Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Apresentação e pedido de opinião.
Visitar página 1, 2, 3  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
MiguelPereira



Registo: 14 Ago 2008
Mensagens: 20

MensagemColocada: 20 Ago 2008 12:04    Assunto: Apresentação e pedido de opinião. Responder com citação

Olá boa tarde!
Já frequento este fórum há já algum tempo em virtude de processo de adesão à Clix.
Moro actualmente no Campo Alegre, no Porto.
Após muita leitura deste fórum vou resumir aqui o que já foi feito e pedir a vossa opinião no que se poderá ainda fazer...

1- Aderi ao Clix 24mb com SmartTv BestOf.
2- Após a activação em que fiquei com o telefone e internet, num modem router Huawei HG520s, reparei que fiquei com uma largura de banda no modem de 16mb (download) e de 1 mb (upload).
3- Aquando da instalação do serviço de TV, ligado à box por cabo rj45, o técnico trocou o modem por um Thomson ST585v6.
4- Sendo uma casa já com alguns anos, em que a única tomada de telefone era propriedade e alugada pela PT, comprei uma nova que o técnico simpáticamente aceitou trocar.
5- Após constatação de algumas paragens na imagem assim como uns estalidos do som, fizeram uns ajustes na linha.
6- Aparentemente resultou, pelo que se deu concluido o serviço.
7- Após consulta ao Thomson reparei que fizeram o downgrade para uma largura de banda de 12mb.
8- Após muita leitura e speed tests em que o melhor que conseguia no programa "medvel" aqui sacado era algo na ordem dos 7,45 mbs e no speedtest.net na ordem dos 6608Kbps
9- Passei a instalar e usar o CfosSpeed pelo que as ligações melhoram um pouco após a afinação dos downloads e uploads.
10- Ontem acordei bem disposto e toca a pegar na chave de fendas... toca a desmontar a tomada nova instalada. Removi um série de 4 fios que andavam lá a fazer nenhum apena deixei ligado os que respondiam directamente aos dois que vêm do fia que entra em casa...
11- Resultado: A linha telefónica ficou com um som melhor e mais nítido. A SmarTv ficou com uma imagem muito mais nítida, e sem saltos, apenas por vezes quando se muda de canal, creio eu em virtude de sintonização do canal em causa e apenas por fracções de segundo. A velocidade da net aumentou mais um pouco.
12- Fiquei super satisfeito!
13- Resolvi ligar ao fim da tarde para o apoio técnico da Clix.
14- Expliquei todo este processo o que deve ter animado o sr que me atendeu, pois poupei-lhe algum trabalho de pré diagnóstico, etc.
AGORA VEM A MELHOR PARTE:
15- Concordámos que seria interessante voltar a subir a largura de banda e ver como isto se portaria...
16- Ele altera para 14mb e ligado à net que estava, constato no modem/router a alteração, salto para o medidor de velocidade disponibilizado aqui no fórum e simplesmente a velcidade dobrou para os cima dos 12mbs...
17- Entretanto são estes os valores retirados do modem:


THOMSON ST585v6

Informações sobre a ligação


Tempo de funcionamento: 0 dias, 12:16:04

DSL Type: G.992.5 annex A

Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]: 814 / 14.271

Dados transferidos (enviados/recebidos) [MB/GB]: 3,77 / 8,85

Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]: 12,5 / 0,0

Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]: 13,5 / 29,0

Margem SN (cima/baixo) [dB]: 11,5 / 10,0

ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / GSPN

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): 0

Erros em segundos (local/remoto): 3 / 0

Erros de FEC (cima/baixo): 1 / 126.531

Erros de CRC (activo/inactivo): 1 / 1.270

Erros de HEC (cima/baixo): 0 / 1.169


18- Resultado: A box voltou aos soluços de imagem com pixelização e som com frequência.
19- Após reiniciação da box o máximo que consegui com o Medidor de Velocidade foi os 10Mbps... No speedtest.net ronda no máximo os 9000/700 kbps

Agora as questões e pedido de opiniões:

A- Que mais poderei fazer aqui em casa, para melhorar isto?
B- Haverá hipótese de manter esta velocidade e parar a Pixelização e Som quebrado ocasional?
C- Atenuação de ruido - qual a vossa opinião?
D- Será que se mandar trocar o fio que entra cá em casa vindo da caixa do prédio por um de melhor qualidade elimino o problema da TV?
E- Trocar ou adicionar algum hardware como filtros de linha - só tenho um, o fornecido com modem Huawei.

Desde já o meu sincero obrigado pela paciência a ler isto. Se conseguir a vossa ajuda tanto melhor! A vossa experiência já me eliminou muito telefonemas para a Clix, apesar de ter sorte com quemapnho na linha, pois têm sido todos muito cordiais e profissionais....
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
AdSense






MensagemColocada: 20 Ago 2008 12:04    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
xexebanana



Registo: 10 Mar 2008
Mensagens: 570

MensagemColocada: 20 Ago 2008 13:14    Assunto: Responder com citação

Bem-Vindo.

Com esses valores apresentados posso dizer que essa linha esta a trabalhar nos limites dos limites.Basta uma pequena flutuação na Margem S/N,que ja esta no minimo aceitacel, para perder a ligação.
A atenuação naõ sendo muito boa, tambem não é má, ja vi pior.
Em casa não há muito mais a fazer.
por isso penso que a melhor solução será passar para o pacote de Net de 12mbit, e ficar com o perfil de Smartv de 12mbit.
E assim o sinal vai aumentar e ter mais estabilidade na linha
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
MiguelPereira



Registo: 14 Ago 2008
Mensagens: 20

MensagemColocada: 20 Ago 2008 13:39    Assunto: Responder com citação

xexebanana escreveu:
Bem-Vindo.

Com esses valores apresentados posso dizer que essa linha esta a trabalhar nos limites dos limites.Basta uma pequena flutuação na Margem S/N,que ja esta no minimo aceitacel, para perder a ligação.
A atenuação naõ sendo muito boa, tambem não é má, ja vi pior.
Em casa não há muito mais a fazer.
por isso penso que a melhor solução será passar para o pacote de Net de 12mbit, e ficar com o perfil de Smartv de 12mbit.
E assim o sinal vai aumentar e ter mais estabilidade na linha


Por outras palavras, ligar para o Apoio a Cliente, e pedir para baixar novamente para os 12mbit, certo?
E quanto à atenuação? Menciono a eles os valores a ver o que eles podem, ou não, fazer?
Quais os valores bons para atenuação?
Obrigado pela ajuda! Very Happy
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
Tuga



Registo: 05 Out 2007
Mensagens: 1010
Localização: Vila Franca de Xira

MensagemColocada: 20 Ago 2008 16:50    Assunto: Responder com citação

Caro MiguelPereira,

Benvindo ao Fórum. Smile

Os dados apresentados mostram que, com essa Atenuação (29 dB), o máximo teórico que essa linha permite são cerca de 16 Mb com a linha em boas condições.
Essa deve ser a razão porque o Modem inicialmente sincronizou a essa velocidade mas como a Margem de Ruído está no limite (10 dB) qualquer oscilação pode provocar problemas (como referiu o xexebanana).

Entretanto fiquei com uma dúvida: A medição de velocidade foi efectuada com a Televisão ligada? Se foi esse o caso, é necessário ter em conta a largura de banda ocupada por esta (3/4 Mb) e também o facto de a velocidade útil de download ser de apenas cerca de 85% da velocidade de sincronização.

Relativamente a possíveis melhorias só existem duas hipóteses:

1ª - Baixar a velocidade de sincronização (como também referiu o xexebanana) para aumentar a estabilidade e evitar os erros.

2ª - Aumentar a qualidade da linha para tentar aumentar a Margem de Ruído. Esta última só é possível de uma forma prática e rápida naquilo que está dependente apenas do cliente ou seja na instalação do prédio ou da casa. Como a instalação parece ser antiga e com a mudança apenas da tomada já houve melhorias, provavelmente se o cabo que vem da caixa também for antigo a sua substituição só pode melhorar a ligação.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
xexebanana



Registo: 10 Mar 2008
Mensagens: 570

MensagemColocada: 20 Ago 2008 17:44    Assunto: Responder com citação

Eles no SAC quando se liga para la acerca de problemas com a linha, eles tem acesso aos mesmos valores da linha que tu ves.
Não é preciso relatar os valores porque eles tem acesso a eles, seja acedendo directamente ao modem, no meu caso o speedtouch 546v6, ou atraves de qualquer outro utilitario
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
mauro1855



Registo: 28 Dez 2007
Mensagens: 285

MensagemColocada: 20 Ago 2008 19:16    Assunto: Responder com citação

Talvez se trocares os cabos por uns de boa qualidade consigas algumas melhorias, mas não esperes milagres. Tens uma boa atenuação, mas a alteração que o SAC t fez para os 14 Mbps não foi muito boa ideia, pois como podes ver o SNR diminui para valores poucos estáveis. A pixelização e os estalinhos são normais e constantes com um SNR tão baixo. Aconselho a telefonares outra vez para o SAC e então pedires a baixa da velocidade para os 12 Mbps, assim fica um melhor SNR e os estalinhos vão desaparecer Wink

Cumps
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
MiguelPereira



Registo: 14 Ago 2008
Mensagens: 20

MensagemColocada: 20 Ago 2008 22:17    Assunto: Obrigado! Responder com citação

De facto nada como falar com quem sabe! De facto assim podemos entrar na Clix como muito mais confiança!
Posto isto vou tentar trocar o fio que vem da caixa cá para o apartamento. Depois vou religar a tomada de parede, e voltar a fazer testes, reboot da box, etc... depois logo decido se ligo para o SAC e baixa-se para 12 mb.
Mais uma vez muito obrigado!

Qualquer coisa disponham!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
MiguelPereira



Registo: 14 Ago 2008
Mensagens: 20

MensagemColocada: 20 Ago 2008 22:18    Assunto: E quanto ao fio... Responder com citação

Recomendam algum cabo especial ou apenas aquele que se compra em casa tipo Maxmat ou Leroy? Ou antes casa de material electrico mais especializado?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 21 Ago 2008 08:42    Assunto: Responder com citação

Cabo de rede CAT5E Wink
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
MiguelPereira



Registo: 14 Ago 2008
Mensagens: 20

MensagemColocada: 21 Ago 2008 09:13    Assunto: Mas só se liga dois fios... Responder com citação

Dracula escreveu:
Cabo de rede CAT5E Wink

Usando esse cabo, só ligamos os fios azul e azul e branco certo?
Abraço[/img]
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
Dracula



Registo: 31 Out 2005
Mensagens: 2413
Localização: Entre a cadeira e o teclado

MensagemColocada: 21 Ago 2008 09:45    Assunto: Responder com citação

Podes usar o par que te apetecer Wink

azul e azul branco
ou
laranja e laranja branco
ou ....
_________________
Be sure to engage your brain before open your mouth!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
MiguelPereira



Registo: 14 Ago 2008
Mensagens: 20

MensagemColocada: 21 Ago 2008 10:04    Assunto: Responder com citação

Dracula escreveu:
Podes usar o par que te apetecer Wink

azul e azul branco
ou
laranja e laranja branco
ou ....


Meus caros....
Resolvi abrir a caixa junto à tomada que foi trocada.... Terror!
Vejam o que encontrei!


Que tal?
Até já.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 21 Ago 2008 10:08    Assunto: Responder com citação

MiguelPereira escreveu:
Dracula escreveu:
Podes usar o par que te apetecer Wink

azul e azul branco
ou
laranja e laranja branco
ou ....


Meus caros....
Resolvi abrir a caixa junto à tomada que foi trocada.... Terror!
Vejam o que encontrei!
Que tal?
Até já.


é para ser sincero?

já vi pior Wink

agora das duas uma, ou ligas os cabos com um ligador, ou passas novo cabo ate a caixa do predio.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
MiguelPereira



Registo: 14 Ago 2008
Mensagens: 20

MensagemColocada: 21 Ago 2008 10:17    Assunto: Responder com citação

A sério? Pior?
Bem agora fica assim. Vou até à terra (Lisboa) uns dias a partir de amanhã... Isso implica uma logística horrível. A minha namorada, o filho dela e a minha filha de Alfa na boa... eu vou na boa também (quem gosta de Citroën, "ama" o seu Xantia) mas vou sozinho, com as minhas cadelas e bagagem atrás de carro e a pagar bem as nossas auto-estradas...
Para a semana quando vier vou comprar cabo de rede e trocar isto tudo.
Fico curioso como ficará o sinal depois desta alteração!
Até logo.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
MiguelPereira



Registo: 14 Ago 2008
Mensagens: 20

MensagemColocada: 21 Ago 2008 10:20    Assunto: Responder com citação

Mais uma coisa.. vou retirar também o cabo da Tvcabo que já está morto e está.. assim liberto espaço na parede para o cabo de rede passar sem encravar a meio....
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2, 3  Seguinte
Página 1 de 3



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET