Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

[entrevista] Siemens desenvolve IPTV em Portugal

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Patagoncio
Administrador
Administrador


Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 1421
Localização: Normalmente em casa

MensagemColocada: 21 Nov 2005 17:43    Assunto: [entrevista] Siemens desenvolve IPTV em Portugal Responder com citação

In http://semanainformatica.xl.pt/764/infra/300.shtml

Semana Informática escreveu:
Siemens desenvolve IPTV em Portugal


Os serviços comerciais de Triple Play em
Portugal só deverão generalizar-se em 2007


João Silva, technical sales consultant manager da Siemens Information and Communications, resume a estratégia do fabricante alemão para o Triple Play

Semana Informática – Pode dizer-se que o Triple Play representa a convergência há muito anunciada?
João Silva – O simples Triple Play (televisão+telefone+Internet) não representa muito em termos de convergência, para além de se ter uma factura mensal agregada (já que um operador tem a possibilidade de oferecer todos estes serviços na sua própria infra-estrutura de rede/acesso).

A verdadeira convergência esperada pelo utilizador final passa por uma utilização integrada e interactiva dos três serviços, disponibilizando funcionalidades inovadoras e de valor acrescentado; isso só acontece quando recebemos no televisor a informação de quem nos está a tentar telefonar, quando somos capazes de activar chamadas telefónicas através de listas de contactos na TV, ou quando se recebe uma chamada no telefone e se transfere para a TV tornando-se uma videochamada. Actualmente, só a Siemens é capaz de disponibilizar este nível de convergência.

.I. – Os operadores nacionais estão preparados para o Triple Play?
J.S. – De um modo geral, são vários os factores que irão elevar o grau de dificuldade na implementação de Triple Play, nomeadamente: se o serviço que se pretende disponibilizar suporta mais de dois streams, ou seja, mais de duas televisões ligadas em simultâneo; se os débitos do serviço de Internet em banda larga não excedem os 2Mbps; se as distâncias das linhas de cobre do assinante até à central do operador (local loop) são superiores a dois quilómetros; se não for adoptado o novo codec de vídeo de bitrate reduzido, o H.264; se pretender fornecer um serviço de HDTV em mais de um televisor na residência.

S.I. – Quando prevê que o cenário tecnológico para o Triple Play esteja completamente implementado no nosso país?
J.S. – Tudo depende de vários factores: da generalização da tecnologia ADSL2+ e do VDSL2 como serviço de banda larga no acesso; da redução do comprimento do local loop, através de uma estratégia de implementação de fiber to the curb (FTTC) ou fiber to the basement (FTTB), ou melhor, redução da linha de cobre do assinante, substituindo-a progressivamente por infra-estrutura de fibra. Esta abordagem permitirá aumentar os débitos de banda larga (compromisso inerente à tecnologia DSL) e disponibilizar de um modo global os serviços de vídeo mais diversos. A Siemens prevê que 2006 seja o ano dos pilotos comerciais deste serviço nos vários operadores, passando pelas fases de escolha de fornecedores, definição/personalização da solução de vídeo e início dos testes da solução em ambiente de rede real. Já em finais de 2006/início de 2007, deverão generalizar-se os serviços nas cidades com maior potencial (densidade populacional, poder de compra) após a disponibilização global do ADSL2+, da redução de preços das set top boxes (STB) com suporte de H.264 e disco local, clarificação de estratégia de licenciamento de conteúdos em IPTV, entre outros factores.

S.I. – Que tipos de aplicação prática poderá o conceito Triple Play ter em Portugal?
J.S. – Os serviços aparecerão em pacotes. O mais básico, de TV simples, deverá ser mais barato que as actuais opções no cabo. No entanto, aparecerão vários outros pacotes de serviços e aplicações, já que estes serão o principal factor de diferenciação das soluções IPTV em relação ao cabo e ao satélite. Para além da disponibilização de TV digital utilizando pouca largura de banda, a Siemens (na sua solução de home entertainment) está a apostar muito nos serviços de valor acrescentado, para os quais o consumidor está disposto a pagar adicionalmente, aumentando as receitas do operador. Serviços de video-on-demand, network Personal Video Recorder (nPVR), TV of yesterday (capacidade de ver programas já passados) e vídeo-conferência são alguns exemplos.

S.I. – Em termos de interoperabilidade, a solução da Siemens pode ser implementada numa rede heterogénea?
J.S. – Pode, uma vez que assenta em componentes modulares com interfaces abertas e standards bem definidos, nomeadamente componentes de codificação de vídeo suportando interface IP Multicast UDP, servidores de VoD suportando interface RTSP, e gestão com interface SNMP e FTP (entre outras). Algumas componentes chave da solução têm um tratamento especial. É o caso do middleware, do DRM (que permite aos fornecedores de conteúdo confiarem na capacidade da solução em distribuir, guardar e reproduzir os conteúdos sem que se torne possível a cópia ou distribuição ilegal dos mesmos) e das STB (o equipamento de cliente que permite que todo o serviço seja possível para o cliente final). Aliás, esta é a componente que requer maior grau de integração com o middleware e que mais CAPEX representa na solução global.

S.I. – A partir de que largura de banda faz sentido falar em Triple Play sem perda de QoS?
J.S. – Poderemos assumir 2Mbps para cada sessão de vídeo em resolução PAL (usando H.264) e 8Mbps para cada sessão de vídeo em alta definição (usando H.264). No caso do serviço High Speed Internet (HSI) com 2 a 4 Mbps garantidos, a restante banda na linha DSL (usada pelo vídeo) poderá ser usada num modelo de best-effort para aumentar o débito máximo possível do serviço HSI. Para um serviço de voz sobre IP, estamos a falar de 32Kbps. Outros processos e modelos de controlo de QoS end-to-end para o serviço IPTV estão em desenvolvimento na Siemens, mas o modelo operacional e funcional não está ainda concluído nem identificado para um serviço de adesão generalizado.

S.I. – Quais são os pontos fortes da oferta da Siemens?
J.S. – Grande know-how a nível mundial existente nas áreas de telecomunicações, acesso e networking IP, escolha de parceiros best-in-class em todos os componentes da solução não cobertos com tecnologia própria da Siemens, fornecimento de uma solução garantida end-to-end e capacidade para apoiar qualquer projecto, quer partilhando sinergias com experiências adquiridas noutros projectos mundiais, quer permitindo a disponibilização de diversos serviços de valor acrescentado. Igualmente importante é a localização em Portugal de um Centro de Competências Mundial para a solução de home entertainment (IPTV), com cerca de 50 pessoas a trabalhar nas áreas de estratégia, gestão e desenvolvimento da solução a nível mundial. Este centro trabalha directamente com todos os projectos da Siemens a nível mundial.


Um obrigado ao membro Superfast pela notícia
_________________
Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 21 Nov 2005 17:43    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET