Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Serviço de servidor de News a piorar....
Visitar página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12, 13  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 08 Jul 2007 07:50    Assunto: Responder com citação

miguelsoa77 escreveu:
jpa escreveu:

Que ferramenta usas? O ping do XP parece não resolver mais de 9 hops...


Sim então é assim os "servidores da novis" resolviam para o servidor europeu /p ISPs da Giganews. Agora já estão a resolver para tatu.isp.ip.pt

Oh!... Eu de facto apanho o tatu. Mas depois continua por outras máquinas Novis pelo que pensei que não era o link final.

miguelsoa77 escreveu:
Quanto ao mirror local vai de encontro ao q dizes mas acho mais eficiente um mirror local com cache servers se não olhares ao hardware e ao pessoal seria assim a verdade é que duvido muito que sem um ajuste drástico na retenção (tipo baixar dos 4 meses para os 4 dias) n tou a ver a novis a investir em hardware... afinal para isso é que existem empresas que so tratam de news servers Smile

A Novis receberia um feed da Giganews com o qual ia preenchendo o seu server (deve ser brutalo espaço de disco necessário) depois com recurso a software de cache implementava uma série de servers (tantos quantos necessários ao número de clientes).

Se compreendo bem as soluções, um mirror local implica a resolução do problema do sincronismo. Não deve ser pera doce sincronizar tanta informação, 300TBs pelo menos de acordo com o FCC, e eu acredito. Por isso falava em usar servidor de news a sério para isso, já que é a maneira natural de construir mirrors de newsgroups (e se se quisessem eles sómente para isso, nem sequer preocupavam-nos com a questão da propagação).

Mas 300TBs +/- é excessivo (e os teus 4 dias de retenção não me parecem despropositados). Por isso falava num proxy especializado, que podia ser assim: o pedido do artigo vinha, era verificado se já estava presente, estando, era fornecido, não estando, era pedido á Giganews, fornecido e guardado. A sua data de acesso era guardada também numa FIFO. Havendo necessidade de espaço, apagava-se os elementos da fila (por ordem de saída nesta) cujas datas de salvamento coincidissem na FIFO e no disco. Suponho que isto será o principio de qualquer cache ou proxy... falo em proxy especializado, porque este teria que entender os comandos do protocolo das news para ser eficiente. A vantagem seria poder de uma forma natural, ir só buscar e guardar os artigos necessários, efectivamente mais usados. Os pedidos mais vulgares estariam continuamente a sofrerem saltos na FIFO e seriam servidos localmente, enquanto os mais esquisitos estariam continuamente a serem largados. Esta "cache" teria que ter um tamanho razoável ou seria completamente inutil para não dizer prejudicial. Mas teria a forte vantagem de não precisar puxar artigos que ninguém puxa.

Uma variante desta solução seria atender aos newsgroups (mais) pedidos e dar preferência aos mesmos (por exemplo, manter contagens de pedidos por NG e forçar a permanência de todos os artigos dos NG mais pedidos). Mas eu uso o NOMP, em cuja configuração posso puxar artigos só pelo ID ou enviando tanbém o newsgroups de pertença, e nesse caso, usar um ou outro deveria fazer diferença se foi isso que foi implementado. Mas, alas, não noto nenhuma.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 08 Jul 2007 07:50    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
crypto



Registo: 06 Mar 2006
Mensagens: 62

MensagemColocada: 09 Jul 2007 19:51    Assunto: Responder com citação

jpa escreveu:
Por estes lados, a única novidade é a velocidade ter dado um salto noticiável neste fim de semana, tipo para 40-65kBs (total das 2 ligações).

Por aqui, a miséria continua.
2 ligações, velocidade total: 15 KB/s. Sad

O serviço de News, por agora, parece estar morto e enterrado.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 10 Jul 2007 07:47    Assunto: Responder com citação

crypto escreveu:
jpa escreveu:
Por estes lados, a única novidade é a velocidade ter dado um salto noticiável neste fim de semana, tipo para 40-65kBs (total das 2 ligações).

Por aqui, a miséria continua.
2 ligações, velocidade total: 15 KB/s. Sad

O serviço de News, por agora, parece estar morto e enterrado.

Se escreveste isto perto das 8 da noite, eu tive periodos antes dessa hora onde não conseguia mais de 1 a 5KBs (total). Mas durante a noite, a velocidade voltou aos ~40 total, e esta manhã está em 30 numa unica ligação (mas não estou a conseguir a segunda). Ou seja, cairam por terra as minhas esperanças ou desejos de que se tratasse de uma eventual melhoria dos servidores. Parece antes tratar-se das diferentes pressões de uso ao longo do tempo. Durente o fim de semana, os utilizadores Clix devem ter ido á praia ou estão simplesmente a desistir do serviço. Morto e enterrado, de facto... até que haja desistências suficientes.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 10 Jul 2007 09:26    Assunto: Responder com citação

Boas pessoal!

Patagoncio escreveu:
Já ouvi por aí um vislumbre de consenso.
Parece que é para suporte@novis.pt

Se puderem tentar (caso obviamente mantenham as dificuldades ou dúvidas) agradeço.


Quis antes de mais citar esta mensagem mandem e-mails para o email citado acima por favor, digam o que acham, peçam à Novis que justifique em particular aqueles que vieram para a Novis por causa do servidor de news!

Em segundo lugar a todos q participam e lêem este thread: Tenho procurado muitos sites de empresas que fornecem serviço de news o equivalente ao que tinhamos na Clix (em termos de retenção e não contagem de tráfego) fica caro equivale a 33% ou mais da factura mensal da Clix...

Vejo que algumas dessas empresas fornecem serviços para ISP ou seja revenda de serviço de news vou mandar uns emails para ter ideia do custo e serviço pelo que entendo eles vendem o serviço por um X e o ISP depois configura o acesso de cada user (numero de ligações, velocidade e eventualmente um limite de tráfego) gostava de saber se há aqui malta suficiente interessada em se calhar contratar um serviço destes... claro que com limite de preço individual por exemplo se conseguirmos arranjar algo tipo 2 a 3 euros ao mes... claro que precisamos que seja uma coisa com acesso por username/senha... caso contrário se é acesso por IP da Clix toda a malta teria acesso.

Digam coisas.. mandem ideias.

[[ ]]

Eduardo
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
bluestrattos



Registo: 10 Nov 2005
Mensagens: 103
Localização: Coimbra

MensagemColocada: 10 Jul 2007 15:57    Assunto: Responder com citação

eduardo72 escreveu:
Boas pessoal!

Patagoncio escreveu:
Já ouvi por aí um vislumbre de consenso.
Parece que é para suporte@novis.pt

Se puderem tentar (caso obviamente mantenham as dificuldades ou dúvidas) agradeço.


Quis antes de mais citar esta mensagem mandem e-mails para o email citado acima por favor, digam o que acham, peçam à Novis que justifique em particular aqueles que vieram para a Novis por causa do servidor de news!

Em segundo lugar a todos q participam e lêem este thread: Tenho procurado muitos sites de empresas que fornecem serviço de news o equivalente ao que tinhamos na Clix (em termos de retenção e não contagem de tráfego) fica caro equivale a 33% ou mais da factura mensal da Clix...

Vejo que algumas dessas empresas fornecem serviços para ISP ou seja revenda de serviço de news vou mandar uns emails para ter ideia do custo e serviço pelo que entendo eles vendem o serviço por um X e o ISP depois configura o acesso de cada user (numero de ligações, velocidade e eventualmente um limite de tráfego) gostava de saber se há aqui malta suficiente interessada em se calhar contratar um serviço destes... claro que com limite de preço individual por exemplo se conseguirmos arranjar algo tipo 2 a 3 euros ao mes... claro que precisamos que seja uma coisa com acesso por username/senha... caso contrário se é acesso por IP da Clix toda a malta teria acesso.

Digam coisas.. mandem ideias.

[[ ]]

Eduardo


A ideia não má, mas não creio que algum news provider aceitasse, até porque são raros os que permitem que mais de um ip se ligue ao mesmo tempo. A semana passada comprei por 15€, 2 meses de acesso ilimitado.

Foi o tempo que achei que a Clix poderia ou não resolver o assunto. Uma coisa é certa, agora pelas news a minha linha chega ao red line Mr. Green Embarassed
_________________


Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
FCC



Registo: 03 Jul 2007
Mensagens: 13

MensagemColocada: 10 Jul 2007 16:41    Assunto: Responder com citação

bluestrattos escreveu:
eduardo72 escreveu:
Boas pessoal!

Patagoncio escreveu:
Já ouvi por aí um vislumbre de consenso.
Parece que é para suporte@novis.pt

Se puderem tentar (caso obviamente mantenham as dificuldades ou dúvidas) agradeço.


Quis antes de mais citar esta mensagem mandem e-mails para o email citado acima por favor, digam o que acham, peçam à Novis que justifique em particular aqueles que vieram para a Novis por causa do servidor de news!

Em segundo lugar a todos q participam e lêem este thread: Tenho procurado muitos sites de empresas que fornecem serviço de news o equivalente ao que tinhamos na Clix (em termos de retenção e não contagem de tráfego) fica caro equivale a 33% ou mais da factura mensal da Clix...

Vejo que algumas dessas empresas fornecem serviços para ISP ou seja revenda de serviço de news vou mandar uns emails para ter ideia do custo e serviço pelo que entendo eles vendem o serviço por um X e o ISP depois configura o acesso de cada user (numero de ligações, velocidade e eventualmente um limite de tráfego) gostava de saber se há aqui malta suficiente interessada em se calhar contratar um serviço destes... claro que com limite de preço individual por exemplo se conseguirmos arranjar algo tipo 2 a 3 euros ao mes... claro que precisamos que seja uma coisa com acesso por username/senha... caso contrário se é acesso por IP da Clix toda a malta teria acesso.

Digam coisas.. mandem ideias.

[[ ]]

Eduardo


A ideia não má, mas não creio que algum news provider aceitasse, até porque são raros os que permitem que mais de um ip se ligue ao mesmo tempo. A semana passada comprei por 15€, 2 meses de acesso ilimitado.

Foi o tempo que achei que a Clix poderia ou não resolver o assunto. Uma coisa é certa, agora pelas news a minha linha chega ao red line Mr. Green Embarassed



Same Here. 15€ por 2 meses ilimitado, é barato e não dá chatices
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 10 Jul 2007 22:31    Assunto: Responder com citação

Oi

bluestrattos escreveu:

A ideia não má, mas não creio que algum news provider aceitasse, até porque são raros os que permitem que mais de um ip se ligue ao mesmo tempo.


Estive em particular a ver sites e obter contactos de serviços de news que permitem revenda e os que tem serviço para ISPs (acho este menos provável o serviço mínimo pode requerer um numero maior de users do que conseguimos reunir aqui).

Em termos de funcionamento eles garantem um stream cada um define a largura de banda disponível e eventualmente o tráfego nós pegamos nesse numero e dividimos pelo numero de pessoas que queiram se isso no fim nos permitir velocidade e tráfego aceitável olhamos ao preço e se for favorável torna-se uma hipótese executável Smile Em termos de administração (da mesma forma que a Novis faz agora) somos nós que configuramos e gerimos o stream comprado.

Claro em teoria parece simples Smile e esse package q vcs tem de 7.5 ao mes sem limite é muito interessante Smile. Eu tou a pagar 6.60 ao mes os 2 primeiros meses depois é 10.30 ao mes e claro.. varia consoante a taxa de cambio. Tem 5 ligações, sem limite e enche-me os 12Mbits Smile...

Próximo passo da Novis é bloquear a porta 119 Wink

Screencap por volta das 23:00 hoje...

Realmente a Novis podia fazer muito melhor por nós.

Edit: So pra adiantar, sei que é altura em q a malta tá de férias, mas para a semana vou ter uma proposta de um operador da Holanda variam de 60-80 dias de retenção mais ou menos 2-5 a 3Tb por dia de feed. Já tenho ideia de um custo mínimo o que me leva a crer que para uma coisa de jeito (serviço/preço) precisaremos de reunir uns 50-100 users Confused
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
crypto



Registo: 06 Mar 2006
Mensagens: 62

MensagemColocada: 14 Jul 2007 04:53    Assunto: Responder com citação

Poderá ser esta a razão dos nossos problemas?

200 Days Binary Newsgroup Retention at Giganews!
http://www.giganews.com/news/article/usenet-retention-200days.html
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
miguelsoa77



Registo: 29 Nov 2006
Mensagens: 66

MensagemColocada: 17 Jul 2007 09:02    Assunto: Responder com citação

crypto escreveu:
Poderá ser esta a razão dos nossos problemas?

200 Days Binary Newsgroup Retention at Giganews!
http://www.giganews.com/news/article/usenet-retention-200days.html


Não creio que tenha a ver o que tem a ver é que a Clix/Novis está a dividir o mesmo bolo por muitos mais users e como tal teve claramente de reduzir a velocidade e número de ligações.

Chato também é verificar que a moderação anda, aparentemente, a apagar posts de quem procura arranjar solução para os clientes Clix (coisa que a Novis/Clix não faz).
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 17 Jul 2007 11:56    Assunto: Responder com citação

miguelsoa77 escreveu:
Não creio que tenha a ver o que tem a ver é que a Clix/Novis está a dividir o mesmo bolo por muitos mais users e como tal teve claramente de reduzir a velocidade e número de ligações.

O teu argumento tem uma falha: se o tomarmos como indicio, então a base de utilizadores da Novis deveria ter aumentado pelo menos umas 3 a 8 vezes de um dia para o outro. É mais provável é que quando a Novis subscreveu a GigaNews, esta lhe tenha oferecido em jeito de promoção, tráfego. Acabado o periodo promocional das vacas gordas, fizeram um proxy para racionar o que podiam distribuir. Ou então tinham antes um pacote mais generoso mas fizeram contas e renegociaram-no por um mais parco. Talvez esse pacote até tenha sido uma solução temporária desde o inicio enquanto o proxy não estivesse montado (o que estava antes parecia simplesmente uma redireção para a GigaNews, o que deveria ser facil de fazer).
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
miguelsoa77



Registo: 29 Nov 2006
Mensagens: 66

MensagemColocada: 17 Jul 2007 15:27    Assunto: Responder com citação

Olá

jpa escreveu:
O teu argumento tem uma falha: se o tomarmos como indicio, então a base de utilizadores da Novis deveria ter aumentado pelo menos umas 3 a 8 vezes de um dia para o outro.


Sim claro foi pura especulação da mesma forma q a tua também é pq no fundo não nos é dada informação de onde ela deveria ser proveniente.

Ontem havia um post neste thread q levava à secção off-topic que por sua vez tinha lá uma proposta com preços para um serviço de news grossista o que era perceptível é que a Novis podia fazer negócio se vendesse o news como um extra a preço decente.. mas não quer.. pq n sei so a novis e eventualmente a administração deste fórum saberá.

Pedia era à malta que já contratou serviço de news à parte q dê dicas se não puder ser aqui no forum então por MP.

PS: Desde q voltei de férias (15) q o news não me bule, desligaram a ficha?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 17 Jul 2007 16:32    Assunto: Responder com citação

miguelsoa77 escreveu:
Sim claro foi pura especulação da mesma forma q a tua também é pq no fundo não nos é dada informação de onde ela deveria ser proveniente.

Estamos todos a fazer de sherlock holmes. Por isso é que falo de provavel e de argumentos....

miguelsoa77 escreveu:
Ontem havia um post neste thread q levava à secção off-topic que por sua vez tinha lá uma proposta com preços para um serviço de news grossista o que era perceptível é que a Novis podia fazer negócio se vendesse o news como um extra a preço decente.. mas não quer.. pq n sei so a novis e eventualmente a administração deste fórum saberá.

Esse post falhou-me completamente. Ainda pensei que te estavas a referir às propostas interessantíssimas do Eduardo, mesmo que tenha dúvidas sobre a facilidade de gerir aquelas soluções. Acho extraordinariamente atraente a ideia de uma cooperativa de utilizadores da Internet para conseguir melhores preços...

miguelsoa77 escreveu:
PS: Desde q voltei de férias (15) q o news não me bule, desligaram a ficha?

De dia, dias úteis, mal ultrapassa no total, os 20kBs. Há noite (curiosamente em periodo HH) sobe para o dobro. Mas ontem e hoje, tem havido periodos em que as ligações são simplemente fechadas e são posteriormente recusadas. Ontem só consegui ligações outra vez quando fiz reboot ao modem ADSL... isto não prenuncia nada de bom. Mas também pode acontecer que o pessoal "chave" esteja de férias e a manutenção esteja a ressentir-se disso. Uma coisa que gostava muito de saber é se estas queixas só existem no segmento residencial ou também no produto profissional.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
miguelsoa77



Registo: 29 Nov 2006
Mensagens: 66

MensagemColocada: 17 Jul 2007 21:08    Assunto: Responder com citação

jpa escreveu:

Esse post falhou-me completamente. Ainda pensei que te estavas a referir às propostas interessantíssimas do Eduardo, mesmo que tenha dúvidas sobre a facilidade de gerir aquelas soluções. Acho extraordinariamente atraente a ideia de uma cooperativa de utilizadores da Internet para conseguir melhores preços...


Yep, vi por alto e fiquei de ler ao pormenor +tarde mas já cá não tavam os 2 posts. So sei que para o segmento 2Mbit sem limite ficava na zona de 6 euros e tal depois havia uma série de pormenores se eram mais ou menos de 250 users e o acesso era definido num interface web ou seja eles tem tudo pronto e o ISP pega e configura os acessos, velocidades por ai fora é um esquema todo montado e preparado é mais ou menos como a revenda do alojamento.

Quanto ao acesso deixei isto ligado de ontem para hoje e não entro no server de news... news.ip.pt, news.novis.pt já agora não sei se reparastes mas o ip.pt e o novis.pt apontam para um server local mas o eunet.pt resolve ainda para o europe.giganews.com
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 18 Jul 2007 12:52    Assunto: Responder com citação

miguelsoa77 escreveu:
Yep, vi por alto e fiquei de ler ao pormenor +tarde mas já cá não tavam os 2 posts. So sei que para o segmento 2Mbit sem limite ficava na zona de 6 euros e tal depois havia uma série de pormenores se eram mais ou menos de 250 users e o acesso era definido num interface web ou seja eles tem tudo pronto e o ISP pega e configura os acessos, velocidades por ai fora é um esquema todo montado e preparado é mais ou menos como a revenda do alojamento.

hmmm... o que me estás a dizer é que as empresas de news têm tudo preparado para serem subcontratadas por ISPs. Sabes se esses esquemas são corridos nos servidores deles ou exigem máquinas proprias geridas pelos ISPs? Pergunto-me se haverá alguma relação com o que se passa aqui...

miguelsoa77 escreveu:
Quanto ao acesso deixei isto ligado de ontem para hoje e não entro no server de news... news.ip.pt, news.novis.pt já agora não sei se reparastes mas o ip.pt e o novis.pt apontam para um server local mas o eunet.pt resolve ainda para o europe.giganews.com

A eunet não era o servidor da Oni? Acho que nunca tive acesso a ele.

Mas a respeito do news.ip.pt, as ligações conseguem-se ainda que durante o dia possam ser fracas. Hoje estou a fazer algo que ainda não tinha feito desde o inicio deste episódio: estou a fazer browsing sobre grupos novos (a puxar headers). O problema é que está a levar uma eternidade, mesmo para grupos pequenos. Isto é estranho: nas ofertas limitadas dos operadores de news, os headers não costumam contar para o total do tráfego. Se as limitações à velocidade tivessem a haver com a manutenção do tamanho dos downloads em níveis razoáveis, os headers não deveriam influir e deveriam estar livres de restricções. Em vez disso estou a levar meia hora para puxar uns 15000 headers. Tal como as coisas estão, o interesse das news está seriamente comprometida, porque com tantos grupos, fica extraordinariamente moroso ver o que está lá.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
soft666



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 741

MensagemColocada: 18 Jul 2007 18:47    Assunto: Responder com citação

Se só estás a descarregar headeres de grupos de leitura, só vais descarregar esses headers todos no primeiro update. Os updates subsequentes vão ser incrementais, portanto não vejo o grande problema

Agora com grupos de binários aí sim, se queres fazer update dos montes de posts diários fica ao teu críteiro, mas acho que mais vale usar sites de nzb's como o binsearch, newzleech e afins. Se bem que com cortes que foram feitos, acho que as news do clix agora rendem pouco. Pelo menos eu quase que já nem uso.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12, 13  Seguinte
Página 10 de 13



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET