Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Serviço de servidor de News a piorar....
Visitar página Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
bluestrattos



Registo: 10 Nov 2005
Mensagens: 103
Localização: Coimbra

MensagemColocada: 25 Jun 2007 23:37    Assunto: Responder com citação

news.novis.pt ou news.ip.pt vai tudo dar ao mesmo. O IP é o mesmo por isso... quem tem 24mb também padece do mesmo mal das 3 ligações ?
_________________


Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 25 Jun 2007 23:37    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Patagoncio
Administrador
Administrador


Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 1421
Localização: Normalmente em casa

MensagemColocada: 26 Jun 2007 00:12    Assunto: Responder com citação

miguelsoa77 escreveu:
Só por curiosidade tá ai a história Novis/IP Global e tb um pouco sobre o interface web para acesso aos newsgroups que a IP tinha também.

E tb o seguinte: "

O Clix é o serviço de Internet gratuito da Novis. Inclui as mesmas características destes serviços, a começar por contas de correio-e gratuitas, servidores de news e chat próprios e espaço em disco para a criação de sítios pessoais, para além do já incontornável portal (este inclui um útil acesso a uma versão da Enciclopédia Verbo)."

http://www.estudar.org/pessoa/internet/01internet/isp_novis.html


Mais um pouco de história (através do arquivo da news) suporte a clientes da clix no fins de 2003 por causa da falta de acesso e da má propagação (para o estrangeiro) dos artigos publicados no news.clix.pt

Citação:

"Estimado Cliente,

Antes de mais agradecemos o seu contacto.

O serviço de newsgroups fornecido pelo Clix encontra-se em reestruturação,
razão pela qual se encontra neste momento inacessível. A reestruturação em
curso prende-se com uma melhoria que queremos implementar no serviço, que
cremos brevemente estar outra vez operacional.

Certos de que compreenderá a situação, endereçamos-lhe os nossos mais
sinceros pedidos de desculpa pelo incómodo causado.

Entretanto, sugerimos o uso dos newsgroups da IP - news.ip.pt -.

Para mais informações ou ajuda adicional não hesite em contactar-nos. "


Já pareço o Hermano Saraiva Wink


Viva miguel.

Infelizmente esse site é um estudo de terceiros pelo que não posso apresentá-lo a quem me contrariou como sendo oficial.

Acerca do email, a única coisa que mostra é que a convivência entre novis e clix se calhar em 2003 era mais próxima e permitia haver esta troca de informação, coisa que hoje não há, por haver exactamente essa separação clara de serviços fornecidos.
Não quer dizer que o Clix tivesse ou tenha quaquer serviço de news conforme insinuado no post que colocaste a seguir...
_________________
Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
miguelsoa77



Registo: 29 Nov 2006
Mensagens: 66

MensagemColocada: 26 Jun 2007 10:15    Assunto: Responder com citação

Patagoncio escreveu:

Não quer dizer que o Clix tivesse ou tenha quaquer serviço de news conforme insinuado no post que colocaste a seguir...


Não quis insinuar, foi mais uma afirmação porque era utilizador do acesso dial-ip. A Clix podia não ter (fisicamente) um servidor mas o alias news.clix.pt existia é pena que a clix tenha bloqueado o acesso a isso no internet archive senão demonstrava-te que existia serviço de news na lista das configurações do apoio a clientes da clix.

Actualização: as de 2001 estão bloqueadas mas as de 2003 não que tal consultares esta página referente à configuração para clientes Clix ADSL (turbo). Espero q deixes de insistir q a clix nunca teve news como parte dos serviços prestados mas q apenas fornecia acesso.

http://web.archive.org/web/20030604154656/ajuda.clix.pt/ajuda_online/news/configuracoes/oe5news.html

Miguel.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Patagoncio
Administrador
Administrador


Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 1421
Localização: Normalmente em casa

MensagemColocada: 26 Jun 2007 10:49    Assunto: Responder com citação

essa do news.clix.pt não conhecia, confesso.
A parte da innsistência deve-se exactamente ao que me foi dito, conforme disse noutro post, e como não tinha informação em contrário (em 2003 sabia lá eu os serviços do Clix...) aceitei.
Gracias pelo esclarecimento Wink
_________________
Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
miguelsoa77



Registo: 29 Nov 2006
Mensagens: 66

MensagemColocada: 26 Jun 2007 11:41    Assunto: Responder com citação

Patagoncio escreveu:

Gracias pelo esclarecimento Wink


Wink Na boa. Como disse anteriormente foi na altura em que houve o problema em 2003 (do email do SAC citado) que "morreu" o news.clix.pt e passou ao news.ip.pt e é, acho eu, por isso que ainda há uma pequena referência a newsgroups nas condições de serviço. O que aconteceu após 2003 (quando me mudei para ADSL.PT da telepac) não sei sinceramente como tal não sei o histórico do news.novis.pt mas o news.ip.pt como sabes ainda existe.

Por isso acho que andam a sacudir água do capote com a história do "regime aberto".

O que importa é que parece que as coisas estabilizaram novamente se bem que com uma redução da capacidade o que não faz qq sentido.

Miguel.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
mookie



Registo: 02 Nov 2005
Mensagens: 35
Localização: Macau/Leiria

MensagemColocada: 26 Jun 2007 12:12    Assunto: Responder com citação

bluestrattos escreveu:
news.novis.pt ou news.ip.pt vai tudo dar ao mesmo. O IP é o mesmo por isso... quem tem 24mb também padece do mesmo mal das 3 ligações ?


Aqui sim, não sei como está o resto da malta que tem a modalidade até 24Mb
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
quantex



Registo: 16 Jun 2007
Mensagens: 3

MensagemColocada: 27 Jun 2007 22:38    Assunto: Responder com citação

Boas,

Agora o problema não é do limite de ligação, porque consigo 4 ligações em simultaneo, no entanto a velocidade do total das 4 ligações só vai até aos 60 Kb/s.

Alguém também têm este problema? Rolling Eyes
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Cris



Registo: 17 Jul 2006
Mensagens: 353

MensagemColocada: 27 Jun 2007 22:53    Assunto: Responder com citação

Eu nem conseguia ligar, realmente agora consigo e está muuuiiiittooooo lento, vamos ver se continua assim.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
bluestrattos



Registo: 10 Nov 2005
Mensagens: 103
Localização: Coimbra

MensagemColocada: 28 Jun 2007 00:31    Assunto: Responder com citação

Isto por volta das 18 acho que piorou muito Sad

De tarde cheguei a ter 15 ligações a totalizarem-me 440k.... mas depois das 18 a coisa piorou muito Sad

Vamos lá ver se amanhã melhora. prefiro 3 ligações e ficar com 90k/s do que puder fazer muitas ligações e velocidade népia...
_________________


Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
jpa



Registo: 21 Jul 2006
Mensagens: 120

MensagemColocada: 28 Jun 2007 01:05    Assunto: Responder com citação

Patagoncio, peço desculpas por só agora te responder mas as tuas referências ao regime aberto do servidor de newsgroups lançaram-me para fora do meu trilho. Não podia dar-te nenhuma resposta sem antes verificar se assim era ou não. Assim pedi a um amigo que tentasse aceder ao servidor "news.ip.pt" e...

Patagoncio escreveu:
jpa escreveu:
Por outro lado, suponho que neste aspecto, a Clix será cliente da Novis

Nop. O Clix não tem nenhum serviço de news contratado à Novis (tal estaria nos contratos dos clientes, nas condições de serviço). São politicas da Novis manter o acesso aberto, e não um acordo com o Clix, Kanguru ou outros.

...como esperado de um cliente netcabo, ele não conseguiu. Um regime aberto para um serviço significa que qualquer um que tenha capacidade técnica e nenhum mancha objeccionável no passado, pode aceder a ele. O Msn é um bom exemplo, qualquer um pode usufruir dele, mesmo que não use windows ou produtos microsoft (eu por exemplo, acedo a ele usando o Gimp). Não é esse o caso das news na Clix. O que mais gostava era de poder dizer a esse meu amigo que afinal já podia aceder às Giganews via regime aberto (ele tem uma subscrição ilimitada da mesma, mas paga), mas como esperava, não pude. Por outro lado, tenho que corrigir algumas coisas que pensava...

Patagoncio escreveu:
jpa escreveu:
Mas em relação à tua opinião, não sei muito bem como é que me poderia dirigir à Novis. Eu sou cliente da Clix, não da Novis (e como muito bem disseste, os dois são empresas separadas).

Mas jpa, repara, tu sim és cliente Clix para o acesso à internet.
Para news, usas novis pelo que és cliente Novis para as news. Independentemente de pagares ou não à novis, é um serviço que te está a ser garantido pela Novis em regime aberto.

...ao contrário do que concordei acima, eu sou um cliente Novis para um produto chamado Clix. O meu contracto é com eles, as facturas (como o Eduardo reparou) são passadas por eles, todas as regras e condições de serviço são estipuladas em nome da Novis. Temos andado aqui a teorizar sobre de que forma a Novis poderia sentir obrigações em relação à Clix, partindo do principio de que são empresas diferentes, mas penso agora que isso é um pressuposto errado: a empresa é a mesma, os produtos ou marcas comercializadas é que são diferentes.

Neste contexto, a questão de saber a quem reclamar sobre as news, se ao departamento da novis encarregue destas, se ao SAC, ganha-me uma resposta nova: ambas servem. O primeiro porque é o departamento mais capacitado para responder a problemas tecnicos relacionados, o segundo porque é a estrutura da NOVIS desenhada para o efeito de registar os nossos problemas e intermediar a sua resolução. Mas mantenho o conselho enterior, pode ser contraproducente sobrecarregar as estructura de atendimento ao cliente do produto NOVIS com reclamações provindas da área Clix, a não ser que o SAC aconselhe isso explicitamente, ou nos redireccione para lá. Um departamento técnico não deve ser inundado directamente por perguntas dos clientes sem antes uma prévia triagem dos telefonemas, e se os atendimentos ao cliente seja da Novis seja da Clix (que até podem ser o mesmo call center), pedem uma identificação, não é certamente para responderem qualquer coisa a qualquer um.

Patagoncio escreveu:
Repara, se uma empresa está a fornecer um serviço, deverá ter capacidade de resposta para todos os clientes a quem o dispõe, e não sacudir a água do capote para quem fornece o acesso à internet (o que não faz sentido).Lá por ser gratuito, não devem assegurar a manutenção e a capacidade de resposta para quem utiliza o serviço?

Nesta nova visão das coisas, essa capacidade de resposta existe para nós e chama-se SAC (o serviço de atendimento da Clix). Repara que nos vários contactos que foram relatados aqui, em nenhuma momento se se percebe essa possível resposta: a de que a Clix não teria nada a haver com isso. O mesmo não teria certamente acontecido se por exemplo tivesse perguntado a eles porque é o IRS por internet não tinha sido aceite (para usar um exemplo absurdo).

Patagoncio escreveu:
É o mesmo que o messenger não dar. Não é ao clix que tens de reportar. E não é por não pagares que deixas de ser cliente da msn. E se todos reclamarem o acesso ao messenger, simplesmente fecham o serviço a alguns e acabou (como sugeres que a novis o faça se os clientes clix reclamarem)?

Não foi isso que eu disse mas o que disse assentava de qualquer forma no pressuposto que penso agora ser errado de que a Novis seria diferente da Clix. O que aventei é que se a Novis era separada da Clix, então o serviço de News que forneciam aos utentes desta só poderiam-no ser no contexto de um contracto de serviço entre as duas partes. O teu argumento sobre o MSN tem uma falha na medida em que para usares o serviço deles, tu fazes um registo com eles, onde aliás préviamente lês as condições de serviço e as aceitas. Isso não se passa aqui, e das duas, uma: ou o nosso registo na Clix equivale automaticamente a um registo na Novis (com consequente troca da informação privada entre empresas, o que é ilegal sem o consentimento do cliente), ou a Clix é a cliente directo da Novis... (ou a terceira, são a mesma empresa... mas não exploremos isto porque enquanto). E nesta última hipótese, imagina-te na pele de uma empresa que está dimensionada para trabalhar só com algum clientes de cada vez, e escolhe-os grandes por isso, e que de repente se vê inundada/bloqueada por pedidos, só porque um dos seus clientes em vez de fazer as suas reclamações, decidiu incubir os seus próprios (milhares) de clientes de fazer isso... como se estes tivessem alguma hipótese de saber os pormenores da relação entre eles ou pertencessem realmente à empresa fornecida... o que achas que ela iria pensar?

...a imagem que me vem à cabeça, é um "denial attack" sobre um servidor de Internet...

Patagoncio escreveu:
A Novis para manter o regime aberto deverá claro estar a ter algum retorno em troca, nem que seja a mera publicidade à empresa.

E aqui chegamos à verdadeira questão: qual é o retorno da Novis nos Newsgroups?

A minha resposta enquanto cliente, é que é isso que eu espero de um ISP. Já o disse antes e repito, eu considero a palavra Internet indissociável de serviços como Mail, Newsgroups, ftp, etc... se um ISP não os apresenta, eu avalio-os por isso (passa a ISP a "brincar" para mim), se os apresenta melhores ou piores, eu também os avalio por isso. É algo que está implícito no serviço (independente de explícitamente ser referido no contrato ou não, e a prova é que tens regras de comportamento de uso dos mesmos lá, admitindo-se implícitamente a sua existência), e o retorno da Novis nisso, é o facto de ser levada a sério quando os oferece.

Mas também existem razões de funcionamento a defender a sua manutenção. Se o e-mail é a base da internet, os news-groups nascem como uma forma de concentrar localmente a difusão de noticias ou de discussões. Às redes locais da Internet (universidades, empresas,...), as mensagens só chegavam uma unica vez (poupando o mais caro, o tráfego a longas distâncias entre redes) em vez de vir uma cópia para cada subscritor (como se faz com as mail-lists). Depois era só cada interessado recorrer à rede local para aceder às mesmas, não gerando mais tráfego exterior "caro". Pela mesma razão, à Novis telecom deve interessar que o máximo de trafego seja feito na sua rede "local". Qualquer outro tráfego significa para lá de pagar os serviços de transporte e acesso, pagar o lucro da empresa que os fornece. É por essa razão que até à pouco tempo, as empresas diferenciavam entre tráfego nacional e Internacional (e que eu saiba, a Clix foi a primeira a deixar cair essa distinção para as "massas"), ou porque é que a Netcabo não contabilizava o seu tráfego intranet. É também uma das razões porque é que os ISPs facilitam certos conteúdos nos seus portais... e têm servidores de news.

Aliás, se eu olhar para o meu próprio exemplo, é bem possível que dos 10Gigas mensais de tráfego a que eu tinha direito, 90 a 80% fossem gastos nas news da Clix... isso é tráfego local para a Clix, quando podia muito bem ser internacional, mais dispendioso para ela.

É esse o retorno que a Novis Televom obtém, redireccionar o máximo de trafego para o seu interior, em vez de para o exterior. E se a Novis quiser continuar a ser um jogador sério no mercado das telecomunicações e Internet, tem que continuar a fazer isto. Para isso tem que construir a sua própria rede, disponibilizar de forma controlada conteúdos de forma a que o tráfego não extravase muito para o exterior e depois vender produtos de acesso a ela, como a Clix ou a Novis..


Cumprimentos,
JPA

PS.: Após vários dias em que as News estavam a estabilizar, apresentando 3 ligações de 30kb/s, hoje o dia todo foi passado com ligações a 8-10kb/s. Nunca me tinha acontecido isto, Por curiosidade, abri uma quarta ligação e esta manteve-se, mas à primeira perda de conexão, não mais regressou. Algo continua podre no reino da Dinamarca...e não é um queijo.

PS.PS.: É arrepiante a forma como este caso evoca outro, o dos ATMs. Aas caixas automática começam por ser uma forma dos bancos diminuírem custos, reduzindo o pessoal das agências bancárias, quando não as elemina mesmo. Se aliás deixassem todas de funcionar de repente, os bancos iriam ver-se em sérios apuros, sem capacidade para responder aos seus clientes. Não obstante, muitos tentam vender hoje a ideia de que seriam um serviço e logo deveria ser pago pelos utentes...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Patagoncio
Administrador
Administrador


Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 1421
Localização: Normalmente em casa

MensagemColocada: 28 Jun 2007 01:12    Assunto: Responder com citação

Huge good point...
_________________
Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
rjtd



Registo: 06 Jun 2007
Mensagens: 9

MensagemColocada: 28 Jun 2007 18:40    Assunto: Responder com citação

Tomara eu ter 3 ou 4 ligações.
O meu problema é que de vez em quando (agora, é quase sempre) tenho ZERO ligações...Que macacada.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Skorzen



Registo: 21 Jun 2007
Mensagens: 290

MensagemColocada: 28 Jun 2007 18:56    Assunto: Responder com citação

Desculpem lá a ignorância mas o que é isto das News (notícias, sim eu sei) e qual é a sua finalidade? O que é isso das tais X ligações de que falam e tanto se queixam? Também gostaria de experimentar, mas primeiro preciso saber do que se trata. Desde já o meu obrigado.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 28 Jun 2007 20:00    Assunto: Responder com citação

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usenet
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Skorzen



Registo: 21 Jun 2007
Mensagens: 290

MensagemColocada: 28 Jun 2007 20:25    Assunto: Responder com citação

eduardo72 escreveu:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usenet


Entendido. E como acedo aos Newsgroups da Clix?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13  Seguinte
Página 6 de 13



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET