Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Desconectar com Automate um Router Adsl

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> FAQ - Software
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
JohnnyPintas



Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 3

MensagemColocada: 06 Out 2005 11:04    Assunto: Desconectar com Automate um Router Adsl Responder com citação

Boas

Este tuturial explica como desconectar um router SMC 7004VBR ligado a um modem octal ethernet (kit sapo PS2) remotamente. Ou seja como programar os passos no automate 5.5 para aceder a um router e desconecta-lo, à hora programada.
Este procedimento destina-se principalmente aos utilizadores da Clix que tenham um router/modem adsl, onde a ligação é efectuada pelo router e não pelo dialup do windows.

Para usufruir das happy hours é necessário que seja estabelecida uma ligação entre a 01:00 e as 08:00, logo o objectivo é mandar o router desconectar no inicio e no fim das happy hours.

Como a ligação dura no máximo 18 horas (clix 4mbit) a ligação que começa quase às 08:00 pode durar até ao inicio da happy hour do dia seguinte. Desta forma e se a ligação não cair tenho 24h de happy hour.


http://clix.is.dreaming.org -> Website em flash com o Tutorial

Auto-executavel -> Ficheiro unico que permite ver o site no disco sem ter que se instalar o Flash Player 7 (bem mais rapido do que pelo Browser)


Para aceder ao meu router tenho q fazer os seguintes passos, passos esses que terão que ser inseridos na devida ordem no automate:

1º Passo: Abrir pagina web



2º Passo: Inserir password



3º Passo: aceder ao menu onde se encontra a opção do "disconnect"



4º Passo: Fazer logout e fechar a janela.


Estes são os passos especificos para o router referido, mas o processo é idêntico para outras marcas. Basicamente usando a função abrir pagina de web, inserir dados pelo teclado, mover o rato para X localização e clicar, e fechar janela, consegue-se fazer quase tudo dentro de um router.
Desta forma este tuturial utiliza o exemplo do SMC, mas serve como referência para muitos outras marcas e modelos.


Depois de instalado abrir o automate e fazer New, e clicar Next;



Inserir o nome da tarefa a criar e clicar Next;



De seguida tem que se adicionar um trigger, em "Add". Escolher o "Schedule Watcher" e clicar Ok.



É aberto automáticamente a configuração do schedule Watcher e é aqui que inserimos os dados relativos às horas e dias que queremos que o programa seja executado. É também aqui que se pode alterar a data para testes. Clicando now e adicionando + 30 segundos é suficiente para ver se está td a correr bem mais tarde com o programa, para ver se os passos são todos correctos.



Clicar em next ja com o horario defenido.



Clicar em create steps.



Irá surgir o Task Builder onde poderemos defenir todas as funções que serão executadas na hora programada. Basicamente pode-se escolher do quadro à esquerda qq função, inserir os valores necessários e adiconar à lista. Os objectos nesta lista podem subir ou descer na ordem que se encontram.




1ª Função: Abrir Web Browser. Aqui definimos qual a página inicial que irá ser aberta. Indiquem o IP do vosso router, no meu caso "http://192.168.2.1"


2ª Função: Inserir Password e clicar ENTER. No caso do meu router, mal entro na pagina do router o cursor fica logo na zona para inserir a password. Escreve-se a pass seguida por "Special Keystrokes" ENTER.


3ª Função: Pausa de 2 segundos para o webbrowser abrir correctamente a página a seguir ao login.


4ª Função: Mover o rato para cima de um objecto. Para criarem este passo é necessário que tenham o browser que estão a utilizar no menu exacto onde querem clicar. De seguida clicar e manter clicado à direita de "Drag" no A azul. Depois e mantendo sempre clicado, arrastar para cima da zona onde querem clicar até aparecer um rectangulo laranja à volta da secção.
Este passo serve tanto para o meu caso como para outros routers e deverá ser executado sempre que queiram escolher qq zona na pagina para clicar. Não esquecer de usar a pause de 2 segundos entre aberturas de paginas, para ele não clicar numa pagina que ainda não esteja totalmente aberta.


5ª Função: Clicar com o botão esquerdo do rato. Não tem muito que saber. Após a 4ª função de colocar o icone do rato por cima da zona selecionada, insere-se a função de clicar com o botão direito.


6ª Função: Fazer copy paste da 3ª função relativa ao tempo de 2 segundos.

7ª Função: Repetir o Passo 4 de Mover rato, mas tendo em atençao que a janela do Web browser tem que estar na posição correcta, ou seja ja na janela onde se vai clicar no Disconnect.

8ª Função: Fazer copy paste da 5ª Função de clicar com o rato.

9ª Função: Carregar a tecla Enter do Teclado. No meu caso surge uma janela de confirmação após clicar disconnect e como tal tenho que inserir a função de carregar a Tecla Enter.
Outra vez no meu caso o router está configurado para se connectar automáticamente, para estar sempre ligado. Se tal não acontecer é necessário repetir as duas funções anteriros para mover para connect e clicar.


10ª Função: Repetir a pausa, mas desta vez deixar o tempo necessário para que ele efectue a ligação e ganhe um IP. Só depois é que se deverá fazer logout. Usei 10 segundos.

11ª Função: Mover o rato para Logout. Consegue-se da mesma forma que a função 4 e 7.

12ª Função: Fechar a janela do browser. Depois de fazer logout volto para pagina de login, e já é seguro fechar a janela. Para efectuar este passo é necessário que o browser esteja aberto na janela exacta que é para fechar. No meu caso na janela de login, dps de ter feito logout.



Dores de cabeça que tive que podem evitar.
-Atenção ao browser que estão a utilizar. Uso o firefox, mas no programa é aconcelhado a usar o IExplorer. Qq ele que seja, não troquem de browser sem querer ao fazer o passo de mover o rato. Se dizem que estão a uzar Browser X têm que o usar em todos os passos.
-A certa altura tava-me a dar erro sempre no passo do mover o rato e não tava a perceber pq. Não sei bem qual a razão mas presumo que era pq o rato estava a mexer e a clicar logo a seguir ao passo anterior, sem dar hipotese ao browser de loadar a página correctamente. A pausa de 2 segundos parece resolver este problema.
-Testar a função antes de a utilizar num periudo de tempo proximo de forma a que vejam tudo a acontecer e possam verificar que de facto tudo resultou.
-Algumas funções pedem que a janela do browser esteja aberta na zona referida (caso do move mouse, fechar janela).

Por ultimo criei este tuturial para tentar ajudar o pessoal que tem clix mas não quer ou não pode estar acordado às horas defenidas para mandar a ligação abaixo.
Não posso garantir que funcione em todos os casos, nem mesmo que funcione noutro router que não seja o meu modelo. Presumo que funcione, mas não posso dar garantias.
Convém também frizar que estão a fazer isto à vossa responsabilidade. Não me venham culpar porque no fim do mês vos aparece uma conta em casa astronómica.

[[]]
_________________
...Tutorial Clix para Routers com Automate em Flash...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 06 Out 2005 11:04    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> FAQ - Software Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET