Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Decisão final sobre fusão Zon/Optimus ainda pode demorar meses

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Lusitano
Administrador
Administrador


Registo: 21 Set 2005
Mensagens: 6133
Localização: Faro

MensagemColocada: 21 Jun 2013 15:51    Assunto: Decisão final sobre fusão Zon/Optimus ainda pode demorar meses Responder com citação

Ainda pode estar por meses uma decisão final sobre a operação que vai juntar as operações da Zon e da Optimus. A AdC deve manifestar-se na próxima semana sobre o tema.

A informação é avançada hoje pelo Diário Económico, que diz ter informações relativamente à decisão da Autoridade da Concorrência sobre a fusão das duas operadoras.

Segundo o jornal, o regulador vai avançar para uma investigação aprofundada ao caso, situação comum nos processos em que há indícios de possíveis prejuízos para a concorrência do mercado em questão.

Na investigação aprofundada o regulador recolhe mais informação sobre o processo e alinha medidas para garantir que os consumidores não são provocados com a alteração proposta pela fusão.

Se a informação se confirmar e a investigação aprofundada se vier a realizar, a AdC tem 90 dias para tomar uma decisão, empurrando o processo para outubro. Já o prazo para se pronunciar nesta primeira fase de análise termina na próxima semana, se não for entregue mais nenhum pedido de informação ou realizada alguma interação com o regulador dos interlocutores do processo (concorrência incluída) que obrigue a parar o relógio e suspender, mais uma vez o prazo legal para o processo de análise.

Recorde-se que a AdC recebeu a notificação da operação de fusão há quatro meses e desde março que notícias dão como certa a necessidade de remédios. A intenção de fusão foi anunciada pelos acionistas de referência das duas empresas em dezembro do ano passado.

http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/decisao_final_sobre_fusao_zon_optimus_ainda_p_1323135.html
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 21 Jun 2013 15:51    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
fdias



Registo: 23 Fev 2008
Mensagens: 19
Localização: Arrebaldes da grande urbe

MensagemColocada: 31 Jul 2013 01:45    Assunto: Responder com citação

http://economico.sapo.pt/noticias/concorrencia-da-luz-verde-a-fusao-entre-zon-e-optimus_174577.html

Regulador, no seu projecto de decisão, não se opõe ao negócio, com os remédios já propostos.

A Autoridade da Concorrência vai dar luz verde à fusão entre a Zon e a Optimus, segundo o projecto de decisão do regulador, que foi pela não oposição ao negócio, ainda que com remédios.

O projecto de decisão ainda irá para fase de consulta pública e só depois haverá decisão final.

A informação foi publicada pela Zon e pela Sonaecom na CMVM.

A Sonaecom "informa que recebeu da Autoridade da Concorrência o projecto de decisão de não oposição no âmbito da operação de concentração que compreende a fusão entre a Optimus e a Zon", segundo o comunicado da dona da Optimus. "Este projecto de decisão inclui os compromissos já públicos", adianta a Sonaecom.

Também a Zon divulgou ter recebido o projecto de decisão.

As duas empresas referem que houve apenas uma alteração num dos compromissos estabelecidos, "reconfigurado na sequência da audiência de interessados".

Esta alteração refere-se à garantia de que "a Optimus não cobrará, não cobrará aos seus clientes de fibra do serviço triple play o pagamento de montantes devidos por cláusulas de fidelização em vigor, em caso de pedido de desligamento.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
fdias



Registo: 23 Fev 2008
Mensagens: 19
Localização: Arrebaldes da grande urbe

MensagemColocada: 05 Ago 2013 09:28    Assunto: Responder com citação

http://www.novidadestv.com/2013/07/30/fusao-entre-zon-e-optimus-com-luz-verde-da-autoridade-da-concorrencia/

A Autoridade da Concorrência (AdC) tem um projecto de decisão para não se opor à fusão entre a Zon (cuja maior accionista é a empresária angolana Isabel dos Santos) e a Optimus (a operadora do grupo Sonaecom, também dono do PÚBLICO), anunciaram nesta quarta-feira as duas empresas, em comunicados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O projecto de decisão, que será ainda levado a consulta pública antes de ser tomada a decisão final, implica, porém, a adopção de remédios pelas duas operadoras de comunicações.

Entre os compromissos que as empresas terão de assumir, e que já tinham sido tornados públicos, estão a prorrogação do contrato de partilha de rede entre a Optimus e a Vodafone e a modificação do contrato entre estas duas empresas para que não seja aplicada a limitação de responsabilidade em caso de resolução do contrato. Para além disto, a Optimus terá de assegurar que “estará aberta a negociar, durante um período de tempo, com um terceiro que lho solicite, um contrato que permita o acesso grossista à sua rede de fibra” e que “apresentará e negociará com a Vodafone, durante um determinado período de tempo, um contrato de opção de compra da sua rede de fibra”.

Para além disto, e depois de ouvir os interessados, a Autoridade da Concorrência determinou que a Optimus, “durante um determinado período de tempo, não cobrará aos seus clientes de fibra do serviço triple play [televisão, Internet e telefone] o pagamento de montantes devidos por cláusulas de fidelização em vigor, em caso de pedido de desligamento”.

Fonte: NovidadesTV.com / Público
Agradecimento ao “Lázaro” pela informação
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
PABT



Registo: 23 Out 2007
Mensagens: 462
Localização: algures na rede

MensagemColocada: 22 Ago 2013 20:16    Assunto: Responder com citação

A partir de segunda-feira ficaremos a saber o que vai acontecer na verdade com a fusão.
É o dia para todas as decisões da AdC.

http://economico.sapo.pt/noticias/decisao-zonoptimus-adiada-para-segundafeira_175851.html
_________________
Um dia vais vais perceber o que realmente queres. Nesse dia saberás que existe Optimus Clix,
Depois tropeças e reparas... estás no Planeta Zon
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
clixturbo



Registo: 01 Nov 2005
Mensagens: 300
Localização: Porto

MensagemColocada: 26 Ago 2013 18:10    Assunto: Responder com citação

Vamos esperar para ver

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu nesta segunda-feira luz verde definitiva à fusão entre a Zon e a Optimus, lançada em Dezembro de 2012. A decisão, que já era esperada, implica o cumprimento de cinco condições, que foram já conhecidas no final de Julho, aquando do parecer preliminar do regulador.

De acordo com os comunicados enviados pela Zon e pela Sonaecom ao regulador do mercado de capitais, a CMVM, de entre os remédios (condições impostas pela AdC) está a obrigatoriedade de a Optimus (detida pela Sonaecom, que é também dona do PÚBLICO) colocar à venda a rede de fibra óptica, sendo que a Vodafone tem direito de preferência na compra.

Além disso, o regulador impõe que a Optimus prorrogue “o prazo de vigência do contrato de partilha recíproca de rede” que firmou com a Vodafone e que modificará esse contrato “no sentido da não aplicação de limitação de responsabilidade em caso de resolução injustificada ou de resolução justificada por motivo que lhe seja imputável”.

Por fim, a AdC insta a Optimus a negociar com terceiros “um contrato que permita o acesso grossista à rede de fibra” por um período mínimo de cinco anos e a não cobrar “aos seus clientes do serviço de triple play [oferta integrada] sobre tecnologia de fibra (...) os montantes devidos a título de cláusulas de fidelização, em caso de pedido de desligamento”.

A decisão divulgada pela Concorrência nesta segunda-feira (o último dia que o regulador tinha para se pronunciar sobre a fusão) era o último passo que faltava para consumar o casamento entre a Zon e a Optimus, sobre o qual se especulava já desde 2007.

Com este negócio, que criará uma nova sociedade veículo que será dona de mais de 50% do capital da nova operadora, nasce um novo gigante das telecomunicações em Portugal, mais musculado para concorrer com o incumbente Portugal Telecom.

Juntas, a Zon e a Optimus vão gerar receitas de 1,6 milhões de euros e dominar 28% do mercado. Este casamento vem aliar a força que a primeira tem no segmento da televisão paga ao terreno que a segunda foi conquistando no negócio móvel.

As acções da Sonaecom encerraram a sessão desta segunda-feira a subir 0,66%, enquanto a Zon desvalorizou 1,12%. Desde que a fusão foi lançada, a 14 de Dezembro de 2012, os títulos desta última operadora dispararam 50,3%. Já a dona da Optimus registou uma ascensão de 18,4%.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET