Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Serviço de servidor de News a piorar....
Visitar página Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 17 Jun 2007 16:26    Assunto: Responder com citação

eduardo72 escreveu:
Não me parece que sejas/sejamos uma minoria e deve ser por isso mesmo que estão a cortar. Assim sempre conseguem meter mais umas sardinhas na lata. Rolling Eyes [[ ]]

O problema é que não deve ser só isso. Reduzir de 4 para 3 ligações, significa um aumento da capacidade para novos utilizadores em 33%, mais do que suficiente para que o serviço seja super-estável uma vez que essa capacidade não é ocupada logo de uma vez só, e antes do "problema", o serviço funcionava bem. Mas agora, não só só temos acesso a 3 ligações como muitas vezes, só conseguimos 2, 1 ou mesmo nenhuma. Não se trata somente de encaixar mais utilizadores: senão for um problema tecnico (caso em que veremos melhoras ao fim de algum tempo), o que se passa encaixa-se mais na hipótese de eles antes terem acesso ilimitado ou sobredimensionado aos servidores da giganews, e agora terem diminuido o número total de conexões possíveis de forma consideravel (talvez para metade). E resolvem a situações limitando as conexões a 3, e entregando-as de um reservatório limitado à medida que os pedidos vão chegando. Como os utilizadores não as vão usando sempre, assim que desistem delas, elas retornam e são redistribuidas. Mas o reservatório pode estar vazio no momento em que as pedimos e daí não as recebermos... passa a ser uma questão de sorte de pedido no momento certo. Espero que não seja isto porque se for,... bem... os problemas actuais significariam que alguém subdimensionou fortemente o serviço e o resultado são milhares de utentes que o poderão estar a usar, vezes as horas que eles perdem a tentar fazer as conexões... será preciso fazer as contas ao desperdício de tempo que essa "incompetência" está a provocar nos seus clientes? Porque se os bons programas de download automático de news (que eu não tenho) têm a paciência para ir experimentando as ligações às news, incluindo mais ligações de vez enquando, é quando nos tentamos ligar manualmente para ver uma listagem de artigos ou ler um, que a coisa vai "feder" (desculpem o termo... mas ontem tive que estar acordado até às 2 da manhã para conseguir ler o artigo de um grupo... não estou propriamente feliz). Mas como disse, espero que não seja isso, não aceito que seja isso, não quero que seja isso.

Cumprimentos,
JPA
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 17 Jun 2007 16:26    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Cris



Registo: 17 Jul 2006
Mensagens: 353

MensagemColocada: 18 Jun 2007 00:36    Assunto: Responder com citação

Eu já nem consigo ligar-me, nem 1 ligação permite, já pelo menos desde 6ª feira. Espero que seja só manutenção/upgrade, já quando foi a mudança para giganews itsto andou assim.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 18 Jun 2007 09:34    Assunto: Responder com citação

Oi

jpa escreveu:
Mas agora, não só só temos acesso a 3 ligações como muitas vezes, só conseguimos 2, 1 ou mesmo nenhuma. Não se trata somente de encaixar mais utilizadores: senão for um problema tecnico (caso em que veremos melhoras ao fim de algum tempo), o que se passa encaixa-se mais na hipótese de eles antes terem acesso ilimitado ou sobredimensionado aos servidores da giganews, e agora terem diminuido o número total de conexões possíveis de forma consideravel (talvez para metade).
Cumprimentos,
JPA


Por acaso tinha pensado nessa hipótese também porque notei essa irregularidade no comportamento por vezes da 3 ligações depois nenhuma etc... temos que esperar para ver no que dá.

O que sempre me causou alguma estranheza também é a razão pelo limite da velocidade do link individual a 30k quando em principio está muito mais largura de banda disponível.

Vamos ver... incentivava era ao pessoal que aproveitasse para questionar o apoio a clientes via e-mail sobre este assunto

[[ ]]
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 18 Jun 2007 11:43    Assunto: Responder com citação

eduardo72 escreveu:
O que sempre me causou alguma estranheza também é a razão pelo limite da velocidade do link individual a 30k quando em principio está muito mais largura de banda disponível.

A minha intuição diz-me que esse limite joga a nosso favor. Limitar o número de conexões, cada uma com uma velocidade máxima é uma forma simples de controlar o tráfego máximo potencial por cada utente. Isto não nos deve surpreender uma vez que uma subscrição ilimitada da GigaNews custa à volta de 20 e tantos euros mensais, e mesmo que a Clix consiga chegar a bons preços por atacado, não deve chegar a tanto... logo, deve haver limitações ao trafego total por utente, o que é controlado limitando a velocidade que podes empregar.

A questão aqui é porque é que não empregam toda a velocidade disponível numa unica ligação. Eu por exemplo uso o Xnews onde cada grupo ou janela só pode usar uma ligação, o que significa que tenho que trabalhar com vários newsgrupos em simultâneo se quiser aproveitar a minha largura de banda ao máximo... se uma ligação tivesse toda a velocidade que pudesse usar, seria muito mais cómodo uma vez que poderia preocupar com uma coisa de cada vez... porque é que não é assim então?

Para além do problema óbvio de que uma única ligação limitaria o número de aplicações ou operações simultâneas que se poderia fazer com o servidor de news, existe outro pormenor: Numa ligação é frequente haver pedidos, e esperas para respostas. Essas esperas não dependem da velocidade da tua ligação (excepto talvez de uma forma indirecta) mas do tempo de reacção dos vários softwares que gerem o diálogo da rede, das bases de dados de apoio, etc. Se tivesses uma unica ligação com uma velocidade muito maior, o que ia acontecer é que irias ter periodos de inactividade da rede intermediados com intenso trafego. Se tivesses várias ligações, essas esperas seriam distribuidas pelas mesmas e o trafego intermédio duraria muito mais tempo (porque a velocidade seria menor). As esperas raramente coincidiriam pelo que terias quase sempre trafego na rede. É facil de ver que para a mesma velocidade total máxima, o segundo caso transporta muito mais trafego que o primeiro, já para não falar da sua estabilidade (no primeiro, tens oscilações violentas no uso da rede).

Isto é o que a minha intuição me diz... talvez alguém com conhecimentos tecnicos mais sérios possa esclarecer melhor este assunto.

eduardo72 escreveu:
Vamos ver... incentivava era ao pessoal que aproveitasse para questionar o apoio a clientes via e-mail sobre este assunto
Esqueci-me completamente dessa possibilidade... mas o melhor era isso ter sido feito entes do fim de semana. Na minha experiência, o trabalho de respostas foi quase sempre feito durante esse periodo... por outro lado, nem sempre a resposta deles é satisfatória. A pensar...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 18 Jun 2007 12:58    Assunto: Responder com citação

Concordo com o que dizes, a imposição do limite pode ser sustentado pela limitação do potencial de tráfego consumido. Há, pelo q diz o site, muitos operadores a usarem a Giganews como fornecedor de acesso ao news como tal haverá certamente preços bastante apetecíveis para os ISPs pq tb a Giganews tb ganha com isso: quanto mais ISPs a usar o serviço maior será a base de users e proporcionalmente menos conteúdo o Giganews terá de ir buscar remotamente.

Certamente que, ao optar por este serviço, a Novis fez algumas contas e lhe parceria economicamente viável esta opção quer por fornecer à partida um serviço de altíssima qualidade, não ter de investir em hardware e particularmente em equipes especializadas a gerir servidores de news.

Trabalhei num ISP em 99 e sei bem das dores de cabeça que o pessoal que tratava dessa área tinha em particular a garantir retenção e implementar soluções de caching etc. Se nessa altura ainda não tinha rebentado bem a bomba da bandalarga e já era um trabalho difícil (e imagino com algum custo a nível de hardware) hoje em dia nem me passa pela cabeça o que isso será.

Agora volto a insistir a previsão disso cabe à Novis, a opção pelo outsourcing foi deles... mas se a coisa dá para o torto a Clix pode sempre vir alegar que nunca vendeu serviço de usenet como parte integrante do acesso e que o fornecia da bondade do seu coração.

[[ ]]

PS: Tou a brincar com a cena da "bondade do seu coração" na generalidade a Clix preocupa-se muito mais com o bem estar dos clientes do que qq outro operador em Portugal.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 18 Jun 2007 19:58    Assunto: Responder com citação

eduardo72 mas ao dizeres "bondade do seu coração" é a verdade...
quando tinha netkaka também existia problemas nas news e a treta era a mesma... quem fornecia o serviço é a telepac que pretene a que grupo...?
pois... Rolling Eyes

e estou a ficar agarrado nos grupos HDTV.... 4 slots era lento.... quanto mais 1 ou 2.... Evil or Very Mad
o que safa é sites com os nzb's... senão era um deus nos acuda só a actualizar... Evil or Very Mad
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
joaogti



Registo: 07 Jan 2007
Mensagens: 1

MensagemColocada: 18 Jun 2007 21:54    Assunto: tem sempre soluçao Responder com citação

procurem 1 provider baratinho de news e adiram a eles Very Happy sempre podem usar o serviço a velocidade maxima da vossa conecçao Very Happy
eu uso newshosting e é sempre ASSAPAR Very Happy
a 12 euros mes ... nao ta caro ou tá?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Cris



Registo: 17 Jul 2006
Mensagens: 353

MensagemColocada: 19 Jun 2007 08:19    Assunto: Responder com citação

Finalmente consegui ligar-me, só consigo 3 ligações que dá 90KB/s, isto está cada vez pior, honestamente acho que esta medida só vai prejudicar o Clix visto que assim a velocidade é muito lenta, já a anterior era má isto assim é muito mau mesmo, vai prejudicar porque o pessoal vai começar a usar outras alternativas que "entopem" mais a largura de banda.
Espero que isto seja temporário porque se não é, acho este passo uma verdadeira estupidez.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 19 Jun 2007 08:22    Assunto: Re: tem sempre soluçao Responder com citação

joaogti escreveu:
procurem 1 provider baratinho de news e adiram a eles Very Happy sempre podem usar o serviço a velocidade maxima da vossa conecçao Very Happy
eu uso newshosting e é sempre ASSAPAR Very Happy
a 12 euros mes ... nao ta caro ou tá?

E já agora, porque não aderir a um provider bem caro ou super caro? Se a tua solução significa pagar mais 12€ por mês, isso sobre um custo inicial de 28 significa que de um momento para o outro e sem aviso, a Clix ficou 43% mais caro. Achas que isso é aceitável?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
soft666



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 741

MensagemColocada: 19 Jun 2007 09:07    Assunto: Responder com citação

Ultimamente noto que só após várias tentativas é que consigo as tais 3 ligações.

Usem programas que dêem para configurar o número de "retries". Neste momento estou a usar o alt.binz
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 19 Jun 2007 09:49    Assunto: Re: tem sempre soluçao Responder com citação

Oi,

joaogti escreveu:
procurem 1 provider baratinho de news e adiram a eles Very Happy sempre podem usar o serviço a velocidade maxima da vossa conecçao Very Happy
eu uso newshosting e é sempre ASSAPAR Very Happy
a 12 euros mes ... nao ta caro ou tá?


Caro não é enquanto especialmente enquanto o euro estiver forte MAS sinceramente quando pago 28+IVA de net 12 é um extra significativo...

Se agora quiserem começar a ganhar dinheiro com o news seria melhor q cobrassem isso como um extra aos novos clientes e essa parcela nunca poderia ser 1/3 do valor preferia poder pagar uma parcela (muito) mais pequena à Clix se isso me garantisse um serviço de usenet decente.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Cris



Registo: 17 Jul 2006
Mensagens: 353

MensagemColocada: 19 Jun 2007 09:52    Assunto: Responder com citação

Eu uso o NewsLeecher, para mim é o melhor que existe. Smile

Não percebo o porque da redução de velocidade, por mim reduzir as ligações até podia ser para 2 desde que se mantivesse a mesma velocidade, não faz sentido e acho que eles vão começar a sentir a malta a recorrer mais a P2P visto que neste momento newsgroups já não são alternativa, eram com alguma bondade da nossa parte em fazer downloads a 120KB/s mas assim não, qualquer utilizador fora deste país tem mais upload ou muito perto dos 90KB/s, enfim uma desilusão da parte do clix, não esperava de todo isto. Sad
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
polusantus



Registo: 14 Jun 2007
Mensagens: 16

MensagemColocada: 19 Jun 2007 11:57    Assunto: Responder com citação

Realmente, é pena, tenho Clix à 6 dias, e as News foram-se, e para + no Sapo fazia downloads a 32 threads, totalizando em média 400 Kb/s - 500 Kb/s, snif...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 19 Jun 2007 13:45    Assunto: Responder com citação

polusantus escreveu:
Realmente, é pena, tenho Clix à 6 dias, e as News foram-se, e para + no Sapo fazia downloads a 32 threads, totalizando em média 400 Kb/s - 500 Kb/s, snif...


LOL tens mesmo azar. Sabes tudo é um tradeoff não sei como estão os servidores de news no grupo PT mas a retenção costumava ser curta... aqui, como é o servidor da giganews, temos (ainda) retenção de 90+ dias. Mas atenção, não vale apena fazer update aos grupos pq na maioria dos casos demora tempos infindáveis usa os sites que indexam os posts e fornecem NZB's.

+1 vez quem não está satisfeito com a situação, antes de bater com a porta, percam um pouco de tempo a enviar um email ou fazer uma chamada (nada barata) para o apoio a clientes.

[[ ]]
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
bluestrattos



Registo: 10 Nov 2005
Mensagens: 103
Localização: Coimbra

MensagemColocada: 19 Jun 2007 16:04    Assunto: Responder com citação

eduardo72 escreveu:
[..]
+1 vez quem não está satisfeito com a situação, antes de bater com a porta, percam um pouco de tempo a enviar um email ou fazer uma chamada (nada barata) para o apoio a clientes.

[[ ]]


Tenho mais paciência e tempo, que dinheiro, por isso, preferi mandar um e-mail ao apoio a clientes. Agora é esperar (e muito)!
_________________


Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Seguinte
Página 2 de 13



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET