Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Serviço de servidor de News a piorar....
Visitar página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Patagoncio
Administrador
Administrador


Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 1421
Localização: Normalmente em casa

MensagemColocada: 03 Jul 2007 23:54    Assunto: Responder com citação

Gracias Cris. Era a resposta que procurava. Se me puderes enviar completo (com headers) por MP agradeço.
_________________
Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 03 Jul 2007 23:54    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Farang



Registo: 28 Abr 2007
Mensagens: 40

MensagemColocada: 04 Jul 2007 10:18    Assunto: Responder com citação

Já está tudo a funcionar bem desde ontem, ou é só comigo??

Agora o sistema é diferente, independentemente do nº de ligações activas, a velocidade global é a mesma, já tive 10 ligações, depois liguei 15 e agora está com 20 Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
M|Sh@L



Registo: 05 Nov 2005
Mensagens: 45

MensagemColocada: 04 Jul 2007 10:45    Assunto: Responder com citação

Por aqui continua na mesma so consigo duas ligaçoes a 30kb/s no total
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 04 Jul 2007 13:30    Assunto: Responder com citação

Farang, qual é a tua velocidade global? ~30KB/s tb?

Aqui, umas vezes consigo 2 ligações, outras 3, não mais. A mensagem de erro é que é diferente: antes dos "problemas" tinha um problema de autenticação, agora o servidor corta-me ele próprio a ligação a que não está a responder (e ás vezes tb faz isso com ligações activas)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 04 Jul 2007 13:34    Assunto: Responder com citação

Olá,

eduardo72 escreveu:
Como disse o Soft parecem preparar o fim do news e o que serviu (a mudança pra outsourcing Giganews) como um ponto de venda para as equipes a embarretar um determinado sector/nicho de mercado hoje já não interessa.

A verdade é que a Novis/Clix sabe bem que o "customer turnover/churn" (largar a Clix e ir para outro) é baixo e acabam por se encontrar alternativas ao serviço usenet. Se isso depois começa a comer recursos então com shaping, bloqueio de serviços etc resolvem.

O "customer turnover/churn" será eventualmente baixo porque é difícil mudar e só compensa fazê-lo quando a concorrência é muito melhor, mas o "option turnover" não tem necessariamente de ser assim.

Apercebi-me de repente de uma vertente nesta discussão que ainda não tinha sido abordada. E não me apercebi porque ultimamente não tenho cometido erros na gestão do meu tráfego extra, pelo que me passou completamente ao lado.

É assim, todas as vezes (que admito, não foram muitas) que ultrapassei o meu limite de tráfego, foi devido às news. Noutras formas de tráfego intensivo (tem que ser porque os limites de tráfego no Clix não são pequenos), o controlo é mais ou menos exequível porque podemos adiar um download para o mês seguinte se for necessário. Isso pode não ser possível no caso das news para artigos em fim de linha e daí, que seja impreterível fazê-lo... com o consequente pagamento extra se isso acontecer. É muito fácil no uso das News excedermos o limite de downloads... nos p2p, por exemplo, o tit-for-tat subjacente aos protocolos limita os downloads à velocidade do upload, que até há pouco tempo era reconhecidamente baixa em relação ao download. A forma de escolher peças interessantes a puxar, é também mais aleatória, convidando a esperas.

Nada disso acontece com os newsgroups. Poderemos acreditar em consumidores que preferem pagar a esperar mesmo quando o podem fazer, mas para uma certa classe dos clientes da Clix, apostaria que o tráfego extra é essencialmente gerado involuntariamente no uso dos news. E a Novis Telecom está no negócio de vender tráfego.

Vem isto a propósito, que temos estado a argumentar como os servidores de newsgroups podem ajudar a embaratecer os custos de manutenção de uma rede de Internet, desviando a procura de conteúdos para fontes locais... como se se aceitasse que o acesso á Internet se esgotasse nesse próprio facto e nas receitas fixas que dele advém, e tudo o que restasse fosse cortar custos. Mas não é só isso, para a Novis receber receitas adicionais sobre o tráfego Internet (no segmento residencial), ela tem que vender tráfego extra. E se não nos apercebemos disso mais cedo é porque alguns de nós já têm opções "vantajosas" para a obtenção desse tráfego extra a troco de uma taxa fixa, taxa essa que só se justifica para o cliente, quando este sente que vai puxar muito mais tráfego que o seu pacote básico. Em outras palavras, um mau servidor de News pode fragilizar a obtenção de receitas extras através do tráfego adicional e a venda e fidelização a opções fixas, como as happy hours ou o tráfego ilimitado.

Deduzo que a Clix tem (ou devia ter um) interesse económico na manutenção dos newsgroups, pelo que as palavras do Patagoncio a dizer "Pelo que vejo, neste momento nem no Clix têm a certeza do que se passa ou para quem se virar" ganham uma razoabilidade e um sentido novo com o qual me solidarizo.


Cumprimentos
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
miguelsoa77



Registo: 29 Nov 2006
Mensagens: 66

MensagemColocada: 05 Jul 2007 10:03    Assunto: Responder com citação

M|Sh@L escreveu:
Por aqui continua na mesma so consigo duas ligaçoes a 30kb/s no total


Eu tenho 2 links e rende entre os 8 e 15k Brick wall já nem altbinz nem nada consegue melhor... mais uns 10 dias e faz um mes disto... desci de 120k para 15k (no melhor) fantástico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
miguelsoa77



Registo: 29 Nov 2006
Mensagens: 66

MensagemColocada: 05 Jul 2007 10:12    Assunto: Responder com citação

jpa escreveu:
Vem isto a propósito, que temos estado a argumentar como os servidores de newsgroups podem ajudar a embaratecer os custos de manutenção de uma rede de Internet, desviando a procura de conteúdos para fontes locais... como se se aceitasse que o acesso á Internet se esgotasse nesse próprio facto e nas receitas fixas que dele advém


Pois essa questão do tráfego local nunca se deveria ter colocado sabendo que na verdade é internacional mas por outro lado e vendo o lado financeiro da coisa a Novis deixa de ter de investir num server farm... em peering com outros operadores e claro com o pessoal para manter isso e creio que será pessoal um pouco especializado.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Cris



Registo: 17 Jul 2006
Mensagens: 353

MensagemColocada: 05 Jul 2007 10:34    Assunto: Responder com citação

por aqui tb anda essa miséria de 9/15KB/s com o máximo de 2 ligações, já mandei email para o clix á 2 dias atrás e ainda nem me responderam. Sad
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 05 Jul 2007 14:07    Assunto: Responder com citação

miguelsoa77 escreveu:
jpa escreveu:
Vem isto a propósito, que temos estado a argumentar como os servidores de newsgroups podem ajudar a embaratecer os custos de manutenção de uma rede de Internet, desviando a procura de conteúdos para fontes locais... como se se aceitasse que o acesso á Internet se esgotasse nesse próprio facto e nas receitas fixas que dele advém


Pois essa questão do tráfego local nunca se deveria ter colocado sabendo que na verdade é internacional mas por outro lado e vendo o lado financeiro da coisa a Novis deixa de ter de investir num server farm... em peering com outros operadores e claro com o pessoal para manter isso e creio que será pessoal um pouco especializado.

Por local, não quis dizer local geográfico. Conheces aqueles mapas onde distorces a posição de cada ponto geográfico de forma a revelar, não a sua distância a outro ponto mas o tempo que se leva até ele? Dependendo da solução que a Novis tinha com a GigaNews, buscar conteúdos a esta através de canais preferenciais poderia estar a ser bem mais barato que o tráfego de substituição por outros... para os efeitos devidos, seria "local". Por exemplo é bem possível que algum do tráfego internacional da Clix, lhe seja mais barato que para algumas zonas não Clix (como atesta o facto de descobrirmos que o tráfego nacional às vezes sai do país para regressar depois... julgo que isso acontecia nas news por exemplo).

Mas concordo com a tua referência em relação aos custos de um servidor próprio. O que não compreendo bem é que a NOVIS tinha um servidor bastante bom, com o qual estava a viver (e a ser verdade que provinha da KPNqwest, já era bom há muito tempo). Uma mudança só se faz se ela trouxer benefícios, e se havia mais conteúdos e retenção na mudança para Giganews, houve quem se queixasse da perda de velocidade. Houve um novo compromisso portanto... e como um compromisso novo corre o risco de nem sempre ser aceite, presumo que tenha havido algum outro factor mais objectivo a intervir: o preço da nova solução por exemplo. Mas se passaram a operar em condições mais vantajosas porque é que ao fim de algum tempo se sentiram forçados a corrigir a velocidade para 1/3 a 1/6 do que era? Ou terá sido a pensar no cliente, por causa dos novos newsgroups que poderiam ir buscar à GigaNews? Mas se o caso fosse esse, então estavam a pensar no cliente residencial, que é quem mais iria usufruir da mudança (a KPNQwest por exemplo, tinha todas as mensagens do pt.ciencia.geral, enquanto a giganews não parece ir além dos dois ou três anos... por outro lado, os binários são inequívucamente melhores... mas isso não é necessariamente o que convém ao meio empresarial)... e regressamos à estaca zero porque não me parece que o cliente residencial se esteja a sentir bem tratado agora. O que será? Será possível que estejam a pensar em torná-lo num extra à parte? Com as news como estavam antes, muitos menos quereriam mais.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
miguelsoa77



Registo: 29 Nov 2006
Mensagens: 66

MensagemColocada: 05 Jul 2007 15:52    Assunto: Responder com citação

jpa escreveu:
residencial se esteja a sentir bem tratado agora. O que será? Será possível que estejam a pensar em torná-lo num extra à parte? Com as news como estavam antes, muitos menos quereriam mais.


Inicialmente não, mas ao verem isto pode bem ser que sim embora nunca tenha visto um ISP com o news à parte. Quanto ao que falas sobre o local qu e não é bem local compreendo o que dizes e é verdade que há circuitos e circuitos e circuitos há acordos de peering e há tráfego pago... naturalmente q a Novis terá optado pela solução mais barata nesse sentido... o ping no circuito para a news.

Está a cheirar-me que se estão a realizar mudanças repara o que acontece com um trace ao news.novis.pt está diferente do que era há tempos... será que estão a fazer um mirror local? (a retenção e grupos parecem manter-se).

Miguel
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 05 Jul 2007 18:52    Assunto: Responder com citação

miguelsoa77 escreveu:

Está a cheirar-me que se estão a realizar mudanças repara o que acontece com um trace ao news.novis.pt está diferente do que era há tempos...

Que ferramenta usas? O ping do XP parece não resolver mais de 9 hops...

miguelsoa77 escreveu:
será que estão a fazer um mirror local? (a retenção e grupos parecem manter-se).
Um mirror não seria menos eficiente que implementar um servidor de news individualizado, alimentado pela giganews? Será que não estarão a implementar antes, um proxy? Ou este já existia? Sempre me pareceu lógico que devesse existir aqui um proxy dedicado.

Mas se tens razão na hipótese das mudanças, é possivel que diferentes areas/intervalos das news tenham diferentes comportamentos, há medida que o espelho (ou outros artefactos) se vai enchendo. Esta "crise" apanhou-me a buscar artigos em fim de vida. Talvez os mais recentes não apresentem problemas de velocidade (ela ultimamente tem sido ridiculamente baixa). A ver se puxo artigos com diferentes longevidades (actuais, 1 mês, dois meses, etc) para investigar isso.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
miguelsoa77



Registo: 29 Nov 2006
Mensagens: 66

MensagemColocada: 06 Jul 2007 11:34    Assunto: Responder com citação

jpa escreveu:

Que ferramenta usas? O ping do XP parece não resolver mais de 9 hops...


Sim então é assim os "servidores da novis" resolviam para o servidor europeu /p ISPs da Giganews. Agora já estão a resolver para tatu.isp.ip.pt

Quanto ao mirror local vai de encontro ao q dizes mas acho mais eficiente um mirror local com cache servers se não olhares ao hardware e ao pessoal seria assim a verdade é que duvido muito que sem um ajuste drástico na retenção (tipo baixar dos 4 meses para os 4 dias) n tou a ver a novis a investir em hardware... afinal para isso é que existem empresas que so tratam de news servers Smile

A Novis receberia um feed da Giganews com o qual ia preenchendo o seu server (deve ser brutalo espaço de disco necessário) depois com recurso a software de cache implementava uma série de servers (tantos quantos necessários ao número de clientes).

A questão fica em saber qual é o tamanho de um feed diário completo de usenet... Para nosso lado depois seria melhor pq acederíamos a um server local (fisicamente) o que geraria tráfego local versus a situação actual em que todos nos ligávamos a um servidor algures na europa (acho q na Holanda).

Quanto à antiguidade dos artigos e velocidade não me parece eu por exemplo saco uma cena diariamente e não noto melhor nem pior speed... a bem dizer desde ontem que nem há acesso ao server... Rolling Eyes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
FCC



Registo: 03 Jul 2007
Mensagens: 13

MensagemColocada: 06 Jul 2007 12:47    Assunto: Responder com citação

miguelsoa77 escreveu:
jpa escreveu:

Que ferramenta usas? O ping do XP parece não resolver mais de 9 hops...


Sim então é assim os "servidores da novis" resolviam para o servidor europeu /p ISPs da Giganews. Agora já estão a resolver para tatu.isp.ip.pt

Quanto ao mirror local vai de encontro ao q dizes mas acho mais eficiente um mirror local com cache servers se não olhares ao hardware e ao pessoal seria assim a verdade é que duvido muito que sem um ajuste drástico na retenção (tipo baixar dos 4 meses para os 4 dias) n tou a ver a novis a investir em hardware... afinal para isso é que existem empresas que so tratam de news servers Smile

A Novis receberia um feed da Giganews com o qual ia preenchendo o seu server (deve ser brutalo espaço de disco necessário) depois com recurso a software de cache implementava uma série de servers (tantos quantos necessários ao número de clientes).

A questão fica em saber qual é o tamanho de um feed diário completo de usenet... Para nosso lado depois seria melhor pq acederíamos a um server local (fisicamente) o que geraria tráfego local versus a situação actual em que todos nos ligávamos a um servidor algures na europa (acho q na Holanda).

Quanto à antiguidade dos artigos e velocidade não me parece eu por exemplo saco uma cena diariamente e não noto melhor nem pior speed... a bem dizer desde ontem que nem há acesso ao server... Rolling Eyes



Só para dar uma noção do espaço necessário, a Newshosting anuncia que tem espaço em disco na ordem dos 300TB. Eu tenho acesso aos Ngroups.net e eles têm uma oferta tão barata que não vale a pena estar a pensar nas news Clix.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Patagoncio
Administrador
Administrador


Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 1421
Localização: Normalmente em casa

MensagemColocada: 08 Jul 2007 01:26    Assunto: Responder com citação

Já ouvi por aí um vislumbre de consenso.
Parece que é para suporte@novis.pt

Se puderem tentar (caso obviamente mantenham as dificuldades ou dúvidas) agradeço.

De qualquer modo, daqui a uma semana vejo como isto ficou.
Vou prá praia, também mereço.
Xau
_________________
Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 08 Jul 2007 07:07    Assunto: Responder com citação

Boas férias, Patagoncio, e obrigado pela dica, sempre é mais uma. Se tiver sorte, também hoje irei à praia.

Por estes lados, a única novidade é a velocidade ter dado um salto noticiável neste fim de semana, tipo para 40-65kBs (total das 2 ligações). Ao principio raciocinei que seria o efeito de desaparecer a pressão dos utilizadores das empresas sobre o servidor, mas isso não explica porque é que durante as noites da semana, isso não se verificava. A não ser que os servidores locais das empresas estejam programados para irem buscar as suas news a essas horas (para não sobrecarregarem as linhas... houve tempos em que fazia isso com um crontab e o nget, no meu windows), e nesse caso, as noites seriam "off-limites" para isso. Em todo o caso, não me lembro de o mesmo ter acontecido no último fim de semana (mas relendo os posts da altura, a velocidade não deveria ultrapassar os 20-25KBs, total, pelo que este fim de semana é mesmo novidade). Senão for o efeito praia nos utilizadores residenciais, vamos ver se isto se aguenta amanhã (pode ser que já estejam a conseguir melhorar o desempenho do servidor).
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13  Seguinte
Página 9 de 13



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET