Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Centrais com smartv
Visitar página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
tafinho



Registo: 02 Out 2006
Mensagens: 174

MensagemColocada: 17 Nov 2006 01:18    Assunto: Responder com citação

metabolic escreveu:
Claro porque enviar 1Gbps é a cena mais simples do mundo..
A parte que estamos a falar de cenas diferentes é verdade agora que esta banda toda somada não é assim tão pouca também sabes que não é, ou não sabias q há varios DSLAMs por central ? É para enfeitar ? Secalhar é porque um não dá conta de tudo não ? Os DSLAMs ainda não são Tbps e o tráfego da IPTV está a sair do DSLAM para cada cliente.

Cumps



Chiça... chato.

Deixa-me fazer-te um desenho.

O custo de fazer chegar 100 canais a uma central é n*100 (muito aproximado), sendo n o custo por canais (tipicamente em banda).

O Custo de fazer chegar 100 canais a N DSLAMs é igual a fazer chegar a 2 DSLAMs, o quase é o custo de fibras intra-central e ter portos suficientes no router.

O Custo de fazer chegar 100 Canais a 1 cliente de uma DSLAM e EXACTAMENTE igual a fazer chegar a 200 clientes dessa DLSAM.


Já percebeste?
Não é por teres 1 cliente numa DLAM ou 200 clientes nessa DSLAM, que tens alteração no custo


Vamos aos exemplos:

Se 1 clientes estiver a ver a RTP1 numa DSLAM, tem de estar a chegar 4Mbps da RTP1 a essa DSLAM.
Se 100 clientes dessa DLSAM estiverem a ver a RTP1, apenas tem de chegar a essa DSLAM 4Mbps relativos à RTP1. É aqui que o multicast altera as contas.


Portanto, vamos supor uma DLSAM com 288 portos.
Se tiveres 288 clientes ligados a essa DSLAM, cada cliente com 3 TVs ligados à smartbox, no pior dos casos, a banda a entrar nessa DSLAM relativa à IPTV é APENAS o somatório do número de canais a entrar na central. E não _nr_de_clientes_*nr_de_canais , nem _nr_de_tvs_*nr_de_canais_ , mas sim, no pior caso, _nr_de_canais_*_banda_por_canal_

Percebeste a diferença?

No entanto, à central devem sempre chegar todos os canais a qualquer momento.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 17 Nov 2006 01:18    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Boda
Moderador
Moderador


Registo: 02 Nov 2005
Mensagens: 257
Localização: Quem é o Boda ?

MensagemColocada: 17 Nov 2006 05:43    Assunto: Responder com citação

Ainda não percebes.te q tamos a falar de coisas diferentes ?
Eu estou a falar do upload do DSLAM para o cliente e não do link/FO's externas.
O custo não aumenta até ao ponto em que esgotas o uplink do DSLAM, aí tens de adicionar outro DSLAM. Os DSLAM's de origem não suportam todos os clientes a 24Mbps nem mesmo a metade pois esgotam os recursos e aplicasse a contenção que no caso do IPTV é aumentado para garantir que não existem falhas de serviço televisão, ou seja, quando esta velocidade minima para cada cliente não é garantida é altura de adicionar outro DSLAM.
Vais-me tornar a dizer q 100 clientes não congestionam o link pq o link só leva os canais e não os clientes ? Já sei... mas é diferente do q eu tou a falar.
_________________
Monitoring devices, know where you go
Mass media, total control
Digital delight, desire in megabite
Data overflow, virtual suicide
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
tafinho



Registo: 02 Out 2006
Mensagens: 174

MensagemColocada: 17 Nov 2006 08:47    Assunto: Responder com citação

metabolic escreveu:

O custo não aumenta até ao ponto em que esgotas o uplink do DSLAM, aí tens de adicionar outro DSLAM. Os DSLAM's de origem não suportam todos os clientes a 24Mbps nem mesmo a metade pois esgotam os recursos e aplicasse a contenção que no caso do IPTV é aumentado para garantir que não existem



Estás a falar de saturação do cross bar? Não me parece.
No pior caso, tens uma DSLAM de 288 portos, e nesse caso tens 9,6Gbps de switching, que até o switch controler mais manhoso faz sem suar muito.
_________________
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
metralha761



Registo: 04 Nov 2005
Mensagens: 957

MensagemColocada: 17 Nov 2006 20:30    Assunto: Responder com citação

Acho q isto tem mais haver com a vontade arriscar ou não num determinado produto.

Como a própria clix ainda não deve estar segura com a performance do produto, deve preferir arriscar a curto/médio prazo.

Ja fazem muitos investimentos.

Mas cada um puxa as brasas para as sua sardinhas Very Happy. Como eu sou consumidor, eles q se amanhem e tratem de disponibelizar o produto.
_________________
www.metralha761.net
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Boda
Moderador
Moderador


Registo: 02 Nov 2005
Mensagens: 257
Localização: Quem é o Boda ?

MensagemColocada: 20 Nov 2006 04:39    Assunto: Responder com citação

tafinho escreveu:
Estás a falar de saturação do cross bar? Não me parece.
No pior caso, tens uma DSLAM de 288 portos, e nesse caso tens 9,6Gbps de switching, que até o switch controler mais manhoso faz sem suar muito.


288 portos ? Ou tipo.. x3 ?
Mas prontos, se te faz feliz é isso que tu dizes, resumindo, a Clix só n mete IPTV que até ia fazer dinheiro com isso em todas as centrais pq n lhe apetece.
Onde queres chegar ? Tem lógica para ti ?

metralha761 escreveu:
Acho q isto tem mais haver com a vontade arriscar ou não num determinado produto.

Como a própria clix ainda não deve estar segura com a performance do produto, deve preferir arriscar a curto/médio prazo.

Ja fazem muitos investimentos.

Mas cada um puxa as brasas para as sua sardinhas Very Happy. Como eu sou consumidor, eles q se amanhem e tratem de disponibelizar o produto.


Já ouve um estudo de mercado antes de isto arrancar, eles não se atiram de cabeça. A fase de testes também já acabou. É um serviço em crescimento que ainda não está disponivel em todas as centrais.

Como consumidor também estou a espera que chegue à minha central e também espero q n demore mas não há mta coisa a fazer.

Cumps
_________________
Monitoring devices, know where you go
Mass media, total control
Digital delight, desire in megabite
Data overflow, virtual suicide
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2
Página 2 de 2



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET