Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Meo e Vodafone assinam acordo de partilha da rede de fibra óptica

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 21 Jul 2014 11:05    Assunto: Meo e Vodafone assinam acordo de partilha da rede de fibra óptica Responder com citação

A Portugal Telecom (PT) e a Vodafone estabeleceram um acordo para a partilha da rede de fibra óptica, que “abrange a partilha de fibra óptica escura em cerca de 900 mil casas, em que cada uma das entidades partilha com a outra aproximadamente 450 mil casas”, num contrato de aquisição de direitos de uso a 25 anos, segundo o comunicado divulgado pela PT esta manhã na CMVM.

“A partilha da rede permite ao MEO aceder a mais 450 mil casas com a tecnologia de fibra, aumentando assim o potencial de penetração dos seus produtos e serviços nos vários segmentos de mercado, nomeadamente consumo e empresas”, segundo o documento. Também a Vodafone terá acesso às 450 mil casas com fibra da PT, podendo cada uma das empresas fornecer depois os seus serviços sobre a infraestrutura.

O acesso à rede de fibra óptica sempre foi uma das reivindicações da Vodafone, que defendia que a infraestrutura devia ser aberta e partilhada. Zeinal Bava, presidente da PT Portugal, afirmou por diversas vezes, contudo, que a infraestrutura era da PT e que esse investimento não seria aberto à concorrência. Uma posição que poderia ser revista caso a Anacom reformulasse o modelo regulatório para o mercado 4 e 5, que obriga à abertura da rede de fibra – uma decisão que ainda não está tomada, embora o modelo regulatório seja já mais estável.

As alterações no mercado, nomeadamente a fusão entre Zon e Optimus dando origem à NOS, terão levado a uma mudança na visão da PT. Além disso, a própria Vodafone está a avançar com investimentos na rede de fibra óptica, com a pretensão de chegar a 2 milhões de lares em 2015. O investimento previsto é de 500 milhões de euros até 2016, a maior parte precisamente na rede de fibra, que chegou a 1 milhão de casas em Julho.

Ou seja, o investimento da Vodafone permite uma relação de reciprocidade na partilha da infraestrutura com a PT, o que poderá ter alterado a posição da dona do Meo face ao acesso à infraestrutura. A Vodafone, aliás, já tinha celebrado um acordo de partilha de investimentos com a Optimus e tem agora a opção de ficar com a infraestrutura de fibra da operadora que se fundiu com a Zon, no âmbito dos remédios impostos pela Autoridade da Concorrência.

“Dado o modelo de permuta de capacidade e partilha adoptado, ambas as entidades manterão total autonomia e flexibilidade no desenho das suas ofertas de retalho”, ou seja, os operadores disponibilizarão sobre a rede a sua oferta comercial, competindo da mesma forma pelos clientes.

A infraestrutura de fibra óptica da PT chegava já a 1,6 milhões de lares e agora estará acessível a 2,1 milhões de lares. A Vodafone tem cablados 800 mil casas e quer chegar a 1,5 milhões. Já a NOS também fez saber que previa um reforço na cobertura da sua infraestrutura em cerca de 400 mil lares.

fonte
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 21 Jul 2014 11:05    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 25 Jul 2014 12:57    Assunto: Responder com citação

falta saber qual a "fibra escura" que vai ser partilhada
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
csccca



Registo: 20 Jan 2021
Mensagens: 4

MensagemColocada: 20 Jan 2021 03:17    Assunto: POE Currency that makes people applaud Responder com citação

The much-anticipated Path of Exile 3.13 extension was finally released at 0:00 last Saturday. Especially people who come here so admiringly are very curious about the new content in POE. Although they also want to try to play in the new league, they suffer from not enough POE Currency and POE Orbs to compete with players who are well prepared. That's just because they haven't found a reliable gold seller to fill up their inventory.

POECurrency, the most popular among players, can help those players overcome difficulties. Players can find that 90% of Path of Exile Currency, POE Orbs sold by this agent are cheaper than the market price and VIP members who become the site can also enjoy a 5% discount. They guarantee the authenticity of item prices so players can Buy POE Currency at will under the protection of their 100% secure trading system without worrying about whether the order will be blocked. The 24/7 manual customer service team will also be waiting online to solve difficult problems for players. 95% of orders can be completed in 15 minutes, which is an indication of their high efficiency. Cheers for the new extension!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Pagcel



Registo: 29 Jan 2021
Mensagens: 1

MensagemColocada: 29 Jan 2021 02:20    Assunto: Responder com citação

Estou a pensar mudar-me para Portugal entre este e o próximo ano, compreendo que a Telecom é uma das melhores empresas de Internet do país, não é verdade? Eu sou do Brasil e uso serviços de Telecom e eles são bons.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET