Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Sonaecom prepara-se para construir a rede de telecomunicações mais avançada em Portugal
Visitar página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
blackspawn

Registo: 16 Fev 2006

MensagemColocada: 22 Fev 2008 22:33    Assunto: Responder com citação

Lusitano escreveu:
Eu sei que anda, mas eles disseram que não querem abrir a rede deles a outros operadores.

Greedy bastards Laughing

Lusitano escreveu:
Não necessariamente, a Sonaecom pode usar tecnologia VDSL2 sobre cobre ainda.

Para o VDSL2 surtir algum efeito o "last mile" de cobre vai ter de ser encurtado consideravelmente (pelo menos se se pretender atingir uma percentagem da população minimamente significativa)...

Posso estar enganado mas a tal falada fibra (das NGN a 3/5 anos) não vai substituir por completo o cobre, uma all-fiber network desde o BNG até à tomada do telefone voip de lá de casa ainda vai demorar mais de 5 anos de certeza, provavelmente nem tanto por incapacidade técnica ou de infraestrutura mas porque já muito foi investido no cobre e todos querem fazer render o peixe até n poder mais...

A ideia (tanto da clix como da PT) é por fibra até cerca de 600/800 m do cliente (FTTP - Fiber to the premises), sendo a ligação final feita por cobre (utilizando o VDSL2 e atingindo velocidades entre 50 a 100 mbps). Não esquecendo que o vdsl2 pode ser simetrico Wink
AdSense

MensagemColocada: 22 Fev 2008 22:33    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
NeoMan

Registo: 16 Dez 2007

MensagemColocada: 23 Fev 2008 03:11    Assunto: Responder com citação

Sonaecom informa sobre Redes de Nova Geração
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
zxcvb123

Registo: 04 Nov 2005

MensagemColocada: 23 Fev 2008 23:40    Assunto: Responder com citação

blackspawn escreveu:
Para o VDSL2 surtir algum efeito o "last mile" de cobre vai ter de ser encurtado consideravelmente (pelo menos se se pretender atingir uma percentagem da população minimamente significativa)...

Posso estar enganado mas a tal falada fibra (das NGN a 3/5 anos) não vai substituir por completo o cobre, uma all-fiber network desde o BNG até à tomada do telefone voip de lá de casa ainda vai demorar mais de 5 anos de certeza, provavelmente nem tanto por incapacidade técnica ou de infraestrutura mas porque já muito foi investido no cobre e todos querem fazer render o peixe até n poder mais...

A ideia (tanto da clix como da PT) é por fibra até cerca de 600/800 m do cliente (FTTP - Fiber to the premises), sendo a ligação final feita por cobre (utilizando o VDSL2 e atingindo velocidades entre 50 a 100 mbps). Não esquecendo que o vdsl2 pode ser simetrico Wink

Que eu saiba a sonaecom não tem linhas de cobre instaladas, são todas através do ORALL, como tal não investiram no meio cobre em si.
Além de que na comunicação que fizeram, falam explicitamente em FTTh e em obter autonomia do operador da rede básica.

Acredito que PT siga o caminho do VDSL2 já a sonae tenho as minhas duvidas, a não ser que a anacom mude as regras.

Falam num investimento a 3 anos, break even a 5 e pay back a 9.
Sinceramente não acredito que se começarem a investir este ano, esperem por 2011 para começar a comercializar, certamente vão disponibilizando de forma localizada.
Voltar acima
Keeper

Registo: 28 Out 2006

MensagemColocada: 15 Abr 2008 14:21    Assunto: Responder com citação

blackspawn escreveu:

Ó blackspawn, o que disseste não tem qualquer cabimento porque tal como o zxcvb123 disse, fibra até ao DSLAM (para ADSL) ou CMTS ( para redes HFC - docsis/Cabo) da área, é o que actualmente já existe...o que não existe é o "last mile" em fibra, ou seja, FTTH -> Fiber To The Home.

Se fossemos seguir o teu raciocínio, isso implicaria que todos os portugueses tiriam de ter um DSLAM com cartas VDSL2+, dentro de casa, a converter a fibra para pares de cobre (isto porque julgo eu que os modems VDSL não trabalham directamente com fibra óptica).

Cumps,

Keeper
Voltar acima
blackspawn

MensagemColocada: 16 Abr 2008 10:16    Assunto: Responder com citação

Keeper escreveu:
Ó blackspawn, o que disseste não tem qualquer cabimento porque tal como o zxcvb123 disse, fibra até ao DSLAM (para ADSL) ou CMTS ( para redes HFC - docsis/Cabo) da área, é o que actualmente já existe...o que não existe é o "last mile" em fibra, ou seja, FTTH -> Fiber To The Home.

Se fossemos seguir o teu raciocínio, isso implicaria que todos os portugueses tiriam de ter um DSLAM com cartas VDSL2+, dentro de casa, a converter a fibra para pares de cobre (isto porque julgo eu que os modems VDSL não trabalham directamente com fibra óptica).

Cumps,

Keeper

Sim e o que estás a dizer é que entre o CO e o cliente (distância que pode ir até 4/5 Km) a única opção é tudo cobre ou tudo fibra? Bem se é posso-te dizer que estás errado! Caso não saibas entre FTTN (Fiber To The Node - situação actual) e FTTH existe FTTC (Fiber To The Curb) e FTTP (Fiber To The Premises).
É perfeitamente possível passar de uma arquitectura centralizada como a que existe hoje (em termos de DSLAMs que apenas estão localizados no CO) para uma arquitectura distribuída onde os DSLAMs passam a estar mais próximos do cliente (<1000m) de maneira a permitir uma cobertura mais abrangente, e juntamente com o VDSL2 atingir velocidades até 100Mbps (especialmente em áreas de maior densidade populacional). Aliás não sou o único a pensar assim (basta leres o abstract).

Basta veres nos States onde Verzion anda a por FTTH, e consultares os valores de investimento (dezenas de milhares de milhões de doláres) e o tempo que esta a levar para teres uma ideia do que o FTTH implica... Mesmo que a sonae tivesse começado em 2005 duvido muito que daqui a 5 anos tivessemos todos a aceder a este forum com ligações de 100Mbps.

Quanto tempo demorou a passagem de ADSL para ADSL2+? Qual foi o ritmo a que as centrais passaram a suportar ADSL2+? pois e daqui a 3/5 anos iremos ter todos fibra... yeah right Rolling Eyes

Contudo, admito, talvez a clix queira mesmo FTTH, mas daqui a 3/5 anos? not a chance! (a não ser que estejam a dizer FTTH para meia dúzia de gatos pingados...). Este press release para o impacto que vai ter passou muito ao lado das notícias... Quanto à PT enquanto forem obrigados a disponibilizar a fibra a outros concorrentes, não me parece que estejam dispostos a fazer esse investimento...

zxcvb123 escreveu:
Que eu saiba a sonaecom não tem linhas de cobre instaladas, são todas através do ORALL, como tal não investiram no meio cobre em si.
Além de que na comunicação que fizeram, falam explicitamente em FTTh e em obter autonomia do operador da rede básica.

Acredito que PT siga o caminho do VDSL2 já a sonae tenho as minhas duvidas, a não ser que a anacom mude as regras.

Sim, tens razão, o que eu acho é que de ORALL até FTTH é muita fruta Very Happy e tirando experiências muito localizadas não acredito que seja executável em 5 quanto mais 3 anos.

zxcvb123 escreveu:
Falam num investimento a 3 anos, break even a 5 e pay back a 9.
Sinceramente não acredito que se começarem a investir este ano, esperem por 2011 para começar a comercializar, certamente vão disponibilizando de forma localizada.

Opa eu não sou economista por isso se calhar tou a dizer uma bacorada mas pelos valores que tenho visto por esse mundo fora relacionado com o investimento necessário para a FTTH... break even a 5?? Confused
Quanto à disponibilização de forma localizada, sim não dúvido que seja assim, e se este press release realmente quer dizer que em 2012 vamos ter meia dúzia de quarteirões em Lx e no Porto a suportar Fibra... humm ok sim acredito que seja possível. Mas nunca numa oferta generalizada como é hoje o ADSL2+.
Tuga

Registo: 05 Out 2007

MensagemColocada: 17 Abr 2008 23:11    Assunto: Responder com citação

Interessante entrevista (ainda a decorrer a esta hora) com o dirigente da Apritel (por sinal em representação da Sonaecom) na RTP2.

Alguém viu? Comentários?
Voltar acima
blackspawn

MensagemColocada: 18 Abr 2008 09:22    Assunto: Responder com citação

Tuga escreveu:
Interessante entrevista (ainda a decorrer a esta hora) com o dirigente da Apritel (por sinal em representação da Sonaecom) na RTP2.

Alguém viu? Comentários?

Não não vi... em que programa foi? (no telejornal?)
Tuga

MensagemColocada: 18 Abr 2008 09:56    Assunto: Responder com citação

blackspawn escreveu:

Não não vi... em que programa foi? (no telejornal?)

No programa de Economia da RTP2. Luis Reis da Apritel foi o entrevistado de Sérgio Figueiredo para fazer a análise económica da semana (e não só).
Não consegui "apanhar" toda a entrevista mas do que ouvi, apesar de não haver novidades, e no que se refere ao que interessa mais aos utilizadores do Fórum, salientam-se os comentários acerca dos investimentos nas redes de nova geração.

Voltou a referir que a Sonaecom tem o referido projecto e que está aberta a empresas interessado na colaboração, referindo que não tem justificação nem é inteligente a existência/investimento em várias redes em paralelo pertencendo a vários fornecedores.
Salientou que a Sonaecom, neste projecto especifico, o abre aos outros fornecedores pretendendo apenas o retorno do investimento.

Deu o exemplo de vários países da Europa em que já existe ou irá existir uma única empresa grossista independente e/ou comparticipada pelos interessados que faz a construção/gestão/manutenção da infraestrutura base gerando economias para os fornecedores finais e libertando-os para a sua actividade essencial que é o comércio retalhista de produtos e serviços desta área.
Salientou que a concorrência se deve fazer nestes produtos e serviços finais porque, como disse, ao cliente "pouco interessa se o cabo que lhe chega a casa é de cobre ou outro ou se é azul ou verde, porque ao cliente final o que interessa é o produto final, quanta paga e em que condições o recebe em sua casa".
Voltar acima
busyy

Registo: 10 Mar 2008

MensagemColocada: 18 Abr 2008 12:01    Assunto: ... Responder com citação

Também vi não totalmente....
O resumo que apresentaste foi um dos momentos do programa.De resto, as conclusões que tirei do programa foram:
- a fibra óptima é mesmo uma inevitabilidade e é mesmo para avançar...sonaecom sozinha,, acompanhada ou....;
-o entrave maior vem dos interesses instalados (aqui pode-se ler o "monopólio" até à uns tempos existente);
-o desenvolvimento em novas formas de chegar ao consumidor é um terreno de areias movediças em que se "joga mas que não se sabe bem as regras" e pelo que me pareceu muito sujeito aos lobbies...
-tendo em conta a expansão da fibra óptica nalguns países dados como exemplos (Japão, Coreia...) felizes aqueles que vivem em meios urbanos densamente povoados, coitados dos outros .A menos que se crie uma forma de "serviço universal" de fibra óptica, em que por cada área densamente povoada, tenha de se instalar numa zona menos povoada, mas o ínicio desta instalação não "promete" que o caminho seja esse. Sonaecom avança da maneira que entende (obviamente em "boas zonas") e depois logo se vê....
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nadir Ebrahim

Registo: 24 Jan 2007

MensagemColocada: 19 Mai 2008 03:55    Assunto: Responder com citação

muito provavelmente a oferta de fibra optica da clix a 100mbps,deve entrar no mercado em outubro visto os clientes testers,terem borla ate setembro de 2008 isso deve querer dizer que em outubro iram começar a pagar,e que se deve tornar oferta comercial.
claro que so deve estar no porto e lisboa.
Voltar acima
IceManZ

Registo: 25 Jul 2008

MensagemColocada: 25 Jul 2008 15:24    Assunto: .... Responder com citação

as vossas opiniões para além de serem construtivas são incompletas, pois não tem toda a info... para além da mesma não estar disponivel o q até certo ponto justifica o q é dito aqui... penso eu q nunca podemos afirmar a 100% qdo nao temos conhecimento de causa...

e agora se eu vos disser q a fibra garante VOIP( com gateway de voz em casa do clt)+TV até 20km de distancia...

me despeço
Voltar acima
Tuga

MensagemColocada: 25 Jul 2008 17:22    Assunto: Re: .... Responder com citação

IceManZ escreveu:
as vossas opiniões para além de serem construtivas são incompletas, pois não tem toda a info... para além da mesma não estar disponivel o q até certo ponto justifica o q é dito aqui... penso eu q nunca podemos afirmar a 100% qdo nao temos conhecimento de causa...

e agora se eu vos disser q a fibra garante VOIP( com gateway de voz em casa do clt)+TV até 20km de distancia...

me despeço

Shocked Question Think
Voltar acima
mauro1855

Registo: 28 Dez 2007

MensagemColocada: 25 Jul 2008 19:38    Assunto: Re: .... Responder com citação

Tuga escreveu:
IceManZ escreveu:

me despeço

Shocked Question Think

Lool, fikei como o tuga Question Question Question Question Shocked Question

Cumps
Voltar acima
IceManZ

Registo: 25 Jul 2008

MensagemColocada: 26 Jul 2008 15:15    Assunto: Responder com citação

Quais as vossas duvidas?
Voltar acima
Utilizador

Registo: 08 Ago 2007

MensagemColocada: 26 Jul 2008 18:45    Assunto: Responder com citação

IceManZ escreveu:
Quais as vossas duvidas?

Se você sabe o que diz/escreve ou tem consciência das asneiras que escreveu.

Apenas isso.

Rolling Eyes
Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET