. A ver vamos. Eu vou reclamar até ver onde isto chega. Obrigado pela explicação.
_________________
Clix Adsl | Efectivos 15997Kbps/856Kbps | SNR 11.0/11.0 | Atenuação 17.5/2.0
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
s_gordon



Registo: 05 Nov 2005
Mensagens: 58

MensagemColocada: 06 Fev 2008 23:11    Assunto: Responder com citação

j-pedrosantos escreveu:
Lol. Eu já percebi o que me querias dizer. Mas diz-me se cortarem 6 Megas à minha ligação é correcto. É que eu tenho no máximo 22 Megas de velocidade, e isto foi-me dito pelo Lusitano aqui do fórum penso eu, e assim só estou ligado a 16 Megas. É preciso desperdiçar assim tanta largura de banda para "absorver" essas interferências? Não percebo mesmo. Se me reduzissem 1/2 Megas, ainda era na boa (e penso que chegava), mas agora reduzirem-me 6 Megas é de mais. Eu pago 24 Megas, a minha linha suporta 22, se tivesse 20 no máximo, já me dava por satisfeito. Agora a minha linha suporta 22, e eles põem-me a 16 uma coisa que com 20 Megas fazia bem o trabalho... Acho de mais. A ver vamos. Eu vou reclamar até ver onde isto chega. Obrigado pela explicação.


Tu dizes que a tua linha aguenta 22Mb e que só te dão 16Mb, o que me parece correcto. Cada Box ocupa 4Mb da linha, assim ficas só com 18Mb e os outros dois que fazem o resto da diferença são como diz o piamon para evitar perdas da qualidade em altura de maior intensidade de erros.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
j-pedrosantos



Registo: 17 Jul 2007
Mensagens: 161

MensagemColocada: 06 Fev 2008 23:57    Assunto: Responder com citação

A minha dúvida é se será mesmo necessário reservar assim tanta largura de banda para esses erros. 2 Megas no máximo não chegavam?
_________________
Clix Adsl | Efectivos 15997Kbps/856Kbps | SNR 11.0/11.0 | Atenuação 17.5/2.0
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
crazyshrink



Registo: 06 Mai 2007
Mensagens: 130
Localização: Lx

MensagemColocada: 24 Fev 2008 12:29    Assunto: Responder com citação

j-pedrosantos escreveu:
A minha dúvida é se será mesmo necessário reservar assim tanta largura de banda para esses erros. 2 Megas no máximo não chegavam?


Tal e qual o mesmo problema, desde k me agendaram a instalação da smartv o perfil de ligação está limitado a 16Mb e a 509Kb/s quando a linha aguenta mais.



Cumpz.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 24 Fev 2008 16:22    Assunto: Responder com citação

Não aguenta muito mais...com um SNR de 11.5 Cool
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
crazyshrink



Registo: 06 Mai 2007
Mensagens: 130
Localização: Lx

MensagemColocada: 24 Fev 2008 18:34    Assunto: Responder com citação

Dracula escreveu:
Não aguenta muito mais...com um SNR de 11.5 Cool


Se reparares no RCO, este indica k a linha aguenta praticamente 20Mb, antes de ter este novo perfil smartv sincronizava a 17.500Kbps.

Já agr deixa-me dizer k antes tinha Sapo adsl 8Mb e tinha os seguintes valores:


Como podes ver a atenuação aumentou de 16.5db para 21db, Porquê?

Os valores de snr tb são totalmente diferentes.

Eu começo a achar k os valores de linha são de certo modo alterados pelo isp, para dar um exemplo no dia k me instalaram o serviço de voz/internet a atenuacão chegou a bater nos 35db.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 24 Fev 2008 18:50    Assunto: Responder com citação

Porque as frequências utilizadas pelo adsl mudam conforme a velocidade, entre muitos outros factores, nada em adsl é linear.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 24 Fev 2008 20:37    Assunto: Responder com citação

crazyshrink escreveu:
Dracula escreveu:
Não aguenta muito mais...com um SNR de 11.5 Cool


Se reparares no RCO, este indica k a linha aguenta praticamente 20Mb, antes de ter este novo perfil smartv sincronizava a 17.500Kbps.

Já agr deixa-me dizer k antes tinha Sapo adsl 8Mb e tinha os seguintes valores:


Como podes ver a atenuação aumentou de 16.5db para 21db, Porquê?

Os valores de snr tb são totalmente diferentes.

Eu começo a achar k os valores de linha são de certo modo alterados pelo isp, para dar um exemplo no dia k me instalaram o serviço de voz/internet a atenuacão chegou a bater nos 35db.


Porque o RCO reportado pelo DMT é para um SNR de 6dB, o que é pedir quedas a torto e a direito Wink

Os valores de atenuação que tinhas para o sapo 8Mb era pra ADSL e não para ADSL2+. Em ADSL2+, usam-se frequências da linha mais elevadas, logo está-se também sujeito a uma atenuação mais elevada Wink
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
crazyshrink



Registo: 06 Mai 2007
Mensagens: 130
Localização: Lx

MensagemColocada: 24 Fev 2008 21:25    Assunto: Responder com citação

Ok é provável k o RCO indicado corresponda a um snr que origine quebras.

O que eu n estava a espera e k o sincronismo fosse reduzido devido à instalação da smartv, no upload enfim n há nada a fazer, agr no download n estava à espera de me reduzirem o sincronismo.

Por outro lado questiono-me se n valeria mais ter o tarifário de 12Mb, já k pelo k li por aki à users k têm um perfil de 16Mb no tarifário de 12Mb.

Dracula se reparares embora tivesse no sapo 8Mb a linha já estava em adsl2+, e posso--te dizer k a diferença de atenuação da passagem na altura de adsl para adsl 2+ foi de apenas 0.5db.

Cumpz.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jmrlopes



Registo: 08 Fev 2007
Mensagens: 53

MensagemColocada: 25 Fev 2008 20:48    Assunto: Responder com citação

j-pedrosantos escreveu:
Lol. Eu já percebi o que me querias dizer. Mas diz-me se cortarem 6 Megas à minha ligação é correcto. É que eu tenho no máximo 22 Megas de velocidade, e isto foi-me dito pelo Lusitano aqui do fórum penso eu, e assim só estou ligado a 16 Megas. É preciso desperdiçar assim tanta largura de banda para "absorver" essas interferências?


Preferes teres 22 megas, e a ligaçao sempre a cair e o modem a fazer novo sync, e depois dizes que o clix nao presta, ou preferes teres sempre 16 megas, sem erros, sem re-sync, sempre estavel?
Esta é a questao.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
j-pedrosantos



Registo: 17 Jul 2007
Mensagens: 161

MensagemColocada: 25 Fev 2008 23:37    Assunto: Responder com citação

jmrlopes escreveu:
j-pedrosantos escreveu:
Lol. Eu já percebi o que me querias dizer. Mas diz-me se cortarem 6 Megas à minha ligação é correcto. É que eu tenho no máximo 22 Megas de velocidade, e isto foi-me dito pelo Lusitano aqui do fórum penso eu, e assim só estou ligado a 16 Megas. É preciso desperdiçar assim tanta largura de banda para "absorver" essas interferências?


Preferes teres 22 megas, e a ligaçao sempre a cair e o modem a fazer novo sync, e depois dizes que o clix nao presta, ou preferes teres sempre 16 megas, sem erros, sem re-sync, sempre estavel?
Esta é a questao.

O que eu acho que vou fazer é mesmo fazer o downgrade para 12 Megas porque tenho a mesma velocidade (16 Megas), subscrevo tráfego ilimitado e ainda pago menos 2,5€ por mês. E como não uso as chamadas gratuitas durante o dia...
_________________
Clix Adsl | Efectivos 15997Kbps/856Kbps | SNR 11.0/11.0 | Atenuação 17.5/2.0
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Tuga



Registo: 05 Out 2007
Mensagens: 1010
Localização: Vila Franca de Xira

MensagemColocada: 26 Fev 2008 01:10    Assunto: Responder com citação

Citação:
E como não uso as chamadas gratuitas durante o dia...


Neste caso não há dúvida que é a melhor opção.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
pfmateus



Registo: 14 Nov 2007
Mensagens: 113

MensagemColocada: 26 Fev 2008 10:18    Assunto: Responder com citação

j-pedrosantos, não te esqueças que tens de pagar uma "tarifa" pelo downgrade...

Abraços!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET