Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Valores de Linha (SNR, Attenuation, etc)
Visitar página Anterior  1, 2, 3, ... 175, 176, 177  Seguinte
 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
flateric



Registo: 08 Nov 2005
Mensagens: 175

MensagemColocada: 13 Nov 2005 20:38    Assunto: Responder com citação

Existe alguma coisa que se possa fazer para baixar os valores de atenuação? (excluam a hipótese de ir morar para mais perto da central Wink)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 13 Nov 2005 20:38    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
boxopen



Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 280

MensagemColocada: 13 Nov 2005 21:23    Assunto: Responder com citação

flateric escreveu:
Existe alguma coisa que se possa fazer para baixar os valores de atenuação?

Há... quer dizer, pode haver... se primeiro se fizer a despistagem das atenuações "domésticas".
E perguntas tu... "que porra é essa?"

Ok... normalmente o telefone "entra" em nossa casa na zona do hall que dá para a caixa de escadas, certo?
Então, a primeira tomada está normalmente no hall (ou no compartimento mais próximo da entrada).

Para fazer a despistagem arranjas um outro cabo telefónico, pegas no PC e no modem e leva-los para perto dessa tomada.
Fazes duas ligações, uma com o cabo telefónico usual e outra com o que arranjaste... e vês se não há disparidades entre as medidas.
Se, com ambos os cabos, os valores de atenuação forem semelhantes então isso é a atenuação mínima que tens.
[todas as outras atenuações na linha são da responsabilidade - ou provavelmente irresponsabilidade - da... (guess)... da PT] Evil or Very Mad
_________________
"In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
flateric



Registo: 08 Nov 2005
Mensagens: 175

MensagemColocada: 13 Nov 2005 21:39    Assunto: Responder com citação

Poix... mas isso já foi feito. Moro numa moradia e inicialmente a linha telefonica entrava pelo andar da entrada. Depois de meter clix inverti a situação e coloquei a linha telefonia a entrar pelo sótão, onde tenho o meu "centro informático". :p A primeira tomada é onde está ligado o modem. Consigo desligar facilmente a distribuição de linha para as outras divisões e o problema é o mesmo.

Assim, a "culpada" é a PT, pois é responsável pelos cabos desde a central até aqui a casa. O que queria saber era se existem repetidores ou intensificadores de sinal que se possam meter a meio do percurso desde a central até aqui, de modo a que as percas não sejam tantas.

A +/- 3,5 km da central penso ser normal ter a atenuação alta (perto dos 60dB), mas o que queria era arranjar solução para a diminuir. Sugestões?
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
boxopen



Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 280

MensagemColocada: 13 Nov 2005 22:04    Assunto: Responder com citação

flateric escreveu:
A +/- 3,5 km da central penso ser normal ter a atenuação alta (perto dos 60dB), mas o que queria era arranjar solução para a diminuir.
Sugestões?

Queres mesmo uma sugestão daquelas que resolve?...
Estás-me a pedir para "inventar" uma solução complexa mas que, quando é possível implementar, resolve?

Ok... se (e aqui é um grande "se") tivesses possibilidade de mandar instalar uma linha (mesmo que seja uma 2.ª linha)
num local mais próximo da central (por exemplo em casa da "tia" ou da "avó") podias, como meia-dúzia de "tostões" ter aí uma ligação 5*.

Usavas duas "cantennas"... que são, literalmente, latas de Pringles com um fio ligado e apontavas uma à outra... tinhas o assunto resolvido.
Até "bombava" bem mais que os 8Mbps a mais de 10Km, dependendo de uma série de factores o principal dos quais é "linha de vista".
Isto é, as duas "latas" tinham de se "ver" uma à outra... qualquer obstáculo no meio cortava a transmissão.

Finalmente, para não julgares que sou o "maluco-de-serviço"... (claro que sei que nem sequer pensaste isso, né?) Twisted Evil
Dá uma olhada aqui: http://www.seattlewireless.net/index.cgi/PringlesCantenna
_________________
"In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
flateric



Registo: 08 Nov 2005
Mensagens: 175

MensagemColocada: 14 Nov 2005 01:36    Assunto: Responder com citação

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Grande esquema!!! Razz Por acaso tenho familiares a morar perto da central, mas n tenho linha de vista para lá!


O mais estranho é que isto nem a 2Mbps funka bem... por isso acho que o problema tem de estar noutro sítio e não na distancia à central!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
warriorbeast



Registo: 03 Nov 2005
Mensagens: 15

MensagemColocada: 14 Nov 2005 10:46    Assunto: Responder com citação

Ainda em relação ao Data Path "Interleaved" e Fast Path" é para dizer que antes tinha configurado em Fast Path e agora a Clix alterou para Interleaved o que é certo é que tenho a ligação mais estavel e sem erros

cumps
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
xef



Registo: 01 Nov 2005
Mensagens: 69

MensagemColocada: 14 Nov 2005 14:53    Assunto: Responder com citação

v0rlon escreveu:

Ja agora queria perguntar uma coisa em relação à ligaçao em casa. Queria melhorar aqui a qualidade de sinal pois ainda tenho tipo uns 20m de cabo até ao sitio do router.
Conheço varias lojas de electronica mas gosto de ir la ja a saber o que vou comprar. Entao, pedia a quem soubesse que me indicasse se ha fixas Rj11 (Blindadas/isoladas???) E também splitters para a tomada principal (blindados /isolados???)

Desde ja obrigado!

Very Happy



Tenho uma sugestão diferente...

Arranja um cabo Rj11 curtinho e mete o modem ao lado da tomada. Depois faz o resto do percurso até ao pc ou router com um cabo Rj45 bem comprido, porque o comprimento não afecta grande coisa este tipo de cabo.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
v0rlon



Registo: 09 Nov 2005
Mensagens: 865
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 14 Nov 2005 15:15    Assunto: Responder com citação

LOL, pois isso ja eu sabia ehhehe. mas obrigado pela sugestao.

Ja tive cabos rj45 pla casa toda e n me rende . Gosto do bixo aqui ao meu lado ehhee. Mas claro isso é o q toda a gente devia fazer mas como eu sou mais teimoso que "eles".
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
ngan



Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 35

MensagemColocada: 14 Nov 2005 21:24    Assunto: Responder com citação

@boxopen



O que dizes do meu caso?
Eu cá não percebo "nestum" disto mas...parece que as coisas estão piores ou não?

O que achas que posso esperar das migrações.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
boxopen



Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 280

MensagemColocada: 14 Nov 2005 21:57    Assunto: Responder com citação

ngan escreveu:
O que dizes do meu caso?
Eu cá não percebo "nestum" disto mas...parece que as coisas estão piores ou não?

Bem... 94.2 dBm o output que estás a mandar para a rede?... isso é para ir à Lua e voltar, não??? Confused
Porra... o máximo que isso devia ter de potência é aí uns 15 (quando muito 30)
Eu tenho um que chega aos 30 e quando o faz lixa a ligação toda!
(é o mesmo que te pores a "berrar" num sítio que faz eco... se "berrares" muito deixas de compreender o "eco")
Já agora... que marca/modelo é isso? nas características especifica o ADSL2+?

Já à dias apareceu por aqui ou na MC alguém com um igual e com valores também disparatados!
Por acaso passou-me pela cabeça que esses valores se devessem ao facto dele ficar baralhado com o ADSL2+.
É a explicação à primeira vista que encontro... mas para validar isso tens de me dizer qual é o equipamento.
Dois equipamentos iguais e com valores de "desconfiar"... hummm, "cheira-me" que esse firmware é... estranho.
_________________
"In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 14 Nov 2005 22:11    Assunto: Responder com citação

Pelo aspecto é um usr9105/9106, tens o ultimo firmware, o 2.5 ? Segundo o changelog:

Citação:
Features & Enhancements
Release 2.5
- Improved backward compatibility for ADSL and ADSL2 connections.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
ngan



Registo: 05 Out 2005
Mensagens: 35

MensagemColocada: 14 Nov 2005 22:53    Assunto: Responder com citação

boxopen escreveu:
Já agora... que marca/modelo é isso? nas características especifica o ADSL2+?(...)
Dois equipamentos iguais e com valores de "desconfiar"... hummm, "cheira-me" que esse firmware é... estranho.


Bem o Nars encarregou-se de certa forma de responder por mim.

NARS escreveu:
Pelo aspecto é um usr9105/9106, tens o ultimo firmware, o 2.5?


É o Usr 9105 e o firmware é o 2.5.

Mas em Julho já eu tinha feito o upgrade ao firmware do router para esta versão que por sinal é a ultima disponivel. Os valores em julho aparentemente estão normais (leia-se aceitaveis)... ou não estão.

Tenho a acrescentar que em finais de Setembro deste ano andou aqui um tipo da PT mexer nas ligações na entrada do prédio.

O tipo deixou a linha que vai para minha casa ligada ao estilo "ligação directa". Não sei se tem alguma influência. A unica coisa que eu sei é que desde o mês passado isto não anda tão bem.

Amanhã posso postar uma foto de como esta a minha ligação à entrada do prédio para voces verem.

O tipo da PT disse que se tinha de mandar mudar os PD's (???) do prédio...seja lá o que for isso de PD's.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
boxopen



Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 280

MensagemColocada: 14 Nov 2005 23:53    Assunto: Responder com citação

ngan escreveu:
O tipo da PT disse que se tinha de mandar mudar os PD's (???) do prédio...seja lá o que for isso de PD's.

Quem lhe mandasse mas era um PD na testa é que fazia bem!
Se tem de se mudar, que mude... está à espera de quê?... que o charco seque, é?
Por isso é que parte do que pagas ao Clix serve para pagar-lhe o aluguer e manutenção em estado funcional do lacete local. Evil or Very Mad
Que me recorde, o lacete termina ou na caixa do teu andar ou até penso que é mas é na tomada da parede... (tenho de ver isso!)

(os valores de Julho estão todos dentro de parâmetros reais de uma linha e de uma ligação ADSL; os de agora é que não...
por exemplo aquela attainable rate no up nem sequer existe no ADSL/2/2+... assim a olhómetro deve ser ADSL4+... que nem existe!)
_________________
"In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
v0rlon



Registo: 09 Nov 2005
Mensagens: 865
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 15 Nov 2005 02:01    Assunto: Responder com citação

Isto deve ser um bug qq do firmware pk o meu 9105 tb esta assim com essa atainable rate no upstream e também tenho a mesma ver. de Firm.
Os gajos da USR devem achar q isto é um router perfeito para nao actualizarem mais o sistema.

Ja descobri que tem a ver com o Type da ligaçao agora tenho Interleave e tenho um atainable de 864 em Up e down 12480

Foi falado no interleave e outro tipo de connecçao o fast so falta saber se podemos forçar o bixo a entrar em interleave.


Mode: T1.413
Type: Interleave
Line Coding: Trellis On
Status: No Defect


Suponho que seja forçar o gajo ligar em mode T1.413
Penso q podemos obrigar o gajo a fazer isso por telnet.


Edit: Acabei de testar restabelecer novo sincronismo epimbas tou em tipo Fast e ja tou com uns atainable estupidos e com menos downstream de atainable e um exagero de upstream.


Editado pela última vez por v0rlon em 15 Nov 2005 02:26, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
v0rlon



Registo: 09 Nov 2005
Mensagens: 865
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 15 Nov 2005 02:15    Assunto: Responder com citação

Bem entao fiz aqui uns testes! Para iniciar a ligaçao em mode t1 para se ficar com interleave no router usr 9105 é fazer:
Citação:

Start - Run - Telnet 192.168.1.1 (Ou outro ip q tenham dado ao router)

Login e pass

e dps :

adsl start --mod t



Os meus antigos valores:


E agora:


Atenção: a ligaçao vai abaixo! Aconselho a fazer backup das vossas setings do router antes de qq operaçao.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página Anterior  1, 2, 3, ... 175, 176, 177  Seguinte
Página 2 de 177



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET