Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Os meus problemas com a Clix e sua resolução

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
flateric



Registo: 08 Nov 2005
Mensagens: 175

MensagemColocada: 30 Nov 2005 20:57    Assunto: Os meus problemas com a Clix e sua resolução Responder com citação

Já há uns bons anos que era cliente Netcabo e já estava a desesperar com a má qualidade do serviço. Certo dia, a minha zona tornou-se uma zona Clix. Feliz da vida lá fui eu aderir a uma das opções disponibilizadas. Aderi ao Clix 4Mbps, esperei cerca de mês e meio e finalmente tive o serviço activo.

Mas, desde essa altura, que nem tudo foi um mar de rosas. Daí a criação deste tópico, onde irei expôr os meus problemas e como foram resolvidos, com a finalidade de ajudar alguém que problemas semelhantes aos meus.

Quando vi que o serviço estava activo, lá me desliguei da Netcabo e liguei o modem ADSL (D-Link 300T) para verificar como se portava a net. Mal me liguei constatei que não me estava a sincronizar à velocidade contratada, mas a uma velocidade muito inferior (já n me recordo quais os valores, mas eram inferiores a 1Mbps), mas apesar de tudo tinha a ligação estável. Toca a telefonar para o SAC, que me sugeriu ligar o modem na tomada principal cá de casa. Lá tentei e a coisa melhorou. Conseguia 3Mbps. Mas, a tomada principal é no R/C e eu tenho o PC no sótão, logo isso não era solução. Então toca a inverter as coisas. Colocar a linha a entrar pelo sótão, ficando a tomada principal nesta divisão, e só depois distribuir linha para as outras divisões.

Durante estas operações, decidi trocar de modem. Devolvi o D-Link e investi numa coisa melhorzita, comprando um USR 9106. Finalizadas as operações e já com o novo modem, toca a experimentar a coisa. Ligando o novo modem à tomada de telefone, obtia os 4Mbps! Very Happy Maravilha, pensei eu! Mas, bastou efectuar a distribuição de linha para as outras divisões para perceber que o sinal se perdia por toda a instalação telefónica existente cá em casa (da tomada principal sai uma "puxada" para as restantes divisões). Solução para isto, foi colocar um micro-filtro logo a seguir à divisão de sinal. O sinal ADSL já n se perdia por toda a casa, voltando eu a ter os 4Mbps.

Só que a 4 Mbps o sinal era muito instável e as quedas de ligação eram constantes. Mas, como com o D-Link a coisa estava estável, deduzi que o USR era o culpado. Então devolvi-o e fiquei à espera que saísse o USR 9108 (o 9106 já não o arranjava em lado nenhum - descontinuado).

O problema foi quando liguei o USR 9108. A ligação estava tão má como quando tinha o 9106. Então toca a telefonar para o SAC. A 1ª intervenção deles foi baixar-me para 2Mbps, visto que a instabilidade podia estar relacionada com a distância de minha casa à central (~3,5 Km). Com 2Mbps a coisa não melhorou nem um bocadinho. Após vários telefonemas, sendo alguns deles ameaçadores, lá decidiram resolver o problema. Foram à central uma vez e a coisa melhorou significativamente. De ligações de duração média de ~5 mins passei a conseguir ligações de algumas horas. Mas, de vez em qdo lá vinham as quedas constantes de poucos em poucos minutos. Toca a contactar o SAC, que resolveu o problema enviando novamente técnicos à central. Ao mesmo tempo, segui a sugestão de alguns users aqui do fórum e retirei o placa que a PT instala à entrada da linha (ver este tópico). Após esta 2ª intervenção, a coisa estabilizou a 2Mbps. Consegui durante 2-3 dias ligações de 17h55. Com a ligação estável a 2Mbps, pedi a alteração para os 4Mbps. E, finalmente pude dizer que a minha ligação ficou estável! Very Happy Com isto não sei se o retirar da placa da PT influenciou alguma coisa (tenho de testar a ligação com a placa instalada). Ainda não consegui ligações de 17h55, mas estas apenas caem 1-2 vezes por dia).

Talvez estas quedas estejam relacionadas com a qualidade do sinal, que neste momento está assim:

Código:


Mode: G.DMT
Type: Interleave
Line coding: Trellis On
Status: No Defect
Link power state: L0
 
                  Downstream / Upstream
SNR margin (dB):         3.9 / 27.0
Attenuation (dB):       56.5 / 29.0
Output power (dBm):     19.8 / 11.8
Attainable rate (Kbps): 5888 / 1088
Rate (Kbps):            3936 / 256


Não sei como consigo sincronismo com estes valores. Raramente o SNR passa dos 9dB. Mas o que é certo é que a coisa tá a funcionar quase perfeitamente. Very Happy


E é o fim da minha história. Espero que tenham gostado Razz e, principalmente, que seja útil a alguém que tenha problemas semelhantes aos meus. Peço desculpa pelo testamento, mas se não fosse assim, não se percebia nada! Smile


Aproveito para agradecer a todos os users que me foram dando sugestões durante todo o processo. Wink
_________________

Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 30 Nov 2005 20:57    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Patagoncio
Administrador
Administrador


Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 1421
Localização: Normalmente em casa

MensagemColocada: 01 Dez 2005 02:03    Assunto: Re: Os meus problemas com a Clix e sua resolução Responder com citação

Viva

Ganhaste-me aqui:
flateric escreveu:
(...)irei expôr os meus problemas e como foram resolvidos, com a finalidade de ajudar alguém que problemas semelhantes aos meus(...)

Very Happy

Cumps

PS - com esses valores ( Attenuation (dB): 56.5 / 29.0 ) até me admira como é que sequer tens sinal, quanto mais 4Mb... isso deve ser 3,5Km de cobre coberto em ouro, e blindado! Wink
_________________
Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Red_Beret



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 1082

MensagemColocada: 01 Dez 2005 11:31    Assunto: Responder com citação

e sem curvas
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
SABRE



Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 169
Localização: BRAGA

MensagemColocada: 01 Dez 2005 12:08    Assunto: Responder com citação

Mas segundo o gráfico que está em http://clix.aloj.net/viewtopic.php?t=100
não é normal ter uma ligação de 4 Mb?? Até de 5? Embarassed

Edit: Referente a uma distância de 3,5 km da central, pois claro
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Red_Beret



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 1082

MensagemColocada: 01 Dez 2005 12:18    Assunto: Responder com citação

Em teoria. Na pratica já não é bem assim.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
flateric



Registo: 08 Nov 2005
Mensagens: 175

MensagemColocada: 01 Dez 2005 13:16    Assunto: Responder com citação

Poix... se tudo fosse como é previsto em teoria... Wink

Bem... coloquei este post... e n é que esta noite a coisa esteve má em relação às ligações? Evil or Very Mad Evil or Very Mad Depois de uma semana sem problemas, esta noite tive muitas ligações de poucos minutos.

Espero ter sido um caso pontual... Rolling Eyes
_________________

Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Patagoncio
Administrador
Administrador


Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 1421
Localização: Normalmente em casa

MensagemColocada: 01 Dez 2005 13:35    Assunto: Responder com citação

Viva

Só uma nota... não choveu prós teus lados esta noite?
Ou seja, práqui pra lisboa, isto teve a semana toda seca (frio, mas seca) e esta noite choveu...
Na eventualidade de haver mau isolamento na linha, isso seria uma possibilidade... Rolling Eyes

Cumps
_________________
Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
flateric



Registo: 08 Nov 2005
Mensagens: 175

MensagemColocada: 01 Dez 2005 13:57    Assunto: Responder com citação

Sim, choveu... e bastante! Mas tem chovido tb nestes últimos dias (excepto ontem durante o dia). Moro em Gondomar, Porto.

Hoje, tenho andado a fazer uns testes de velocidade. A fazer upload para o FTP do Clix, consigo velocidades na ordem os 25KB/s. Já o download está fraco. Tanto por FTP como por HTTP, começa bem alto, vai descendo e estabiliza abaixo dos 100KB/s.

Provavelmente é aqui que o baixo SNR e a alta atenuação causam danos! Sad E provavelmente o SNR baixo está a causar-me perdas de ligação. Se eu falar com o SAC, será que eles me conseguem bloquear isto a 3 Mbps? A esta velocidade o SNR deve aumentar consideravelmente, ou não?
_________________

Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Boda
Moderador
Moderador


Registo: 02 Nov 2005
Mensagens: 257
Localização: Quem é o Boda ?

MensagemColocada: 02 Dez 2005 13:13    Assunto: Re: Os meus problemas com a Clix e sua resolução Responder com citação

Eu nunca olhei para esses gráficos porque são demasiado teóricos, na prática depende de mtas outras coisas.

Mas sim, a retirada do BPA estabiliza smp um pouco a linha e ajuda especialmente em casos problemáticos como este.

flateric: Tens PM

Patagoncio escreveu:
Viva

Ganhaste-me aqui:
flateric escreveu:
(...)irei expôr os meus problemas e como foram resolvidos, com a finalidade de ajudar alguém que problemas semelhantes aos meus(...)

Very Happy

Cumps


LoL! Querias ser mauzinho :p

Cumps
_________________
Monitoring devices, know where you go
Mass media, total control
Digital delight, desire in megabite
Data overflow, virtual suicide
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
flateric



Registo: 08 Nov 2005
Mensagens: 175

MensagemColocada: 02 Dez 2005 17:35    Assunto: Responder com citação

Neste momento estou ligado com o BPA. Voltei a coloca-lo para ver no que dava. Não notei diferenças... portanto vai ficar lá ligado! Razz
_________________

Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Accident



Registo: 05 Nov 2005
Mensagens: 7

MensagemColocada: 03 Dez 2005 11:08    Assunto: Responder com citação

Boas!

Eu tb nunca consigo o max. da ligaçao, tenho o serviço de 4Mb mas no meu quarto apenas consigo 2.8Mb ou 2.9Mb!
Já pensei se seria por causa da puxada que tenho do corredor para o quarto, mas já tentei ligar o modem directamente na tomada principal, e da.m cerca de 3.1Mb ou 3.2Mb, mas nunca consegui os 4Mb!
Em relaçao as quedas do sinal, nunca tive tal problema, tenho clix desde 4 de julho, e se a ligaçao caiu a meio do dia desde entao, foram uma ou duas vezes! Em relaçao a isso nao tenho razao de queixa nenhuma!
Agora queria saber é se era possivel eu conseguir os 4Mb ou pelo menos mais proximo, o modem que tenho é o SpeedTouch 330, que vinha com a activaçao do Sapo.

cumps!
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET