Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Velocidade possível da minha linha - 'pequena' análise

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
KarT



Registo: 29 Mai 2006
Mensagens: 14

MensagemColocada: 13 Jun 2006 23:32    Assunto: Velocidade possível da minha linha - 'pequena' análise Responder com citação

Boas!

Quando adquiri o serviço ADSL, obtive a velocidade de 10,5Mbps, com algumas quebras pelo meio. Telefonei para o apoio técnico, no qual me limitaram a ligação a 8Mbps.

A verdade é que agora tenho 13dB de SNR e, tendo 31dB de atenuação, supostamente deveria conseguir obter uma velocidade próxima dos 16Mbps (14, penso eu, observando os gráficos que estão na FAQ Geral).

Aqui vai um print da minha actual ligação:


Não acham que pode dar mais? Não sei fazer a avaliação de um possível melhoramento da minha velocidade tendo em conta o valor do SNR, mas, como já disse, vendo o gráfico da velocidade VS atenuação a minha ligação deveria suportar uma velocidade muito próxima de 16Mbps..

Porque é que o SNR da banda de upload é tão alto tendo em conta o da de download?

Até que velocidade é que a minha linha se aguenta estável?

Como posso melhorar as coisas cá por casa de modo significativo, tendo em conta que cada cabo tem, no máximo, 1m de comprimento, neste momento?

PS. Com micro-filtro e sem micro-filtro estes valores são iguais.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 13 Jun 2006 23:32    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Patagoncio
Administrador
Administrador


Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 1421
Localização: Normalmente em casa

MensagemColocada: 13 Jun 2006 23:52    Assunto: Re: Velocidade possível da minha linha - 'pequena' análise Responder com citação

KarT escreveu:
A verdade é que agora tenho 13dB de SNR e, tendo 31dB de atenuação, supostamente deveria conseguir obter uma velocidade próxima dos 16Mbps (14, penso eu, observando os gráficos que estão na FAQ Geral).


Basicamente estás a dizer: "tenho uma bóia, supostamente consigo dar 2 voltas ao mundo a nadar sem me afogar".

Com esse SNR, se queres ter 16Mb... muda de casa Wink
Se aguentar estável 1Mb a mais dá-te por sortudo...
_________________
Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 13 Jun 2006 23:57    Assunto: Responder com citação

Podes sempre tentar investigar se consegues melhorar isso aí em casa... ligar noutra tomada, cabos o mais curto possiveis... tentar ligar só o modem a ver se dá igual, etc...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
KarT



Registo: 29 Mai 2006
Mensagens: 14

MensagemColocada: 14 Jun 2006 00:04    Assunto: Responder com citação

Cabos mais curtos não dá Wink Em todas as tomadas tenho 13dB de SNR..

Não é suposto o micro-filtro aumentar o sinal, né?

Pá... segundo o gráfico, "supostamente", funcionaria "mais rápido" Neutral

Penso que ele estabiliza relativamente bem a 10Mbps... já que a 10,5Mbps tinha 2 ou 3 quedas por dia.. Não?

Qual é o acrescimo de velocidade por cada 1dB de perda? (demasiado rebuscado/estúpido perguntar isto?)

Tenho que convencer o pessoal da clix a fazer uma central aqui à beira de minha casa, já que o número de clientes da zona está em crescimento exponencial Very Happy
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 14 Jun 2006 04:42    Assunto: Responder com citação

O microfiltro duplo só serve mesmo para ter também telefone... se for só modem não faz falta... Tentaste desligar tudo o que tivesses na linha além do modem? não vá algum telefone "ranhoso" estar a perturbar... Smile

Ve isto já agora se ainda não viste: http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=142

Sobre o acrescimo de velocidade por cada 1dB de perda... muito relativo... mas como referencia podes ver que aproximadamente uma diferença de 2.5mbps te causou um ganho de 3db... mas é também de veres que os valores podem variar ligeiramente ao longo do dia...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
KarT



Registo: 29 Mai 2006
Mensagens: 14

MensagemColocada: 14 Jun 2006 18:58    Assunto: Responder com citação

Olá!

Desde já, obrigado pelas respostas Smile

Sim, dei uma vista de olhos mesmo agora!

Compensará chamar um técnico para ver as linhas em minha casa? Isso não é de borla, certo? Vou experimentar desligar um telefone manhoso que só descobri hoje que existia (!) e ver se há alguma alteração na linha.

Abraço [][]

PS. Ninguem me veio aqui instalar, o kit veio-me parar a casa...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
KarT



Registo: 29 Mai 2006
Mensagens: 14

MensagemColocada: 14 Jun 2006 20:09    Assunto: Responder com citação

Boas!

Desliguei o tal telefone, apliquei-lhe o micro-filtro extra que tinha aqui e o meu sinal de SNR aumentou para 17dB.

Telefonei para o apoio técnico, onde me aumentaram a velocidade para 10,5Mbps (como estava inicialmente) onde obtenho, agora, entre 11,5 e 13dB. Smile

Disseram-me que a minha linha aguenta até uma velocidade de 15Mbps, mas que o problema estava nos "erros da linha". Em que é que isto consiste? Como se resolve?

Cumprimentos e muito obrigado!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 14 Jun 2006 20:25    Assunto: Responder com citação

Já está a melhorar Smile

Isso dos erros possívelmente é causado por ruidos na linha ou assim... esse telefone parece que era um dos causadores... vê lá se não te lembras de mais telefones... Laughing
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
KarT



Registo: 29 Mai 2006
Mensagens: 14

MensagemColocada: 14 Jun 2006 20:33    Assunto: Responder com citação

Mais telefones não tenhos.. :p

Se ligar o modem directamente à ficha em vez de fazer a partição com o telefone via micro-filtro, ganho 1,5dB. Será motivo para arranjar outro micro-filtro?

Mais telefones não tenho... mas o que pode provocar esses erros na linha, alem de telefones? Não sei como é que a PT montou isto aqui...

Os erros na linha já são provocados pelo que se passa cá por casa, né? Se o pessoal da clix me vier cá instalar a SmarTV arranja-me isto?

Smile [][]
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
GdaSeca
Administrador
Administrador


Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 479
Localização: Na Terra ou no ar

MensagemColocada: 14 Jun 2006 20:55    Assunto: Responder com citação

Vão te tirar o BPA, e melhoras alguma coisita de certeza...

Faz um search por BPA e logo vÊ o que se falou aqui no forum sobre os BPA'S..


Abc,
_________________
Emigra para a Clixlândia!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
KarT



Registo: 29 Mai 2006
Mensagens: 14

MensagemColocada: 14 Jun 2006 21:25    Assunto: Responder com citação

E essa melhoria é grande ou pequena? Se vierem cá para instalar a SmarTV também me mexem nisso? É que não mo tiraram, porque fui eu que instalei a net :p

Além disso... o sinal baixa muito com a SmarTV?

O comprimento dos cabos dos telefones não influencia o comportamento do modem, pois não (os cabos que ligam os telefones à tomada e não o que liga o modem à tomada..)?

É que de 10Mbps com 12dB de SNR a 15Mbps estáveis, que é o que "segundo o pessoal da Clix" a minha linha suporta, ainda vai um bocado..
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
GdaSeca
Administrador
Administrador


Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 479
Localização: Na Terra ou no ar

MensagemColocada: 14 Jun 2006 21:57    Assunto: Responder com citação

KarT escreveu:
E essa melhoria é grande ou pequena? Se vierem cá para instalar a SmarTV também me mexem nisso? É que não mo tiraram, porque fui eu que instalei a net :p
ao ir instalar isso eles tiram o BPA, a melhoria é significativa, o suficiente para justificar a substituição dos BPAS antigos.

KarT escreveu:
Além disso... o sinal baixa muito com a SmarTV?
O Sinal não baixa nada, sincronisas à velocidade que sincronizares e pronto, mas quando a box está ligada consome alguns 4 Mbps da tua largura. Se queres que eu diga se se nota? eu sinceramente nunca notei, olha que eu tinha 16Mbps, quando me instalaram o 3play, há mais de um ano, me baixaram o sincronismo para 12Mbps para ter uma ligação "mais robusta", se tirares daí 4, sobram 8.... a fazer testes antes com 16 e agora com 8 uteis, com certeza que eu achava alguma diferença, mas na vida real... nunca me apercebí de nada, a vida não são testes... e nem sou gajo de ver emails, pra mim Pc é pra tar ligado, 24 / 24H... sempre a bombar...

KarT escreveu:
O comprimento dos cabos dos telefones não influencia o comportamento do modem, pois não (os cabos que ligam os telefones à tomada e não o que liga o modem à tomada..)?
acho que sim, mesmo que não seja o cabo do modem, está a gerar resistencia sobre a linha telefónica que é única... mas isso sou eu a delirar... deixo aí pra quem entende bem disso comentar.

KarT escreveu:
É que de 10Mbps com 12dB de SNR a 15Mbps estáveis, que é o que "segundo o pessoal da Clix" a minha linha suporta, ainda vai um bocado..
como já foi dito, isso tudo é relativo... e 10, não te chega? Conduzes?, andas sempre no limíte do teu veículo? (não vale para casal 50 ou similares Laughing ) é só curiosidade e graça, nem vale a pena entrarmos nessas considerações, a idéia que quero passar é uma frase brasileira que usamos para algumas situações semelhantes ou nem tanto : Relaxa e Goza... (nesse caso : a tua ligação super rapida, não a tentes estragar)



Abc
_________________
Emigra para a Clixlândia!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 14 Jun 2006 23:53    Assunto: Responder com citação

GdaSeca:

Acho que não há mal nenhum em o hombre tentar tirar o máximo partido da ligação dele...

eu á conta disso, consegui subir de 10 para 12 mbits Very Happy
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET