Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Quem é dono do Router? + Que raio de segurança é esta?
Visitar página 1, 2, 3  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
ZeColmeia



Registo: 26 Jan 2007
Mensagens: 1

MensagemColocada: 26 Jan 2007 12:26    Assunto: Quem é dono do Router? + Que raio de segurança é esta? Responder com citação

Cumprimentos a todos os leitores!
Esta mensagem é um misto de indignação + um abrir de olhos para os utilizadores do serviço Clix ADSL / Clix SmarTv...
Instalaram-me o Clix SmarTv há poucas semanas (não vamos falar sequer do serviço de instalação que foi bom... quer dizer razoável... quer dizer, não foi mau... Pronto, ok, foi mesmo fraquinho....).
De qualquer maneira: a meu pedido (e não por iniciativa dos senhores que instalaram o modem/router), os senhores dignaram-se a dar-me a passoword do user Admin (que eles mudaram da standard). Ora parece-me, que sendo o modem/router MEU isto não é um favor que me fazem, mas uma obrigação. Parece-me também que não elucidar as pessoas dos perigos de ter uma password standard para TODOS os modems clix que são instalados não é muito inteligente (estou a utilizar um eufemismo mais uma vez).
E daqui vem o abrir de olhos: meus amigos! Para quem não tem acesso ao seu próprio modem/router ou quem nunca se preocupou em saber a password de administração deste, para quem nunca a mudou! Sabem o que é preciso para aceder ao vosso modem e potencialmente à vossa rede interna e inclusivé a apanhar todas as vossas passwords privadas que não estejam encriptadas? O vosso ip! Sabem como é facil obter um ip de um utilizador?
Acho escandaloso que se proceda desta maneira. Se o utilizador é informado tem o bom senso de mudar a password. Se não é arrisca-se potencialmente a... muito.
Já agora: também compreendo o ponto de vista da CLIX. Querem conseguir fazer updates de firmware e configurações aos modems/routers sem "incomodar o cliente" ou sem que o cliente "tenha que se preocupar". E querem impedir que os utilizadores façam asneiras na configuração assim dando mais trabalho ao pessoal técnico da clix... Aos senhores que assim pensam, eu digo pensem outra vez porque esta não é a solução.
A todos os utilizadores: mudem a password standard do router.
Aprendam a alterar as configurações. Não tenham medo de fazer asneiras. É assim que se aprende. O serviço técnico do CLIX existe para solucionar problemas e têm a obrigação de o fazer, não vos estão a fazer favor nenhum quando telefonam para lá.
Muito obrigado e um bom dia.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 26 Jan 2007 12:26    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
EinZteiN



Registo: 19 Out 2006
Mensagens: 37
Localização: Porto, Portugal

MensagemColocada: 26 Jan 2007 22:43    Assunto: Responder com citação

idem aspas...
o que fiz foi hard-reset ao router e usar a pass default que vem no manual!!

Depois, basta pores a porta que ligas à smartTV em PVC3...
Se precisares de ajuda a configurar, avisa que há montes de ppl por aqui que te pode ajudar! Smile


Abraço,
~EinZteiN
_________________
/dev/null
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 27 Jan 2007 10:18    Assunto: Responder com citação

Depois queixem-se de problemas no serviço à clix, que logo vem a resposta que levam Rolling Eyes Rolling Eyes

Essa de aceder à nossa rede interna é muito a fixe Laughing Laughing
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
fc



Registo: 31 Mai 2006
Mensagens: 212

MensagemColocada: 27 Jan 2007 12:57    Assunto: Responder com citação

Dracula escreveu:
Depois queixem-se de problemas no serviço à clix, que logo vem a resposta que levam Rolling Eyes Rolling Eyes

Essa de aceder à nossa rede interna é muito a fixe Laughing Laughing


não é que seja politica da empresa aceder à rede interna dos clientes, mas eu não fico descansado a saber que pessoas que provavelmente são subcontratadas a outras empresas e que hoje estão na clix e amanhã estão noutro lado qualquer podem ter acesso ao meu router de forma indiscriminada, com capacidade para abrirem portas se muito bem entenderem.
da mesma forma que ninguém deve gostar que alguém que trabalhe num banco saiba o pin do seu cartão multibanco. Eu quando compro uma fechadura para a porta da minha casa não deixo uma chave no vendedor para se existir algum problema ele poder abrir a porta sem eu me chatear. Basicamente é isso.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
viriatus



Registo: 19 Out 2005
Mensagens: 80

MensagemColocada: 29 Jan 2007 19:36    Assunto: Responder com citação

acho que apenas é possível aceder ao menu do router através de um ip externo se a opção estiver activa, senão apenas dá com um ip interno. A questão é saber se isso vem activo ou não. Mas por default acho que não vem activa, pelo menos na grande maioria dos routers. Wink
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
fc



Registo: 31 Mai 2006
Mensagens: 212

MensagemColocada: 30 Jan 2007 07:40    Assunto: Responder com citação

o router xavi para smartv vem configurado com permissão para acesso por telnet apenas externo!!!! Ou seja apenas de fora é que se consegue aceder à consola do router, é assim que ele é configurado pelos técnicos da clix.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jasonpowa



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 9

MensagemColocada: 01 Fev 2007 23:14    Assunto: Responder com citação

EinZteiN escreveu:
idem aspas...
o que fiz foi hard-reset ao router e usar a pass default que vem no manual!!

Depois, basta pores a porta que ligas à smartTV em PVC3...
Se precisares de ajuda a configurar, avisa que há montes de ppl por aqui que te pode ajudar! Smile


Abraço,
~EinZteiN


Mas isso mudou-te a pass de admin ou de user?

Eu queria a pass e login de admin para conseguir usar o reconectar_router para as HH.

Esta história de "ser mais facil para eles controlarem o que se passa no router" tem muito que se lhe diga... Querem anular este esquema de HH eternas... FDP Evil or Very Mad
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Red_Beret



Registo: 27 Out 2005
Mensagens: 1082

MensagemColocada: 02 Fev 2007 00:06    Assunto: Responder com citação

jasonpowa escreveu:


Esta história de "ser mais facil para eles controlarem o que se passa no router" tem muito que se lhe diga... Querem anular este esquema de HH eternas... FDP Evil or Very Mad


Que raio é que isso tem a ver com o assunto em discussao?
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
SpiKe.Blck



Registo: 23 Jan 2007
Mensagens: 10

MensagemColocada: 02 Fev 2007 16:45    Assunto: Responder com citação

Eu tenho SmartTV e tenho acesso ao meu router por admin! Então como é que raio é que configuram o router sem ter acesso a ele?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
v0rlon



Registo: 09 Nov 2005
Mensagens: 865
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 02 Fev 2007 20:36    Assunto: Responder com citação

Nao tenho smartv mas acho que voces fazem muito bem. Se o equipamento esta comprado e nao em regime de aluguer podem e devem alterar essas pw's.
_________________

Netgear DG834G
USR9105
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jasonpowa



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 9

MensagemColocada: 03 Fev 2007 10:42    Assunto: Responder com citação

SpiKe.Blck escreveu:
Eu tenho SmartTV e tenho acesso ao meu router por admin! Então como é que raio é que configuram o router sem ter acesso a ele?


Não. Tens é acesso como user. Podes mudar a NAT e mais umas coisas.

Mas não tens acesso a tudo!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
SpiKe.Blck



Registo: 23 Jan 2007
Mensagens: 10

MensagemColocada: 04 Fev 2007 08:29    Assunto: Responder com citação

Não eu tenho acesso em admin. Repara na pic:




Não se se esqueceram de alterar a pass no meu router...

Abraço
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jasonpowa



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 9

MensagemColocada: 05 Fev 2007 11:53    Assunto: Responder com citação

Isso entao ou foi cunha ou descuido.

Eles tem essa politica de nao deixarem mexer em tudo...

Vou fazer um hard reset ao meu router...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
patchwork



Registo: 19 Jul 2006
Mensagens: 8

MensagemColocada: 15 Fev 2007 23:58    Assunto: Responder com citação

Aconteceu o mesmo comigo, depois de a equipa de instalação se ter ido embora tentei aceder à administração do router e percebi que o acesso era negado.

A resolução é muito simples: o utilizador normal tem acesso entre outras funções à de backup.

Basta efectuar o backup, abrir o ficheiro com um editor simples de texto (tipo notepad) e fazer um pesquisa com o único dado que conhecemos - o nome do administrador: Admin (penso eu...). A password está perto do resultado da pesquisa... vão ficar impressionados com a simplicidade ;o)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
migvas



Registo: 07 Fev 2007
Mensagens: 2

MensagemColocada: 16 Fev 2007 08:25    Assunto: Responder com citação

nao tenho a opção de backup
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2, 3  Seguinte
Página 1 de 3



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET